Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1508525215
Vida do cache: 1508568415
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Alimentação

Pitomba: quais os seus benefícios para a saúde?

Pitomba: quais os seus benefícios para a saúde?
4.8 (95%) 8 votes

A nossa flora é riquíssima em frutas cheias de benefícios para a nossa saúde. Um dessas frutas é a pitomba, não muito popular em todas as partes do Brasil, mas que oferece diversas vantagens e consegue melhorar a nossa qualidade de vida.

Também chamada de Olho de Boi, a pitomba é uma fruta típica de matas tropicais como a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica. Ela tem forte presença na região Nordeste, especialmente no estado de Pernambuco.

pitomba

Pitomba fruta

Da pitombeira, árvore do fruto, quase tudo oferece vantagens. Por exemplo, as folhas são ricas em tanino e assim, é bastante utilizado na fabricação de peças de couro. A fruta é rica em vitamina C e em diversos outros nutrientes e é sobre ela que vamos falar agora!

Os benefícios da pitomba

1. Rica em vitamina C

A fruta pitomba é uma excelente fonte de vitamina C e, por isso, consegue oferecer os mais diversos benefícios para a nossa saúde.

O primeiro deles é o fortalecimento do sistema imune. A presença dessa vitamina aumenta a produção das células de defesa e assim, o nosso sistema imunológico consegue nos proteger, mais intensamente, dos ataques de vírus, bactérias e outros agentes invasores.

Outro benefício da vitamina C é a produção de colágeno. Essa proteína é essencial para a formação dos ligamento (ligam um osso a outro), dos tendões (ligam músculo a osso) e cartilagens (funcionam como amortecedores). Por isso, pessoas em idade um pouco mais avançada precisam consumir mais pitomba em seu dia a dia.

Além disso, o colágeno também ajuda a deixar a pele mais jovem. A partir dos 25 anos de idade, a produção de colágeno tende a cair e se acentua durante a menopausa. Portanto, quanto antes você passar a consumir vitamina C todos os dias, melhor o resultado.

2. A pitomba Fruta também Faz bem para os ossos

Outro nutriente presente em grande quantidade na pitomba fruta é o cálcio. Esse sal mineral participa de diversas funções do corpo, sendo essencial no funcionamento básico dele.

Por exemplo, o cálcio participa da formação dos ossos e ingerir mais desse nutriente ajuda na prevenção da osteoporose. Além disso, o cálcio também é importante para a contração muscular. Sem esse mineral presente, o músculo não consegue se contrair para realizar os movimentos necessários.

Assim, um exemplo da importância do mineral e na contração do músculo cardíaco. Sem o cálcio presente os batimentos não acontecem.

3. Previne a anemia ferropriva

Existem alguns tipos de anemia, mas a mais comum é a anemia ferropriva. Ela é causada por uma deficiência de ferro na alimentação e pode causar sérios problemas para a saúde.

A hemoglobina é uma das células presentes no sangue e é a responsável por levar oxigênio para os tecidos do nosso corpo. Porém, ela só consegue fazer isso se estiver ligada ao ferro – que dá a cor vermelha ao sangue. Dessa forma, consumir a quantidade diária ideal de ferro é imprescindível para o bom funcionamento do corpo.

Isso vale especialmente para as pessoas que praticam atividades físicas, principalmente as aeróbicas. Durante os exercícios, o corpo precisa de uma quantidade máxima de oxigênio e se não tiver, a pressão sanguínea tende a cair e a fadiga muscular acontece mais rápido.

4. Melhora a visão

A presença considerável de vitamina A na pitomba faz dela um ótimo alimento para quem precisa cuidar bem da saúde dos olhos. Essa vitamina é bastante conhecida por melhorar a visão noturna, muito importante para quem trabalha viajando, por exemplo.

A deficiência dessa substância causa um problema de visão conhecido por cegueira noturna. Em casos mais graves pode causar lesões na córnea e levar à cegueira.

Gostou de saber um pouco mais sobre a pitomba? Curta a nossa página do Facebook e fique por dentro de todas as nossas dicas!

Gostou Comente no Facebook