Óleos Essenciais,Como Fazer ,Usar e Benefícios

Precisando relaxar e deixar o estresse um pouco de lado depois de um dia super agitado? Algumas pessoas vão praticar exercícios, outras saem para dançar e beber com os amigos e outras investem nas técnicas de aromaterapia. Ela tem como função tratar diversas disfunções orgânicas, não só as emocionais como também as físicas já que doenças como estresse e depressão provocam uma série de doenças.

Nesse caso, os óleos essenciais entram em ação. Eles podem ser utilizados durante uma massagem relaxante, podem ser utilizados como aromatizadores de ambiente e podem até ser usados para fazer a limpeza da casa.

Vejamos agora todos os benefícios que eles conseguem oferecer, qual a função deles e também de quais formas você pode utilizá-los.

oleos essenciais como usar

Quais os benefícios dos óleos essenciais?

Quando aplicados na pele, os óleos conseguem se destacar como excelentes cicatrizantes e também auxiliam na regeneração das células. Substâncias presentes neles conseguem penetrar mais profundamente a derme e atingir a corrente sanguínea. A partir daí, podem oferecer diversas vantagens como, por exemplo, o fortalecimento do sistema imune.

Também consegue ajudar a combater infecções por fungos e também aquelas causadas por bactérias. Melhora a energia do campo magnético e consegue aliviar o estresse e também outras doenças emocionais.

Óleos essenciais Como Usar?

1. Massagem relaxante

A massagem relaxante é uma das técnicas utilizadas pela massoterapia para aliviar as tensões musculares e assim, reduzir dores que desencadeiam por todo o corpo. Os óleos essenciais são excelentes para serem utilizados nesse momento já que eles promovem maior facilidade para que as mãos do terapeuta deslizem pela pele do paciente.

Como o óleo essencial é um pouco mais espesso, para aplicá-lo dessa forma é necessário combiná-lo com um outro tipo de óleo: o carreador. Portanto, o ideal é diluir 35 gotas, em média, de óleo essencial em 60 ml de óleo carreador.

2. Inalação direta

Bastante indicado para quem está com algum problema no sistema respiratório, essa técnica consiste em inalar o óleo na sua forma volatilizada. Também é ideal para melhorar o estado emocional de uma forma mais rápida.

Pode ser aplicada de duas formas: através do banho de vapor facial, ou seja, colocar o óleo numa tigela com água quente e ficar com o rosto próximo à vaporização que ocorre. São utilizados cerca de 6 a 8 gotas de óleo para cada litro de água.

3. Compressão aromática

Elas são utilizadas para aplicações em áreas específicas do corpo e podem ser tanto frias quanto quentes. São indicadas para o uso em processos inflamatórios – as compressas frias nesse caso – e também para aliviar dor de cabeça e febre. Outro benefício é para as mulheres que sentem muita cólica. Uma compressa quente ou fria ajuda a aliviar as dores.

4. Limpeza

Nesse caso, deve-se escolher óleos que possuem substâncias que se comportam como agentes antissépticos. Assim, o óleo ajuda a matar alguns tipos de micro-organismos que podem estar no ambiente. O ideal é jogar apenas umas gotas na água e umedecer o pano nela e então, esfregá-lo onde deseja.

5. Banho com óleos essenciais

Essa é uma das melhores formas de usar os óleos essenciais para acalmar depois de um longo dia. Além de melhorar o sistema respiratório por conta da inalação do vapor, o óleo também consegue penetrar na pele e chegar ao sistema circulatório.

Se o seu banho for com ducha, jogar apenas 3 gotinhas no canto do box é o bastante para conseguir os efeitos benéficos dessa técnica. Mas se você tem uma banheira em casa, 10 gotas numa banheira cheia é suficiente. O melhor é usar água quente durante o banho, pois o calor ajuda a relaxar os músculos.

[Vídeo] Como Fazer o óleo essencial em Casa.

https://www.youtube.com/watch?v=F9Ny0_QM0I4

Veja Também:
Óleo de Alecrim | Benefícios e Para Que Serve

Óleo de Mamona, Benefícios Para as Sobrancelhas,Pele e Cabelo

Óleo de Hortelã: Para Que Serve e Como Fazer

Além dos óleos essenciais, existem outros diversos óleos naturais que estão sendo muito utilizados na umectação capilar. Veja quais são eles e como usá-los!