Osteoporose | Causas, Sintomas, Tratamento

Se você tem osteoporose, isso significa que você perdeu algum material ósseo. Seus ossos tornam-se menos densos com esta doença e isso os torna mais propensos a quebrar (fratura). A osteoporose afeta principalmente pessoas idosas, mas também pode afetar pessoas de qualquer idade. Esse artigo é apenas uma breve explicação, acesse o link abaixo e saiba tudo com mais detalhes.

Talvez algo que você não saiba, é que existe algumas medidas para prevenir a osteoporose ou retardar a perda óssea. Veja aqui como fazer e saiba tudo o que precisa saber sobre essa enfermidade.

Clique Aqui e Acesse a Cartilha Que Fala Tudo de Osteoporose

O Que é Osteoporose?

É uma condição que afeta a força dos ossos (a palavra significa literalmente “ossos porosos“). O osso é feito de fibras de colágeno (fibras duras, elásticas) e minerais (materiais corajoso, duro) se parecendo com um tecido vivo que contém células.

Inicialmente, à medida que os ossos crescem, a formação óssea excede a reabsorção óssea pelas células. Mas, à medida que envelhecem, este se reverte. Após aproximadamente 35 anos de idade, você começa a perder certa quantidade de material ósseo. Seus ossos se tornam menos densos e menos fortes. A quantidade de perda de massa óssea pode variar e isso determina o risco de osteoporose. Se você tem um monte de perda óssea, então você tem osteoporose.

Tratamentos Para a Osteoporose

Se você tem osteoporose, mas não teve uma fratura de fragilidade, o seu médico será capaz de aconselhar qual o tratamento mais recomendado nesse caso. Se você já teve uma fratura por fragilidade, o tratamento geralmente recomendado para ajudar a evitar uma nova fratura são bisfosfonatos.

Quais as Principais Causas da Osteoporose?

Todos os homens e mulheres têm algum risco de desenvolver, particularmente a partir dos 60 anos. As mulheres estão em maior risco do que os homens.

As situações a seguir também podem levar à perda óssea excessiva e assim aumentar seu risco de desenvolver  a doença:

  • Você é uma mulher e teve sua menopausa antes dos 45 anos de idade.
  • Já teve uma fratura óssea após uma queda.
  • Tem uma forte história familiar de osteoporose (isto é, uma mãe, pai, irmã ou irmão afetado).
  • Tem um índice de massa corporal (IMC) de 19 ou menos (isto é, você está muito abaixo do peso) – por exemplo, se você tem anorexia nervosa.
  • Se tomou, ou está a tomar, um medicamento esteroide (como a prednisona) por três meses ou mais. Um efeito colateral de esteroides é a causar a perda óssea.
  • É fumador!
  • Falta de cálcio e / ou vitamina D (devido a uma dieta pobre e / ou pouca exposição à luz solar).
  • Nunca fez exercício regular.
  • Tem, ou teve, certas condições médicas. Por exemplo, problemas de tiroide, doença celíaca, síndrome de Cushing, doença de Crohn, insuficiência renal crónica, artrite reumatóide, doença hepática crónica, diabetes de tipo 1 ou qualquer condição que provoca pouca mobilidade.

Quais os Principais Sintomas da Osteoporose?

Geralmente se desenvolve lentamente ao longo de vários anos, sem quaisquer sintomas. No entanto, depois de uma certa quantidade de perda de osso, pode ocorrer o seguinte:

•  Uma fratura óssea após uma pequena lesão, como uma queda, Isso é muitas vezes o primeiro sinal ou indicação de que você tem osteoporose.
•  Dor nas costas persistente e uma postura curvada

Como Prevenir a Osteoporose?

O exercício juntamente com uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar a prevenir. Você deve exercer regularmente algum tipo de exercício – com o objetivo de pelo menos realizar 30 minutos de atividade física por dia, em pelo menos cinco vezes por semana. A isto deve juntar uma alimentação rica em cálcio.