Jiló Benefícios → Anemia, Mau hálito, Emagrece, Visão e Outros.

Os x benefícios do jiló para a saúde

Eis aqui um alimento para o qual muita gente torce o nariz: o jiló. Esse fruto – o jiló não é um legume – possui um sabor amargo e, por isso, muita gente o rejeita. Porém, ele guarda importantes propriedades medicinais e nutritivas, fazendo muito pela nossa saúde.

Dentre os inúmeros benefícios desse vegetal, o controle do mau hálito, da obesidade, do diabetes e a melhora da prisão de ventre são alguns deles. Quer saber mais? Então continue com a leitura!

benefícios do jiló

Protege as artérias

O jiló é rico em uma substância conhecida como flavonoides. São compostos antioxidantes muito poderosos e que ajudam a combater a oxidação celular e assim, eliminam boa parte dos radicais livres. Esses flavonoides reduzem o acúmulo de colesterol ruim, que formam placas e atrapalham o fluxo sanguíneo provocando o aumento da pressão arterial.

Combate a anemia

Os nossos glóbulos vermelhos são os responsáveis por levar oxigênio para os tecidos do corpo. A anemia ocorre quando há poucas dessas células ou mesmo quando a quantidade de células vermelhas estão dentro do padrão, mas há pouca hemoglobina. Ela, por sua vez, é rica em ferro e o oxigênio só se conecta se esse mineral estiver presente.

PROPAGANDA

O jiló é rico nesse mineral, assim, a ingestão dele pode ajudar no tratamento da anemia ferropriva. Portanto, caso você esteja com esse problema, coloque-o no seu cardápio todos os dias.

Ajuda na perda de peso

O primeiro motivo para o jiló ajudar no emagrecimento é o seu valor calórico extremamente baixo: apenas 8 calorias por fruto. Além disso, ele contem 95% de água e muitas fibras, duas características que ajudam a aumentar a saciedade.

Assim, ficará mais fácil de fazer o controle do apetite, mas, logicamente, outras medidas são necessárias para que o emagrecimento aconteça.

O jiló melhora o mau hálito

O mau hálito, também conhecido como halitose, é um problema da saúde bucal e que pode trazer uma série de constrangimentos para quem apresenta.

Ele pode ter diversas causas como problemas gástricos, porém, em 90% das vezes, o grande causador é a má higiene da boca. Por conta disso, há uma grande quantidade de bactérias que se proliferam dia a pós dia causando o mau cheiro.

O jiló consegue estimular a salivação e também tem uma forte ação antibactericida, eliminando os agentes nocivos presentes na boca.

Auxilia a visão

A presença de vitamina A nesse fruto é uma dos grandes responsáveis pelos seus benefícios para a visão. Além disso, a presença de antioxidantes também ajuda a afastar diversas doenças como o glaucoma por reduzir a pressão ocular.

Evita os picos de insulina

Os picos de insulina acontecem quando há uma grande quantidade de carboidratos (açúcares) presentes na corrente sanguínea. O pâncreas produz um muito desse hormônio para que os carboidratos sejam levados para dentro da célula e também transformam esse nutriente em gordura para armazenar energia.

O grande problema aqui, além da formação de tecido adiposo, é que a grande síntese de insulina é uma das causas para o diabetes.

Por ter uma baixa taxa de carboidratos – apenas 7 gramas em 100 gramas da fruta, o jiló evita que esses picos se formem. A presença de fibras também é uma poderosa ferramente nesses casos.

Como tirar o sabor amargo do jiló

Uma característica pouco atrativa no jiló é o seu sabor amargo. Por conta disso, muitas pessoas acabam não aproveitando os benefícios desse vegetal. Mas uma forma de solucionar esse problema.

Corte o jiló em rodelas ou ao meio e coloque sal por cima. Deixe essa mistura numa peneira para que a água escorra por cerca de 30 minutos. Depois, basta lavar bastante e secar com papel toalha. O sal é uma ótima substância para remover o gosto amargo.

Leia Também:

Melhores Frutas para Emagrecer | Veja Qual Fruta Emagrece

Descubra todos os benefícios da moringa e como preparar o chá.

Jerimum: benefícios, como cozinhar, receitas e muito mais!

Quer receber mais dicas sobre alimentação saudável? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!

PROPAGANDA