Bem Estar Tamara Pinho - Jornalista

Pílula do Dia Seguinte Como Tomar, Efeitos Colaterais e Valor.

A pílula do dia seguinte é um método de contracepção emergencial, que as mulheres utilizam quando têm relações sexuais sem proteção e querem evitar uma gravidez indesejada. Apesar de ajudar muito na hora do aperto, essa pílula possui prós e contras para a saúde, uma vez que tem uma alta dose de hormônios.

Nesse artigo vamos contar tudo o que você precisa saber para não ter dúvidas a respeito dessa pílula. Continue lendo e confira!

O que é?

Quando se tem relações sexuais desprotegidas, ou se esquece de tomar a pílula anticoncepcional diariamente a pílula do dia seguinte acaba se tornando uma alternativa de contracepção emergencial. Esse nome se dá porque ela pode ser tomada em até 72 horas após o ato sexual e deve ser utilizada apenas em caso de emergências mesmo, pois tem altas doses de hormônios que podem causar alguns efeitos colaterais.

pilula do dia seguinte dose unica

A maioria das pílulas do dia seguinte são composta de hormônios como levonorgestrel, que é uma forma sintética do hormônio feminino progesterona. As doses desse hormônio são tão altas que apenas um pílula do dia seguinte pode ter cerca de 30 vezes mais hormônio do que a pílula anticoncepcional de uso diário.

Para que serve?

O objetivo desse método contraceptivo emergencial é o de evitar ou atrasar  ovulação e dessa maneira não ter o óvulo fecundado, que irá gerar uma gestação. Porém é preciso lembrar que por ser de uso para emergências, essa pílula não deve ser utilizada com frequência ou substituindo o método tradicional de contracepção, principalmente a camisinha, que também evita doenças sexualmente transmissíveis.

A eficácia da pílula do dia seguinte é em torno de 75%, porém, quanto mais tempo entre a relação sexual e o momento de se tomar a pílula, menor fica essa porcentagem. Por isso, ela deve ser tomada o mais rápido possível.

Pílula do Dia Seguinte como tomar

Existem dois tipos, a pílula do dia seguinte dose única e a pílula de duas doses. Então a primeira coisa que você deve saber antes de tomar é quantas doses a sua possui. Caso você compre uma pílula de dose única você deve tomar o mais rápido possível após o ato sexual desprotegido.

pilula do dia seguinte como tomar

Já para a pílula do dia seguinte de duas doses é necessário tomar uma o mais rápido possível, antes de 72 horas após a relação sexual. E a segunda dose deve ser tomada 12 horas após a primeira dose. Por exemplo, se você tomar às 11 horas da manhã, a segunda dose deve ser tomada às 11 horas da noite. É importante tomar as duas doses para melhor eficácia.

Se você vomitar em até 12 horas após a ingestão da pílula é necessário tomar outra dose, independente se você comprou uma pílula de dose única ou não.

Pílula do dia seguinte valor

O valor da pílula pode variar muito de acordo com a cidade onde você mora e também com o tipo de pílula. Mas a média de valores é entre R$ 10 a R$ 30 reais. Alguns marcas de pílula do dia seguinte são:

  • Diad
  • Pilem
  • Norlevo
  • Neodia
  • Prozato uni
  • Postinor Uni

Precisa de receita para comprar pílula do dia seguinte?

Qualquer marca ou tipo de pílula do dia seguinte que você deseje comprar, seja de dose única ou com intervalo de 12 horas, pode ser comprada em qualquer farmácia sem a necessidade de receita. Por isso, você pode comprar de maneira mais rápida e fácil, pois é só pedir a de sua preferência.

Elas também são distribuídas gratuitamente nos postos de saúde, mas atente-se para tomar a pílula antes de 72 horas após a relação sexual.

Efeitos colaterais

Apesar de ser um método que ajuda a prevenir uma gravidez não planejada, a pílula do dia seguinte pode apresentar alguns efeitos colaterais, uma vez que ela possui muito mais hormônios do que outros medicamentos.

Enjoo é um dos principais efeitos colaterais dessa pílula, além disso, as mulheres que tomar essa pílula podem apresentar:

Pílula do dia seguinte atrasa a menstruação?

pilula do dia seguinte efeitos colaterais

Um dos efeitos do uso da pílula do dia seguinte é que ela pode causar alteração no período menstrual, por causa disso é possível que a menstruação atrase ou até mesmo adiante. Porém, muitas mulheres ficam preocupadas quando ela atrasa, pois acreditam que o método falhou.

Por isso, espere alguns dias e tente ficar calma, pois isso influencia no ciclo hormonal. E caso a menstruação atrase por mais de duas semanas, faça um teste de gravidez. Porém, é normal que a menstruação atrase até por períodos maiores do que um mês.

Posso tomar a pílula do dia seguinte todos os dias?

É importante que você saiba que apesar de ser um método emergencial muito eficaz, a pílula do dia seguinte possui doses elevadas de hormônios e por causa disso ela não deve ser tomada todos os dias em substituição da pílula habitual.

Isso se deve ao fato de que quanto mais doses você toma, menor fica o efeito. O recomendado é que se recorra a pílula de emergência no máximo 3 vezes ao ano. Lembrando que quanto mais vezes tomar, a chance do método falhar aumenta, além dos efeitos colaterais que são graves.

| Website

Jornalista, mineira e sempre em busca de aprender mais. Trabalha como Redatora segmento de saúde há 4 anos. Sempre em busca de aprender novas técnicas para realizar um bom conteúdo. Nas horas vagas é escritora e colunista escrevendo crônicas sobre o cotidiano, relacionamentos e vida.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.