Bem Estar Musculação/Academia Valdeni Duarte

Pilates Para Um Corpo Saudável, Bonito e Definido

A prática de exercícios físicos é essencial para a saúde, porém nem todos podem se dedicar a caminhadas, corridas, treinos em academia ou outras formas mais exigentes de movimentar o corpo e tonificar os músculos. Para aqueles que não gostam ou não podem exercitar o corpo através das formas mais convencionais, o Pilates é uma excelente opção.

O que é Pilates

Pilates

O Pilates proporciona a oportunidade de alongar e fortalecer os músculos, mantendo-os definidos e saudáveis com o uso de aparelhos e acessórios próprios para a patica, os quais oferecem resultados imediatos enquanto diminuem o esforço físico. Por isso, é uma atividade fácil e agradável, de baixo impacto, que pode ser praticada por qualquer pessoa a partir dos 12 anos de idade.

A técnica foi criada na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates (daí o nome), que inventou uma nova maneira de resolver problemas musculares e da coluna de bailarinos e atletas, enquanto promovia o equilíbrio entre corpo e mente.

Estão associados os princípios de outras técnicas para os exercícios de Pilates, que unidos, promovem a saúde, coordenação motora e o fortalecimento muscular, tais como: Fisioball, Rolfing, Power Yoga, Polestar , Stretching, Gyrokinesis e outras.

Dentre os princípios do Pilates, estão a prevenção e o combate a dores e fraturas, a respiração coordenada e completa, o acionamento dos músculos abdominais (centro de força), o controle e a precisão de movimentos, o alinhamento da postura e a concentração.

Benefícios do Pilates

pilates beneficios

Oferece técnicas de exercícios de baixo impacto, com poucas repetições e grande variedade de movimentos. Por isso, pode e deve ser praticado por idosos, por quem tem problemas ósseos, musculares ou nas articulações e ainda, por aqueles que têm dores crônicas ou vem de um longo período de sedentarismo.

Além do condicionamento físico, os movimentos do Pilates proporcionam coordenação motora, equilíbrio da mente, melhora na respiração e controle da ansiedade, diminuição do estresse e fadiga, aumento da mobilidade, relaxamento e desenvolvimento da consciência através de uma nova forma de relação com o mundo.

Praticar Pilates Ajuda a Emagrecer

joseph pilates

O principal objetivo da prática do Pilates é a busca pela qualidade de vida, que se adquire através da boa postura, do condicionamento físico, da flexibilidade muscular e melhora na respiração e circulação sanguínea. Mas, por se tratar de uma atividade física ampla e completa, que mexe com todas as regiões do corpo, existe sim perda calórica. Portanto, é uma opção muito saudável, para quem quer emagrecer mas não tem disposição ou vontade de praticar atividades que exijam maior impacto ou resistência.

Pilates é Diferente de Musculação

 

Apesar de trabalhar os músculos, as técnicas de Pilates não utilizam pesos. Toda e qualquer aparelho ou acessório utilizado trabalham com as resistências através de molas especiais ou mesmo com o próprio peso do corpo.

Os movimentos são suaves e lentos, com poucas repetições, justamente para que se sinta o equilíbrio e se tenha controle sobre os próprios movimentos, percebendo até onde o corpo consegue chegar, sem sofrer traumas ou passar por desconforto.

O Pilates é tão seguro que os exercícios são programados pelo instrutor de acordo com as limitações de cada um e pode até ser praticado por quem tem problemas de coluna (como a hérnia de disco) ou como coadjuvante na recuperação de lesões musculares.

mat pilates

Contraindicações do Pilates

Embora os exercícios sejam programados de acordo com as necessidades de cada um, há um grupo que precisa contar com acompanhamento medico antes e durante a prática das atividades em aparelhos. Este grupo é composto por grávidas, idosos, pessoas com problemas cardíacos e, quem sofre de alguma doença grave, a fim de evitar qualquer tipo de incidente.

Onde Praticar Pilates

Quando for escolher o melhor estabelecimento para a prática, verifique se o instrutor é especializado na técnica. Assim, poderá criar uma programação adequada para as suas necessidades.

Outra dica importante: o indicado é que cada instrutor não tenha mais do que 2 alunos praticando Pilates ao mesmo tempo, pois isto garante que poderá auxiliar o aluno para que faça os exercícios adequadamente, verificando ainda os resultados que estão sendo alcançados para a melhora na sua qualidade de vida, com um corpo saudável e definido.

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Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

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