Os Benefícios da Pitaya e Vídeo Como Plantar

Alguém aí já ouviu falar em pitaya? Esse é o nome de uma fruta que está dando o que falar e que tem sua origem na região da América Central. Também chamada de Fruta do Dragão, a pitaya é uma fruta ainda pouco conhecida e que cresce em diversas espécies de cactos.

Você pode encontrá-la na cor rosa avermelhada – a mais comum – ou então na cor amarela. Possui uma casca irregular muito parecida com escamas de peixe e uma polpa adocicada com textura macia. Para se ter uma ideia dessas características, podemos comparar o seu sabor ao kiwi ou ao melão.

pitaya fruta beneficios

O grande sucesso desse alimento é por causa de suas propriedades. Contém vitamina C, algumas do complexo B como a B1, B2, e B3 e também sais minerais como o cálcio, o ferro e o fósforo. Por conter diversos nutrientes importantes para a nossa saúde, vejamos agora quais são os benefícios dessa fruta.

Os benefícios da pitaya

1. Melhora o sistema imune

O nosso sistema imune é de extrema importância para a saúde. É por causa dele que nós não adoecemos com tanta frequência: as células presentes nele atacam os agentes invasores como vírus e bactérias. Porém, por causa da má alimentação, ele pode ficar fraco e assim, ficamos doentes com mais vezes que o normal.

PROPAGANDA

A presença de vitamina C na fruta é a responsável por melhorar o funcionamento desse sistema. Ela aumenta a produção das células brancas – os soldados do corpo – que tem como principal função destruir qualquer patógeno. Em apenas 100 gramas da fruta há 35% da nossa necessidade diária.

2. Controla os picos de insulina

A formação do pico de insulina é uma das principais inimigas da perda de peso. Ele ocorre no momento é que uma grande quantidade de glicose – vinda dos carboidratos – entra no nosso sangue de uma única vez. Uma parte é usada para produzir energia e sabe o que acontece com a outra? A insulina – hormônio produzido pelo pâncreas – transforma a glicose em gordura e armazena no tecido adiposo. É dessa forma que se constrói a gordura localizada.

Assim, a pitaya também ajuda a reduzir o armazenamento de gordura. Além desse benefício, ela também aumenta a sensação de saciedade, fazendo você comer menos e perder peso e também melhora a constipação intestinal. É um verdadeiro 3 em 1.

3. Faz bem para o coração

Outro benefício de extrema importância e que vai ajudar aqueles que são hipertensos ou que tenham uma predisposição para desenvolver a doença. A pitaya ajuda a reduzir os níveis de LDL – colesterol ruim – no sangue. Além disso, também aumenta os níveis de HDL – bom colesterol. Desta forma, a fruta melhora o funcionamento não só do sistema circulatório como também do cardíaco.

4. A pitaya tem ação antioxidante

Mais uma vez a vitamina C entra em ação oferecendo os seus benefícios. Em 100 gramas de pitaya há cerca de 20,5 miligramas desse nutriente uma quantidade considerável e que ajuda a combater os radicais livres. Estes, por sua vez, são responsáveis pelo envelhecimento celular e podem modificar a estrutura do DNA podendo, inclusive, desenvolver o câncer.

5. Auxilia no controle do diabetes

Falamos, um pouco mais acima, sobre a formação do pico de insulina. Quando as taxas de glicose estão elevadas, o pâncreas precisa produzir uma grande quantidade de insulina.

Com isso, tanto o pâncreas pode ficar “cansado” e passar a produzir uma quantidade insuficiente do hormônio como também outros órgãos como o tecido adiposo e o fígado podem criar resistência a ele, não permitindo o armazenamento de glicose.

Pitaya: Como Plantar de Forma Correta Passo a Passo.

Leia Também:

Gostou de conhecer mais um pouco sobre essa fruta e saber todos os benefícios que a pitaya oferece? Veja também sobre os benefícios que a fruta camu camu pode te oferecer!

PROPAGANDA