Os Benefícios da Caminhada Para Saúde

A caminhada é um tipo de atividade física que oferece diversas vantagens, especialmente para aqueles que possuem uma vida mais agitada. Ela pode ser feita em casa, num esteira, ou mesmo na rua perto da sua casa, pode ser feita sozinha ou em grupo, as possibilidades são diversas.

Os benefícios da caminhada vão muito além dos efeitos estéticos. Ela consegue melhorar a saúde mental, aumentar a interação com as pessoas, melhora o humor, aumenta a autoestima e a disposição para o dia a dia. Veja abaixo um pouco sobre todas essas vantagens que a caminhada oferece e muito mais!

beneficios da caminhada para saude

Benefícios da caminhada

Principais benefícios da caminhada

1. Reduz as chances da osteoporose

A osteoporose é uma doença na qual a produção de células ósseas é menor que a morte delas. Por conta disso, o osso fica poroso, frágil e pode se partir facilmente.

O impacto promovido pelos pés em contato com chão durante a caminhada tem efeitos benéficos sobre os ossos. A tração que os músculos e ossos, ao se movimentarem, exerce nos tendões e lingamentos acaba por aumentar a produção de células ósseas e assim ajuda na prevenção da doença.

PROPAGANDA

2. Aumenta o bem-estar

A sua saúde mental pode ser beneficiada e muito ao realizar caminhadas frequentemente. Os exercícios físicos promovem a liberação de substâncias chamadas de neurotransmissores como a serotonina e a endorfina. Elas são as responsáveis por promover a sensação de prazer, bem-estar e satisfação que sentimos ao realizar exercícios.

Além disso, como a caminhada ajuda a modelar o corpo, ela também consegue melhorar a nossa autoestima. Procure caminhar em locais mais arborizados como parques, praças ou jardins.

3. Ajuda na manutenção do peso e também a emagrecer

Mantendo o mesmo consumo de calorias e adicionando a sua rotina a caminhada, seu corpo passará a gastar mais energia que o normal e assim, você perde peso. Mesmo depois de realizar a sua atividade física, o corpo ainda encontra-se com o metabolismo acelerado fazendo com que o gasto calórico continue.

Outra coisa que auxilia no emagrecimento é a redução e controle da ansiedade. Muitas pessoas comem quando estão ansiosas e a prática de exercícios ajuda a diminuir essa vontade de comer emocional.

4. Protege de doenças circulatórias

Um dos maiores problemas enfrentados pelo sistema de saúde atualmente é o alto número de indivíduos classificados como hipertensos. A caminhada é um dos fatores que consegue auxiliar no controle da pressão arterial e, consequentemente, consegue reduzir problemas de saúde como paradas cardíacas e AVC, popularmente conhecido como derrame.

Isso ocorre porque os níveis de colesterol ruim presente no corpo e que se acumula dentro das artérias, o LDL, diminui com a prática de atividades físicas. Dessa forma, o sangue passa facilmente pelos vasos sem aumentar a pressão sanguínea.

5. Auxilia na prevenção do diabetes

Quando não controlado, o nível de açúcar no sangue podem ficar bastante elevados fazendo com que o pâncreas tenha que produzir uma quantidade muito maior de insulina para levar toda a glicose para dentro das células. O problema é que se isso ocorre de forma constante, o órgão fica sobrecarregado e assim, o diabetes se desenvolve.

Quando estamos caminhando consumimos, como fonte de energia, a glicose. Desta forma, os níveis desse nutriente caem dentro dos vasos sanguíneos e assim, não é necessário o pâncreas produzir uma grande quantidade de insulina.

Os benefícios da caminhada são os melhores e os mais variados possíveis. Você consegue cuidar, ao mesmo tempo, da sua saúde física e mental. Mesmo os mais sedentários podem se beneficiar com apenas 10 minutos por dia, melhorando o condicionamento físico. Não há restrição de idade e como não possui custos, é acessível a todos.

Agora que você já conhece os principais benefícios da caminhada, veja também como ter uma alimentação saudável e equilibrada!

PROPAGANDA