Óleo de Hortelã: Para Que Serve e Como Fazer

A hortelã é uma planta bem famosa no mundo da culinária não só pelo seu sabor marcante, mas também pela sua coloração forte que dá beleza aos pratos e também serve como um corante. Ele pode ser combinado com vários outros alimentos e é bastante utilizado em saladas.

As propriedades benéficas dessa planta também são aproveitadas dentro das técnicas da aromaterapia. O óleo de hortelã consegue proporcionar relaxamento mental e físico e a sua inalação ajuda no tratamento de diversos problemas de saúde.

Veja agora como o óleo de hortelã pode ser de grande ajuda no seu dia a dia e também no tratamento e prevenção de doenças.

oleo de hortela como fazer

Os benefícios do óleo de hortelã

1. Ajuda na digestão

Já viu alguém tomar chá de hortelã logo após comer muito ou porque está um pouco enjoado? O mesmo pode ser feito com o óleo da planta: basta pingar algumas gotas num copo com água e beber. Os problemas estomacais serão rapidamente resolvidos.

2. Mata os fungos

O óleo de hortelã também apresenta propriedades antifúngicas. Para quem tem problemas de micose nas unhas e também nos pés. Ter esse óleo por perto é muito bom para aqueles que praticam esportes, andam muito com sapatos fechados ou estão em contato constante com a areia da praia, um ambiente muito comum para adquirir micose.

3. Melhora náuseas e dor de cabeça

Para melhorar a sua dor de cabeça, o ideal é usar algumas poucas gotas de óleo de hortelã e aplicar na testa. Os seus compostos penetram através da pele e vão para a corrente sanguínea onde conseguem agir como substâncias analgésicas.

Para aliviar o desconforto estomacal como as náuseas, apenas inalar o óleo de hortelã já consegue resolver o problema. O óleo apresenta propriedades relaxantes e calmantes ajudando assim a aliviar o desconforto. Também é indicado para gestantes nos primeiros meses quando os enjoos são mais frequentes.

4. Reduz o estresse

E falando em propriedades calmantes, assim como os outros óleos essenciais, o óleo de hortelã também ajuda a aliviar o estresse e também outras doenças como a ansiedade. Isso resulta em mais foco e disposição para o trabalho e também em menos doenças já que o cortisol – um grande problema para a nossa saúde – não será mais produzido.

5. Ameniza os problemas respiratórios

Uma substância chamada mentol e que está presente no óleo de hortelã, é um grande auxiliador na limpeza do sistema respiratório. É um tipo de expectorante natural bastante eficaz, porém, os seus efeitos são temporários.

O óleo pode agir como descongestionante nasal e também aliviar os sinais e sintomas de outras doenças como sinusite, rinite, bronquite, asma e outras. Espalhe o óleo sobre o peito para conseguir obter esses benefícios.

Como fazer óleo de hortelã caseiro

Você pode fazer o seu próprio óleo em casa, de forma bastante natural e assim, potencializar as propriedades que ele possui. Só serão necessárias 2 colheres de sopa de hortelã – que sejam frescas, de preferência – e azeite.

Em um recipiente, amasse as folhas e logo depois jogue-as no azeite. Essa mistura deve descansar por 4 dias em um local escuro (a luz e o calor prejudicam as propriedades do azeite e pode afetar a mistura). Depois desse período, coloque a mistura em um frasco de vidro que fique sempre fechado.

Alguns cuidados com o uso

Por mais que seja uma substância natural, é necessário tomar alguns cuidados. Por exemplo, o óleo não pode entrar em contato com mucosas ou com os olhos em nenhuma hipótese. Crianças com menos de 6 anos também não devem usá-lo pois podem ter reações muito parecidas com os sinais da asma.

Leia Também:
Óleo de Cartamo, Faz Bem ou Mal a Saúde?

Óleo de Rosa Mosqueta Para Que Serve e Como Usar

Óleo de Côco Natural, Benefícios e Como Fazer

Óleos Naturais Para Cabelos, Conheça os Melhores

Gostou de saber sobre todos os benefícios do óleo de hortelã para a sua saúde? Veja também como o óleo de girassol pode te ajudar!