Veja o Que Causa a Pedra na Vesícula, e Principais Sintomas

O cálculo biliar, também conhecido como pedra na vesícula, é uma situação que acomete milhares de pessoas e que causa muita dor em alguns casos. Os cálculos são pequenas “pedras” que se formam dentro da vesícula biliar. Esse órgão é o responsável por armazenar a bile, uma substância responsável por ajudar a degradar a gordura que chega no fígado.

Como a pedra na vesícula é formada?

A vesícula biliar fica localizada bem próxima ao fígado e é ligada a ele por alguns canais. É por meio deles que a bile, produzida pelo fígado, chega e lá, fica armazenada. A função da bile é ajudar a digerir o colesterol que é excretado pelo fígado e é constituída de diversas substâncias. A elas, damos o nome de sais biliares.

pedra na vesícula cirurgia

O problema acontece quando algumas desses sais estão em quantidades maiores que os normais e a sua concentração aumenta significativamente. Com o passar de meses ou mesmo anos, esse acúmulo se transformas nos cálculos biliares ou nas famosas pedras na vesícula.

Quais os problemas que isso causa?

O grande problema das pedras é quando elas ficam alojadas no canal biliar – que liga o fígado á vesícula. Desta forma, a bile não consegue passar para o fígado para dissolver o colesterol. Assim, esse excesso acaba se transformando em pequenas pedras que podem acabar no canal biliar e impedir o trânsito da bile.

O que causa a pedra na vesícula?

Na verdade, não existe apenas uma causa e sim várias. São diversos fatores que podem desenvolver pedra na vesícula e você verá quais são os principais agora:

  • ser mulher por conta da presença de estrogênio;
  • se alimentar por uma dieta rica em gorduras e carboidratos e com poucas fibras;
  • ser diabético;
  • ter histórico familiar de pedra na vesícula;
  • ser obeso ou mesmo estar acima do peso ideal;
  • usar pílula anticoncepcional por muito tempo (contém estrogênio);
  • apresentar uma destruição crônica das hemácias;

Quais são os principais sintomas?

O grande problema é que não há nenhum sinal de alerta e, justamente por isso, é muito importante manter uma rotina de exames e assim, evitar surpresas desagradáveis. Na maioria dos casos, os sinais e sintomas só aparecem quando a pedra está no canal. Quando isso ocorre, o paciente pode manifestar:

  • febre;
  • icterícia;
  • vômitos;
  • náuseas;
  • dor abdominal aguda que pode aparecer também nas costas.

É muito comum que essas dores ocorram apenas alguns minutos após as refeições.

pedra na vesícula o que comer

O que comer quando se tem pedra na vesícula?

A maior queixa de quem apresenta o cálculo biliar são as dores abdominais. Sabia que consumir alguns tipos de alimentos pode amenizar isso? Por exemplo, como o grande causador do problema é o excesso de colesterol, então é necessário evitar certos tipos de alimento, até os mais saudáveis como o ovo. Porém, é possível descartar a gema e consumir apenas a clara.

Também é importante evitar passar muitas horas sem comer, sendo o mais ideal ingerir pequenas porções de alimentos em intervalos durante o dia.

Outra dica é consumir mais alimentos fibrosos como verduras e frutas e substituir as versões comuns pelas integrais como o arroz, o pão e o macarrão. Carne vermelha não é recomendado já que possui muito colesterol, sendo o indicado substituí-la pelo peixe ou frango.

Há algum remédio caseiro para pedra na vesícula?

Além de mudar a dieta, consumindo alimentos mais saudáveis e bebendo, pelo menos, 100 ml de água a cada hora, há outras formas de melhorar o problema. Por exemplo, o chá de alface é bastante indicado. Ele ajuda a dormir melhor, não deixando que você seja incomodado pela dor. Use 3 folhas de alface picadas para 1 xícara de água e faça uma infusão. Beba antes de dormir.

Outros tipos de chás também podem ajudar como, por exemplo, o chá de hortelã ou o chá de dente de leão. Outra dica importante é consumir alimentos que contenham uma boa porção de gorduras boas como os peixes – atum e salmão – e usar o azeite nas saladas.

Alimentação e Dicas Importantes Sobre Pedra na Vesícula.

Leia Também:

Gostou de saber um pouco mais sobre pedra na vesícula? Veja também sobre as principais causas de pedra nos rins e previna-se!