Chá de Hibisco,Propriedades e Benefícios

Não é novidade que o chá de hibisco faz bem à saúde – que o digam as nossas avós. As propriedades desta bebida, feita com as folhas e o cálice da planta hibiscus sabdariffa são medicinais e podem ser utilizadas para diversos fins, inclusive como auxiliar nos tratamentos contra a obesidade.

A hibiscus sabdariffa, que dá origem a um dos chás mais conhecidos e apreciados do mundo, é proveniente dos continentes asiático e africano. O sabor suave e azedinho, em conjunto com  aroma delicado que lembra framboesa, fazem do chá um verdadeiro clássico.

Dentre os principais benefícios do chá de hibisco estão: facilita a digestão, estimula a queima de gordura corporal, combate a retenção de líquidos e regulariza o intestino. Além disso, o consumo do chá, aliado a uma alimentação saudável e equilibrada, ajuda a emagrecer. Conheça mais detalhes sobre o chá e inclua esta bebida saborosa no seu dia a dia:

Propriedades e Benefícios do Chá de Hibisco

chá de hibisco para que serve

chá de hibisco para que serve

O hibisco é considerado uma planta medicinal, já que conta com propriedades diuréticas, antiespasmódicas e digestivas. Por conter flavonoides, atua como um potente antioxidante contra os radicais livres, alem de evitar o envelhecimento precoce da pele e proteger o sistema cardiovascular.

PROPAGANDA

O chá também pode ser usado como calmante, laxante, aromatizante, corante e coadjuvante no emagrecimento.

Em resumo, os benefícios do chá de hibisco são:

  • Antioxidante, rico em flavonoides e ácidos orgânicos;
  • Facilita a digestão;
  • Por ser diurético, ajuda a controlar a pressão arterial e diminui o inchaço causado pela retenção de líquidos;
  • Diminui as taxas do colesterol ruim;
  • Previne contra o envelhecimento da pele;
  • Alivia e previne constipações intestinais;
  • Reduz as taxas de glicose e lipídios no sangue;
  • Melhora a circulação sanguínea, possuindo efeito cardioprotetor e vasodilatador;
  • Termogenico: ajuda a emagrecer, acelerando o metabolismo e eliminando gorduras, principalmente na região da barriga e quadris (reduz a adipogênese).

Onde Encontrar Chá de Hibisco

O chá de hibisco pode ser encontrado em casas especializadas na venda de produtos naturais, onde é possível encontrar as folhas e flores desidratadas ou, também conhecidas como extrato seco de hibiscus. O chá também pode ser encontrado em saquinhos e ainda, em pó ou capsulas. A forma mais recomendada é a desidratada, pois mantém as propriedades da planta, já que não passa pela trituração.

Como Fazer e Consumir o Chá de Hibisco

chá de hibisco beneficios

chá de hibisco beneficios

A melhor maneira de preparar o chá de hibisco para aproveitar todas as suas propriedades medicinais é por meio da infusão. Para isto, basta ferver água e acrescentar 4 a 6 gramas do chá, tampando o recipiente e apagando o fogo após 3 minutos de fervura. Mantenha a infusão por mais 5 minutos, coe as folhas e flores, bebendo em seguida. Faça apenas a quantia que irá beber.

Em relação à quantidade e forma de consumo, o ideal é que seja tomado diariamente, entre as refeições e não se ultrapasse 3 xícaras por dia. O consumo em excesso pode causar desidratação e perda de nutrientes como cálcio, magnésio, sódio e potássio, já que o chá de hibisco é diurético.

Emagrecer Com Chá de Hibisco

Quem deseja consumir o chá de hibisco para emagrecer, pode aproveitar suas propriedades termogênicas e associa-lo a uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e combinação com outros chás(clique aqui e conheça 10 receitas de chás para emagrecer). As bebidas certamente potencializarão os resultados da dieta. Um bom parceiro para esta função é o chá verde.

Contraindicações

O chá de hibisco não é recomendado para quem sofre de refluxo, gastrite, arritmia cardíaca ou insônia. Gestantes e lactantes devem evitar o chá, já que a bebida possui ação mutagênica e pode interferir na formação genética do bebê. 

Outras Maneiras de Tomar 

Se você quer conhecer outras maneiras de consumir o chá de hibiscus sem cair nas receitas tradicionais, basta combina-lo com frutas na criação de sucos cheios de nutrientes e com sabor agradável.

Experimente bater no liquidificador com morangos, abacaxi e gengibre ou invente sua receita favorita. Com certeza os resultados serão animadores!

Em busca de uma solução para emagrecer, pessoas tentam dietas e gastam rios de dinheiro com academias e equipamentos. Resolvido? Se fosse tão fácil, não existiriam milhares de dietas por aí.

PROPAGANDA