Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1511271490
Vida do cache: 1511314690
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Chás Plantas Medicinais

Benefícios e Vantagens da Avenca Para a Saúde.

Benefícios e Vantagens da Avenca Para a Saúde.
5 (100%) 1 vote

A avenca possui muitos nomes: capilária, lágrima de sangue, cabelo de Vênus, avenca das flores, aivenca e muitos outros. Ela pode ser facilmente encontrada em diversas florestas do Brasil, especialmente as matas fechadas que concentram muita umidade e pouca luz.

Apesar de estar bem adaptada em território brasileiro, a avenca é de origem europeia. Ela é um tipo de samambaia e mede entre 30 a 50 cm. O chá dessa planta é bastante utilizado pela população que já reconhece todos os seus benefícios.

As vantagens da avenca para a saúde.

avenca para que serve

1. É rica em flavonoides

Os flavonoides têm ganhando um grande destaque quando o assunto é saúde e prevenção. Essas substâncias guardar benefícios incríveis e que podem fazer toda a diferença na nossa qualidade de vida, especialmente no futuro.

Os flavonoides reduzem as chances do indivíduo ter hipertensão arterial. A principal causa dessa doença crônica é a oxidação do colesterol LDL que, por sua vez, se acumula na parede dos vasos, interrompendo a passagem do sangue e causando problemas graves como paradas cardíacas e acidente vascular cerebral. Os flavonoides reduzem a oxidação do colesterol e toda essa cadeia destrutiva é interrompida.

Essas substâncias também conseguem ajudar na prevenção do câncer. Tudo o que comemos é metabolizado e os restos desse processo são os radicais livres. Eles podem prejudicar e muito a nossa saúde quando em excesso e, atualmente, os alimentos industrializados estão aumentando essa taxa dentro do nosso corpo. Os flavonoides conseguem combater esses radicais e evitam que eles danifiquem o material genético da célula que, ao se replicar, pode dar origem ao câncer.

Os flavonoides também são famosos por melhorar o funcionamento do cérebro e prevenir doenças cognitivas como a demência e o Mal de Alzheimer. Mesmo para aqueles que já apresentam algum problema, a ingestão dessas substâncias tende a retardar a progressão da doença. Elas protegem o cérebro dos dados que o processo de oxidação promove essa área.

2. Avenca previne a fibrose hepática

A fibrose hepática é uma doença crônica que se caracteriza por um excesso de tecido cicatrizante no fígado. Um determinado grupo celular, as células estreladas hepáticas, se proliferam rapidamente e isso pode acontecer por diversos motivos: doenças metabólicas, autoimunes, hepatite viral e uso constante de álcool e drogas.

Essas células se proliferam com o intuito de reparar algum dano causado ao órgão, mas elas tendem a fazer isso de forma excessiva, causando a fibrose.

Um estudo conseguiu identificar que o ácido gálico, substância presente na avenca, consegue inibir essa produção celular e assim, evita que a fibrose se desenvolva.

3. Limpa as toxinas e reduz a celulite

O chá de avenca tem propriedades diuréticas. Assim, ele ajuda a limpar o organismo e eliminar diversas toxinas. Isso também é benéfico para aqueles que possuem problemas renais, pois aumenta a micção. Para quem quer se livrar o mais rápido possível das celulites, esse chá também pode ser de grande ajuda, pois elimina parte do edema formado pelo processo inflamatório.

Demais benefícios da avenca

Os dois benefícios citados acima são os principais que a planta oferece, mas há outros como conter a queda de cabelo. Nesse caso, deve ser preparado um chá e aplicado de forma tópica na raiz dos cabelos.

Vejamos outros benefício da avenca:

  • diminui a incidência de caspas;
  • ajuda no tratamento de problemas no pulmão, baço e bexiga;
  • oferece alívio para a asma;
  • é um poderoso anti-inflamatório, mas é mais eficaz no caso de inflamações na garganta;

Como fazer o chá de avenca

Essa forma de preparo é indicada para uso tópico. Assim, caso esteja com problemas de queda de cabelo, anote e faça em casa.

Você vai precisar de 100 gramas da folha de avenca desidratada e 1 litro de água. Essa mistura deve ir para o fogo e ferver em chama branda por cerca de 30 minutos. Depois, basta deixar esfriar, coar e aplicar no couro cabeludo com a ajuda de gaze ou algodão.

Veja Mais:

Gostou de saber um pouco mais sobre a avenca? Veja também como o chá de amora pode ajudar a melhorar a sua saúde.

Gostou Comente no Facebook