Os Benefícios do Broto de Bambu.

Você já ouviu falar num alimento chamado broto de bambu? Aqui no Brasil ele pode não ser muito famoso, mas é bastante apreciado no Japão e em regiões próximas como a China e Índia. Nos países ocidentais é mais utilizado para a fabricação de objetos como vara de pescar ou até mesmo móveis.

Porém, ele também é bastante usado na culinária das mais diversas formas e os seus benefícios já são bastante conhecidos. Ele é rico em diversos nutrientes e, por isso, oferece tantas vantagens para a nossa saúde.

Quer descobrir quais são essas vantagens? Então continue a leitura!

Os benefícios do broto de bambu

broto de bambu

Broto de bambu

1. Faz bem para a visão

A vitamina A presente no broto de bambu é excelente para melhorar a visão noturna, muito importante para pessoas que trabalham à noite como os caminhoneiros. Também conhecida pelo nome retinol, ao entrar no nosso corpo se transforma no ácido retinoico, uma substância ativa que ajuda na proteção dos olhos.

Esse ácido atua, principalmente, na córnea que é o local por onde a luz entra. Por isso, a deficiência de vitamina A pode causar dificuldade visual em ambientes com pouca luz.

2. O broto de bambu é antioxidante

O broto de bambu possui vitamina E que é um excelente agente antioxidante. Essas substâncias ajudam na prevenção de uma série de doenças, pois combatem um dos grandes causadores: os radicais livres. Eles modificam a estrutura do DNA da célula e assim, quando ocorre a replicação, o “defeito” se reproduz.

Assim, o broto consegue diminuir as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, cognitivas e até mesmo o câncer.

3. Faz bem para o sistema nervoso

O broto de bambu guarda uma substância importante para o nosso sistema nervoso, especialmente o do bebê, o ácido fólico. Esse nutriente é essencial para a formação do tubo neural da criança e a falta dele pode causar uma condição chamada de espinha bífida.

Mesmo depois do nascimento até ao longo da nossa vida, o ácido fólico é necessário para manter as funções cerebrais e a passagem de informação através dos nervos adequadas.

4. Melhora a saúde dos ossos

Muita gente acha que basta tomar a quantidade ideal de cálcio todos os dias para ter ossos fortes e saudáveis. Mas a absorção desse nutriente depende de outros como o magnésio que é encontrado em abundância no broto de bambu.

Esse mineral é o responsável pelo metabolismo do cálcio, ajudando a manter a homeostase sanguínea, importante para manter a absorção desse mineral pelos ossos.

5. Ajuda no emagrecimento saudável

As dietas milagrosas e sem nenhum sentindo são coisas do passado. Estamos vivendo numa era na qual a perda de peso é feita com base em estudos científicos e eles mostram que as fibras são ótimas aliadas da perda de peso saudável.

As fibras fazem com que o açúcar presente nos alimentos seja liberado na corrente sanguínea de forma gradual. Assim, os picos de insulina não se formam e a glicose não é armazenada na forma de gordura.

6. Atua no bom funcionamento da tireoide

A glândula tireoide fica localizada na região do pescoço e é uma das grandes responsáveis pela liberação de diversos hormônios que ajudam a controlar o metabolismo. Provavelmente, você já deve ter ouvido falar em hipertireoidismo e hipotireoidismo. São patologias próprias dessa glândula.

O selênio presente no broto de bambu ajuda na conversão do hormônio T4 na sua forma ativa o T3. A falta desse mineral pode causar, por exemplo a tireoidite pós-parto.

Gostou de saber um pouco mais sobre todos os benefícios que o broto de bambu pode te oferecer? Veja também quais são os benefícios do jambo para a sua saúde!