Dicas de Beleza Tamara Pinho - Jornalista

Óxido de zinco para pele: propriedades e fórmula.

O óxido de zinco é um pó de cor branca e pouco solúvel em água. Ele é bastante utilizado na preparação de pomadas, especialmente para as usadas em assaduras de bebês. A pomada de óxido de zinco para pele oferece propriedades curativas e também protetoras, ajudando, por exemplo, a bloquear os raios solares UVA e UVB.

O que é óxido de zinco?

Com fórmula química ZnO, o óxido de zinco é a consequência da corrosão do zinco (um tipo de metal) pelo oxigênio.

Ele é, há muito tempo, utilizado em pomadas para pele devido aos seus benefícios. Por exemplo, em alguns bloqueadores solares (são diferentes dos filtros solares) é possível encontrar na fórmula essa substância.

O óxido de zinco age como um tipo de camada protetora que, por não ser solúvel em água, é ideal para usar na praia e consegue, ao mesmo tempo, bloquear 100% da ação dos raios de sol que causam câncer e envelhecimento celular precoce.

Você encontrará, facilmente, pomadas em farmácias com a mistura de Nistadina e óxido de zinco. A mais famosa que temos hoje é a Hipoglos que, mesmo aqueles que não têm filhos pequenos, sabem que produto é esse. Os benefícios dessa pomada e seu efeito cicatrizante vem, justamente, do óxido presente nela.

Quais as propriedades do óxido de zinco?

Ao ser misturado com alguma base hidratante ou mistura oleosa, o óxido de zinco torna-se um verdadeiro bálsamo para a pele. Ele consegue apresentar propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antissépticas. Também pode ser utilizada para cicatrização de escaras, sendo bastante útil para pacientes acamados.

A cicatrização que a pomada oferece se dá por conta da camada protetora que se forma ao redor do local e assim, protege a região de agentes invasores. Isso consegue oferecer um local propício para que a recuperação ocorra o mais rápido possível.

A ação antisséptica ajuda a impedir que mais micro-organismo se desenvolvam no local e também ajuda a matar os que já existem.

Para aqueles que sofrem com problemas de acne, as pomadas para pele com óxido de zinco podem ser um “santo remédio”. Elas apresentam um efeito adstringente, ideal para uma pele com excesso de oleosidade. Com isso, é possível fazer uma limpeza mais profunda e assim, eliminar diversos agentes que poderiam causar uma infecção.

Além de ajudar na limpeza, o óxido de zinco também ajuda na cicatrização das espinhas, evitando ou, ao menos, reduzindo as marcas que costumam ficar no rosto. Também é excelente para aplicar em lesões como furúnculos ajudando-os a “secar”.

Como aplicar o óxido de zinco?

A grande maioria das pomadas possuem uma concentração de 10 a 15% de óxido de zinco, podendo chegar até 50%. Para o caso de acnes, o ideal é utilizar esse tipo de produto durante a noite, só retirando a máscara pela manhã.

Já para aqueles que apresentam flebite (inflamações em veias superficiais), varizes, úlceras e outros problemas relacionados, o ideal é que o óxido seja aplicado com o uso de bandagens. A pomada deve ser misturada ainda com gelatina, água e glicerina, formando uma pasta grossa. Basta aplicar no local da ferida e cobrir com bandagens.

Atualmente, já é possível encontrar nas farmácias essas bandagens com a pasta prontas para serem aplicadas.

No caso da aplicação do bloqueador solar, você verificará que uma camada esbranquiçada se forma na pele. É algo que difere o bloqueador do filtro, já que este é absorvido e não deixa nenhum resíduo superficial. Por causa do óxido de zinco presente, o bloqueador consegue refletir os raios solares, agindo como um tipo de espelho e impedindo que qualquer raio chegue na pele.

Leia Também:

Minancora: Como Utilizar e Principais Benefícios.

Argila branca: um grande aliado na beleza da mulher

Como Clarear a Pele? Veja Algumas Dicas Caseiras

Além dos benefícios do óxido de zinco para pele, esse mineral é muito importante na nossa alimentação. Veja as vantagens que consumi-lo na dieta!

| Website

Jornalista, mineira e sempre em busca de aprender mais. Trabalha como Redatora segmento de saúde há 4 anos. Sempre em busca de aprender novas técnicas para realizar um bom conteúdo. Nas horas vagas é escritora e colunista escrevendo crônicas sobre o cotidiano, relacionamentos e vida.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.