Óleo Essencial de Lavanda Para Que Serve

Os óleos essenciais são muito utilizados por seus diversos benefícios. Possuem propriedades calmantes e também ajudam no tratamento de doenças e distúrbios do corpo. Em sua composição há uma gama de substâncias em alta concentração que são as responsáveis pelas vantagens que o óleo oferecer. Dentre os mais conhecidos, o óleo essencial de lavanda se destaca.

Vejamos agora um pouco mais sobre esse óleo, quais são as suas propriedades e para que ele serve.

Propriedades do óleo essencial de lavanda

oleo essencial de lavanda como fazer

Ele é um dos mais indicados pela aromaterapia pois possui propriedades que ajudam o corpo a relaxar e não possui contraindicações – uma exceção para quem tem alguma alergia específica à planta.

O óleo consegue oferecer benefícios como antidepressivo, relaxante muscular, antisséptico, facilitador do sono, entre outros. É o mais indicado para aqueles que querem começar a utilizar o poder curativo dos óleos, mas não sabe qual escolher. Com o de lavanda não tem erro!

Para que serve o óleo essencial de lavanda

1. Aromaterapia

A aromaterapia é uma técnica que promove a cura através do olfato e pode ser aplicada em qualquer ambiente, seja no trabalho, seja em casa. Você deve despejar em algum difusor a água e apenas 1 gota do óleo para cada metro quadrado do ambiente. Seguindo essa proporção é possível conseguir os benefícios do relaxamento.

2. Repelente

O óleo essencial de lavanda pode servir até mesmo como um excelente repelente se tornando uma alternativa mais natural para gestantes e crianças, especialmente durante o sono. Aliás, existem diversos repelentes que possuem em sua composição a lavanda.

Ele pode ser aplicado diretamente na pele, mas para ficar mais fácil de espalhar, é possível misturar 2 gotas do óleo para 1 colher de chá de um gel como o de aloe vera.

3. Desodorante

Que tal se livrar de um produto industrializado e passar a usar algo feito em casa pelas suas próprias mãos? É possível fazer um excelente desodorante de lavanda usando bicarbonato de sódio da seguinte forma:

  1. misture 4 gotas do óleo essencial de lavanda com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  2. deixe armazenado num pote para quando quiser usar;

Será necessário utilizar uma esponja para esse fim, pois o desodorante fica como um tipo de talco. Se você quiser algo com ainda mais perfume, basta acrescentar outro óleo essencial de sua preferência à mistura.

4. Anticaspa

A caspa pode incomodar bastante e fazer você passar muita vergonha. Pior ainda é quando ela não é tratada logo, se tornando um problema maior como a dermatite seborreica. Massagear o couro cabeludo, com uma certa frequência, usando o óleo de lavanda, ajuda a aumentar a circulação no local e assim, a situação se resolve mais rapidamente.

5. O óleo essencial de lavanda ajuda no combate a acne

Diversas pessoas, especialmente os adolescentes, sofrem com a acne. Quando ela está num grau mais leve, é possível utilizar as propriedades do óleo de lavanda para reduzir a incidência de cravos e espinhas. Pode ser estranho pensar em usar um óleo para tratar um problema que começa com a pele oleosa, mas ele é bastante indicado.

O óleo consegue controlar a secreção produzida pelas glândulas da pele que produzem o sebo e também inibe o aparecimento de bactérias nessa região. Além disso, também ajuda a reduzir o risco de formar cicatrizes e deixar o rosto marcado. Você pode aplicar o óleo de forma direta ou misturá-lo a algum creme que você já utiliza.

Óleo Essencial de Lavanda Como Fazer em Casa,Veja no Vídeo Abaixo!!

Óleo Essencial de Lavanda, Como Usar e Benefícios, Com Prof. Fernando Amaral.

Leia Também:

Viu como o óleo essencial de lavanda pode ser extremamente útil para resolver diversos problemas?  Conheça um pouco mais sobre como funciona a aromaterapia e quais são os benefícios que ela oferece para a nossa saúde!