Óleo de Copaíba Serve Para Que? E Como Usar

O óleo de copaíba é extraído de uma árvore chamada copaibeira, uma árvore comum na América Latina e África Ocidental, sendo que no Brasil é encontrada nas regiões sudeste, centro-oeste e amazônica.

Da árvore da copaíba é extraído um óleo, quase uma resina, que varia de amarelo ouro a marrom que é muito utilizado com fins medicinais e é exportado para vários países.

O óleo de copaíba serve para aliviar inflamações, ajudar em problemas de pele, feridas e machucados abertos. É uma das plantas mais utilizadas por seu poder anti-inflamatório e antisséptico.

Como um remédio natural, o óleo de copaíba já era usado pelos povos indígenas da Amazônia há muito para ajudar no tratamento de doenças de pele, como psoríase, eczema e dermatite além de várias outras doenças.

Para Que Serve o Óleo de Copaíba?

Este óleo é muito usado para combater problemas de pele como irritação, feridas, erupções, dermatites, psoríase, picadas de inseto e eczema. É usado também para tratar problemas digestivos como úlceras.

Também pode ser utilizado em problemas respiratórios como expectorante e até mesmo como uma ajuda terapêutica para a bronquite,

oleo de copaiba gota

óleo de copaíba gota

para isso misture quatro gotas do óleo com mel e tome pela manhã, quando usado como gargarejo ajuda definitivamente no tratamento de amigdalite e dor de garganta.

De uma forma geral é indicado para infecções e inflamações, sendo muito eficaz para ajudar nos processos de cicatrização.

Entre suas propriedades estão ação anti-inflamatória, antisséptica, hipotensora, diurética, antimicrobiana, relaxante muscular, cicatrizante, desinfetante, antibacteriana, expectorante, anticancerígena, antitumoral, adstringente, antibiótica, emoliente, energizante, cicatrizante, estimulante, laxante e tônica.

Onde Encontro o Óleo de Copaíba?

O óleo facilmente encontrado em farmácias de manipulação, e em lojas online também. Se você não tolera o sabor do óleo da copaíba é possível encontrá-lo em cápsulas (nesse caso é muito importante ficar atento a dosagem correta para que o produto faça a ação desejada).

A forma em cápsula só deve ser ingerida sob prescrição médica, e se houver algum sintoma o médico deverá ser consultado.

Como Devo Usar o Óleo de Copaíba?

Óleo de copaíba posologia

Óleo de copaíba posologia

Para problemas de pele: colocar uma pequena quantidade do óleo de copaíba sobre a área afetada por pelo menos 3 vezes ao dia.

Para inflamações (artrite): colocar uma pequena colher do óleo em uma panela e deixar amornar, depois aplicar sobre a área inflamada até 2 vezes por dia.

 

E se Precisar Tomar o Óleo? Como Devo Fazer?

A ingestão do óleo de copaíba deve ser iniciada aos poucos e aumentada gradativamente gota a gota até o limite de 6 gotas ao dia após as principais refeições.

Existe Algum Efeito Colateral?

Como todo medicamento quando consumido em excesso, o óleo de copaíba pode apresentar alguns efeitos colaterais, entre eles estão: diarreia, vômito e erupções de pele.

O óleo não deve ser tomado por mulheres grávidas e que estejam amamentando.

Recentemente o óleo de copaíba também foi testado para o tratamento de tumores, mostrando ter ação anticancerígena contra células de melanoma e em células cancerígenas de pulmão metastático. No entanto, o estudo ainda não é final e pesquisas adicionais sobre o assunto ainda são necessárias.

Assista o Vídeo do Globo Reporte e Veja Como é Retirado o óleo da Copaíba