Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1511271490
Vida do cache: 1511314690
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Dietas

Para que serve a Vitamina b1, alimentos e onde encontrar

Para que serve a Vitamina b1, alimentos e onde encontrar
5 (100%) 1 vote

Nosso corpo, a fim de se manter saudável, necessita de muitos nutrientes e vitaminas. Acontece, porém, que nem sempre fornecemos as quantidades ideais e, por essa carência vitamínica, surgem uma série de problemas. Sabendo disso, hoje resolvi falar sobre para que serve a vitamina B1 (tiamina), quais alimentos contém, onde encontrar e os benefícios que ela garante ao seu organismo. Fique por dentro e confira tudo relacionado ao assunto!

Para que serve a vitamina B1 Tiamina?

Primeiramente, vou explicar o porquê desse termo “Tiamina” estar na frente da vitamina B1. É simples, na verdade. Trata-se de como ela é chamada quimicamente. Então, quando alguém estiver falando a respeito de Tiamina, você já saberá que é a mesma coisa que Vitamina B1.

vitamina b1 para que serve

Essa é uma das vitaminas do complexo B mais importantes à nossa saúde, sem a qual o corpo vem a sofrer diversas consequências. As funções da vitamina b1 são:

  • manter o sistema nervoso funcionando saudavelmente
  • fazer com que a musculatura trabalhe bem e desempenhe o seu papel muscular
  • cuidar do coração, de modo que este órgão vital seja capaz de bombear o sangue normalmente

Importante: Além disso, a vitamina B1 oferece auxílio no processo metabólico do açúcar sanguíneo (glicose) e, sem ela, o cérebro pode ser lesionado, sendo esse problema de difícil reversão. Agora que você já sabe para que serve a vitamina b1, vamos prosseguir com os demais tópicos.

Onde encontrar Vitamina b1: Alimentos fontes

Viu só quantos benefícios? Por isso é tão importante você consumi-la. Uma vez que você já está ciente de cada função da vitamina B1, é hora de saber quais são as fontes desse importante nutriente.

alimentos com vitamina b1

Logo abaixo, separei uma listinha com os alimentos que contêm vitamina b1:

  • Carboidratos integrais – pão, arroz, cereal, macarrão.
  • Carnes – fígado, rim, porco, peixe, presunto, linguiça.
  • Frutas – maçã, laranja, limão, tomate, jaca.

Outros alimentos ricos em vitamina b1: erva mate, queijo, beterraba, gema de ovo, verduras amargas, linhaça, legume, noz, cerveja. Só lembre-se de não exagerar no consumo ainda que possua nutrientes benéficos.

Dica: existem polivitamínicos completos, os quais contam com a maioria das vitaminas que o seu corpo precisa. Um deles, por exemplo, é o Centrum de A a Z. A recomendação diária é de 1 cápsula ao dia depois de uma das refeições principais. Há, todavia, quem tome 2 diariamente, mas o que importa é não ficar sem. Após você começar a utilizar um polivitamínico, você perceberá mais energia no dia a dia, a pele fica mais bonita, sua disposição aumenta e diversos outros benefícios são garantidos à sua saúde.

Carência de vitamina B1: como saber

Nossa saúde é o que temos de mais importante, mas mesmo sabendo disso, muita gente não se importa de se informar para que serve a vitamina B1, quanto às demais vitaminas que precisa, se está tudo certo com o organismo e vive se descuidando. É, não são poucas as pessoas que assim agem.

O fato é que são sérias as consequências da falta de vitamina b1, portanto, é preciso que você esteja atento(a) caso esteja sentindo um ou mais dos quadros sintomáticos a seguir:

  • dificuldade em ficar concentrado(a),
  • sofrendo com insônia,
  • tem ficado nervoso(a) com facilidade
  • se sente cansado com pouco esforço
  • está depressivo(a)
  • falta de fome e pouca energia física
  • abdômen doendo e tórax
  • pés queimando ou sentindo agulhada
  • memória fraca
  • falta da sensação de tato

Esse são os sintomas mais frequentes da deficiência de vitamina b1 no organismo. Porém, a causa de você estar sentindo isso aí pode não ser por falta de vitaminas do complexo B, já que outras doenças possuem as mesmas reações. Por isso, é importante se consultar e fazer os exames sanguíneo e outros que o médico indicar a fim de identificar quais as causas de tais sintomas.

Importante: ainda que você saiba para que serve a vitamina b1, se você bebe, fuma, costuma tomar muito café e antiácidos, saiba que isso atrapalha na absorção da mesma. Então procure diminuir tais hábitos e, no caso do cigarro, o melhor é parar de vez já que é muito prejudicial à sua saúde.

Gostou Comente no Facebook