Chás Plantas Medicinais

Indicações Para o Uso do Pau Ferro.

Indicações Para o Uso do Pau Ferro.
5 (100%) 5 votes

Você já ouviu falar em uma planta chamada Pau Ferro? Pois é, ela existe e é uma árvore bastante comum no nosso país, especialmente no litoral – região de Mata Atlântica. Esse nome foi dado por causa do ruído metálico e das faíscas que aparecem quando o machado penetra a madeira tentando cortá-la.

Apelidada de Ébano Brasileiro, ela é densa e consegue ter grande utilidade na construção civil e também na fabricação de violão e violinos.

Além disso, as folhas também apresentam poderes medicinais e podem ser utilizadas para a fabricação de chás que ajudam no tratamento e na cura de enfermidades.

Veja abaixo quais são os usos e indicações dessa planta e quais os benefícios que ela oferece!

Pau Ferro: para que é usado?

Casca de Pau Ferro

1. Ajuda a Combater Diarreias

As folhas do Pau Ferro ajudam a controlar as diarreias já que apresentam propriedades antiespasmódicas. Assim, o chá diminui os movimentos peristálticos e assim, reduz o número de evacuações, controlando a perda de líquidos e de eletrólitos por meio das fezes.

2. Melhora a Saúde dos Ossos

O Pau Ferro possui elevadas taxas de cálcio, um mineral que ajuda na formação dos dentes e dos ossos como um todo. Assim, o consumo do chá dessa planta aumenta a densidade óssea prevenindo doenças típicas da idade como a osteoporose e também fraturas que ocorrem com quedas e traumas de diversas causas.

3. Controla os Níveis de Açúcar

Essa planta, por regular os níveis de açúcar no sangue, não só controla o ganho de peso como também preveni os diabetes. Quando as taxas de açúcar na circulação sanguínea estão baixas, o pâncreas não precisa produzir uma grande quantidade de glicose e assim, não fica sobrecarregado.

4. Auxilia nas Gripes e Resfriados

O Pau Ferro possui propriedades anti-inflamatórias, por conta disso, o chá da planta é excelente para tratar inflamações na garganta. Além disso, também ajuda na remoção de secreções que se formam em situações de gripes e resfriados.

5. O Pau Ferro Ajuda na Cicatrização

Ainda não se sabe como, mas o Pau Ferro ajuda na formação de colágeno, uma proteína de extrema importância para o funcionamento do corpo, especialmente na cicatrização de feridas. O colágeno ajuda na formação de um novo tecido que fechará a ulceração.

Além disso, por aumentar a produção dessa proteína, o chá dessa planta também faz muito bem para pessoas que apresentam alguma doença reumática. As articulações passam a funcionar melhor e ficam menos doloridas.

6. Atua no Tratamento de Gastrites e Úlceras Gástricas

Quem tem problemas de estômago como gastrites e úlceras sabe como pode ser difícil conviver com elas. Uma das principais causas dessas doenças é uma bactéria chamada Helicobacter Pylori – mais conhecida como H-Pilory) e o chá de Pau Ferro age exatamente sobre ela, combatendo-a.

7. Participa da Formação de Proteínas

Pois é, quem diria que o chá de Pau Ferro pode ajudar os praticantes de musculação? Não apenas eles, como também os idosos que passam a ter uma perda de massa magra progressiva com o avançar da idade. Isso deve-se ao fato dessa planta possuir uma grande quantidade de fósforo.

Esse mineral é um dos ajudantes do corpo na hora da produção das proteínas. Além disso, ele ajuda no crescimento celular e no reparo do tecido muscular tão necessário após os treinos e também pelo desgaste do tempo.

Chá de Pau Ferro: Como Fazer

cha de Pau Ferro

Chá de Pau Ferro

O chá pode ser feito tanto com a folha do Pau Ferro quanto com a própria casca da árvore. Apenas 5 gramas das cascas colocadas numa infusão com 1 copo de água já consegue oferecer diversos benefícios. No caso das folhas, 2 colheres de sopa delas também já resolve o problema. É indicado tomar de 2 a 3 xícaras por dia.

Leia Também:

Se você gostou de saber mais sobre os benefícios do Pau Ferro, siga-nos no Facebook e fique por dentro das últimas novidades!

 

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.