Óleo de Menta: 6 benefícios, Para que Serve e porque consumir.

A menta é uma planta de sabor suave e muito utilizada na culinária como um tempero e também para fazer chás, doces e demais pratos. Ela também é bastante utilizada na medicina, assim como o óleo de menta que ajuda a combater problemas intestinais, melhora a respiração, entre outros benefícios.

O óleo de menta também é excelente para aliviar dores musculares após um longo dia cansativo de trabalho ou mesmo de exercícios intensos. Veja abaixo quais outros benefícios que essa substância consegue oferecer.

Óleo de menta: Para que Serve e porque consumir.

óleo de menta para que serve

1. Ajuda no tratamento da herpes

A herpes é causada por um vírus chamado de HSV e pode causar lesões na boca ou genitais, o tipo mais comum. Não há como matar o vírus e promover a cura, mas há formas de controle e tratamento. Além das medicações prescritas pelo médico, você também pode usar o óleo de menta para ajudar.

Por conta de sua natureza lipofílica (gosta de gordura), o óleo, quando aplicado topicamente, consegue penetrar na pele e ajudar a combater os sinais e sintomas da patologia.

2. Auxilia no tratamento de problemas respiratórios

Já é conhecido da maioria os benefícios que o óleo de menta pode oferecer para aqueles que sofrem com problemas respiratórios como a bronquite ou mesmo doenças mais graves como a tuberculose.

O óleo consegue dilatar as vias respiratórias, ajudando na passagem do ar e assim, levando oxigênio para os pulmões. Uma forma muito prática de utilizá-lo é pingando algumas gotas no vaporizador ou mesmo aplicando-o com uma massagem nas têmporas.

3. Acelera o crescimento dos fios

Tanto homens quanto mulheres podem apresentar problemas no crescimento dos fios e há diversas causas para isso: alimentação inadequada, característica genética, desequilíbrio hormonal, dentre outros como a queda de cabelo.

O óleo de menta ajuda a nutrir e engrossar os fios, deixando-os mais fortes, menos propensos a quedas e acelerando a velocidade de crescimento. Também atua como um excelente agente antisséptico e ajuda na remoção de caspas, tratando dermatites.

Para conseguir esses benefícios, basta adicionar cerca de 2 ou 3 gotas de óleo no seu shampoo.

4. Controla alergias

Há 2 tipos de alergias que são bastante comuns: a respiratória como a rinite e a cutânea como a coceira.

Para a primeira, respirar uma infusão com óleo de menta e eucalipto ajuda no relaxamento da musculatura das vias aéreas e algumas gotas de óleo no vaporizador também reduz a presença de poeira, pólen e outros agentes que possam desencadear uma crise alérgica.

No caso de coceiras na pele, mistura óleo de menta com o de lavanda e aplicá-lo diretamente no local, consegue acalmar a irritação e a sensibilidade.

5. Repele os mosquitos

O óleo de menta pode se tornar um excelente repelente natural, ideal, por exemplo, para gestantes e também para o quarto do bebê e da criança que não podem estar em contato constante com produtos químicos. E não são apenas os mosquitos que ficam longe.

Insetos como aranhas, formigas, baratas e, principalmente carrapatos, são afastados devido à presença dessa substância no ambiente. Portanto, limpar o quarto das crianças e também demais locais da casa para afastar esses bichos ajuda na prevenção de diversos problemas.

6. Melhora a saúde bucal

A menta é excelente na redução de cáries e também do mau hálito. Consegue se sair melhor que enxaguantes bucais com sabor de menta. Também é uma ótima alternativa para aliviar a dor de dentes, especialmente quando do nascimento da dentição dos pequenos. Misturar uma porção de óleo de menta com óleo de coco e aplicar na gengiva alivia bastante.

Você já ouviu falar no óleo bom para tudo?

Óleo de Menta é bom para → Nariz Entupido, Rinite, Sinusite, Dores de cabeça, Fadiga, Dores no pulso, Prisão de Ventre, Má digestão, Mau hálito, Verminoses, Cólicas, Dores no Fígado, nos Rins, Dores Musculares e Ciáticas.

Leia Também:

Óleo de Hortelã: Para Que Serve e Como Fazer

Óleo de Cânfora: Para Que Serve e Seus Benefícios

Óleo de Alecrim | Benefícios e Para Que Serve

Sabia que o óleo de menta e o de hortelã apresentam propriedades diferentes? Descubra para que serve o óleo de hortelã e como fazê-lo!