Óleo de laranja: benefícios e propriedades

A laranja é uma fruta muito famosa em solo brasileiro apesar de ter suas origens na China. Ela é conhecida por seu sabor cítrico e adocicado e também consegue fazer um suco excelente. Mas não é só a polpa que apresenta benefícios: da casca pode-se extrair o óleo de laranja.

Veja abaixo quais são os principais benefícios que o uso dessa substância pode trazer para a sua saúde!

Os benefícios do óleo de laranja

Óleo de laranja benefícios

Auxilia nos tratamentos terapêuticos emocionais

O óleo de laranja é amplamente usado no tratamento de doenças como a depressão e a ansiedade. Também consegue ajudar pessoas que sofrem com a insônia, muitas vezes ocasionadas por problemas emocionais como os já citados ou por conta de preocupações excessivas e estresse.

Mantém a pele jovem

A hidratação da pele é fundamental para mantê-la sempre bem hidratada. Por ser uma substância antioxidante, o óleo de laranja melhora o aspecto da pele deixando-a mais jovem por aumentar a produção de colágeno. É uma forma excelente de tratar a pele seca ou irritada.

PROPAGANDA

Melhora o funcionamento do sistema digestivo

O óleo de laranja consegue ajudar no tratamento de diversos problemas intestinais como cólicas, gases, constipação, redução do apetite e diarreia. A substância ainda estimula o fígado a fabricar uma quantidade maior de bile, substância emulsificante que auxilia na digestão das gorduras, eliminando-as.

Ajuda no tratamento do escorbuto

A deficiência de vitamina C no organismo causa uma doença chamada Escorbuto. A pessoa pode apresentar dor muscular e também nos ossos, pequenas manchas roxas e vermelhas espalhadas pela pele, sangramento na gengiva, mal-estar, dentre outros sinais e sintomas.

Como o óleo de laranja contém vitamina C que é absorvida pela pele, é uma forma de ajudar no tratamento da patologia. Lembrando que o óleo é apenas um complemento e você deve seguir com as recomendações médicas.

óleo de laranja alivia dores de garganta

Uma das recomendações para quando estamos com infecção na garganta ou resfriados, é usar vitamina C. Ela ajuda o corpo a produzir mais células de defesa e assim melhora o sistema imune.

Por conta disso, usar o óleo de laranja nessas situações pode ser uma ótima opção. Por conter uma boa porção desse nutriente, esse líquido pode ajudar a aliviar os incômodos causados por esse problema.

Como usar o óleo de laranja

Como fazer para adquirir todos esses benefícios? Como utilizar o óleo de laranja da forma correta a fim de adquirir todas as vantagens que ele tem a oferecer?

Ele pode ser utilizado na aromaterapia, uma forma de utilizar os óleos para tratamentos terapêuticos como medidas alternativas. Pode-se fazer uma infusão, usar algumas gotas na banheira ou nos cantos do chão do banheiro, no travesseiro, entre outras técnicas.

Como usar o óleo de laranja

Também pode ser usado na aplicação de massagens diversas. Nesse caso é preciso ter um certo cuidado, pois não é indicado se expor ao sol após a aplicação por causa do risco de manchas já que estamos falando de uma fruta cítrica.

Ele também pode ser misturado com outros óleos buscando potencializar seus efeitos como, por exemplo, o óleo de limão. Você pode misturá-los aos alimentos como saladas e demais pratos para melhorar o sabor.

Precauções com o uso

Por mais que sejam substâncias naturais, os óleos costumam proporcionar um efeito bastante intenso. Portanto, tenha cuidado ao utilizar o óleo de laranja e faça-o sem exageros. Por exemplo, na hora de aplicá-lo na água do banho nunca ponha mais de 4 gotas, pois pode irritar a pele.

É indicado que, antes de utilizá-lo, você aplique uma pequena quantidade em alguma parte do corpo para fazer um pequeno teste. Se tudo correr bem, pode seguir em frente.

Veja Também:

Óleos Essenciais,Como Fazer ,Usar e Benefícios

Óleo de Menta: 6 benefícios, Para que Serve e porque consumir.

Óleo de Avestruz | Para Que Serve e Benefícios

Você já utilizou o óleo de laranja? Conte para gente como foi a sua experiência e compartilhe-as com outras pessoas!

PROPAGANDA