Óleo de coco extra virgem: benefícios, pesquisas e muito mais!

Se você acompanha as notícias sobre o óleo de coco, pode ser que fique um pouco confuso(a): é um alimento milagroso, capaz de ajudar na perda de peso e reduzir seu colesterol ou é uma moda sensacional, carregada de gordura saturada, que você deve cortar imediatamente de sua dieta? Neste artigo a respeito do óleo de coco extra virgem você vai poder responder essa pergunta e tirar outras dúvidas relacionadas ao assunto. Confira!

Óleo de coco extra virgem ajuda a emagrecer?

Um estudo publicado na revista Lipids testou os efeitos do consumo do óleo de soja ou óleo de coco durante um período de 12 semanas em mulheres com obesidade abdominal. As senhoras foram instruídas a seguir uma dieta balanceada para manter o peso e caminhar 50 minutos por dia. Ambos os grupos perderam peso, mas apenas os consumidores de óleo de coco extra virgem experimentaram uma redução em suas medidas de cintura.

oleo de coco extra virgem para emagrecer

Outro estudo mais recente em homens e mulheres idosos com doença cardíaca também descobriu que aqueles que receberam óleo de coco tiveram uma redução tanto no peso corporal quanto na cintura.

O óleo de coco é bom para o coração?

Provavelmente não, mas existem ressalvas. Em ambos os estudos mencionados acima, os consumidores de óleo de coco tiveram um aumento em seus níveis de colesterol HDL “bom”. Outro estudo comparou o impacto do óleo de coco extra virgem, manteiga e azeite de oliva nos fatores de risco para doenças cardíacas em homens e mulheres. Os participantes foram divididos em três grupos e comeram 50 gramas de uma das três gorduras por dia durante quatro semanas.

Veja o que é realmente importante: a saúde do coração está amplamente ligada ao padrão geral de sua dieta, e não a qualquer alimento. Independentemente de qual óleo você usa, se você não consumir bastante vegetais e fibras e comer muito açúcar e carboidratos refinados, a saúde do seu coração sofrerá.

Se você usar óleo de coco extra virgem como uma de suas gorduras em rotação com outras escolhas saudáveis, acho que está bem. Apenas certifique-se de que faz parte de uma dieta equilibrada, rica em produtos frescos e outros alimentos integrais.

Devo colocar óleo de coco no meu café?

Devo colocar óleo de coco no meu café

Na minha opinião, não. Simplesmente beber café com óleo de coco extra virgem, sem fazer nenhuma outra alteração, não transformará seu corpo magicamente. Para uma perda de peso saudável e sustentável, eu definitivamente recomendo começar o dia com vários alimentos integrais. Um exemplo primitivo: uma omelete de vegetais, abacate e ervas, feita com ovos orgânicos.

Todo o óleo de coco é o mesmo?

Não. O refinamento, branqueamento e desodorização podem alterar a composição química do óleo de coco e reduzir significativamente os níveis de antioxidantes protetores. Se você usar óleo de coco extra virgem para comer, está tudo bem, sendo prensado a frio do coco, sem nenhum processamento químico adicional.

Às vezes você vê “óleo de coco extra” nos rótulos, mas ao contrário do azeite, não há diferença entre virgens e extra. Existem essencialmente apenas dois tipos de óleo de coco: virgem e refinado. O virgem é perfumado e tem gosto de coco, enquanto o refinado é insípido e livre de odores.

Algumas regras para viver bem

Resumindo, aqui estão seis prós e contras do óleo de coco que só fazem sentido:

Não faça do óleo de coco extra virgem o único óleo que você usa. Use também azeite extra virgem, o qual possui diversos benefícios à sua saúde.

Não confie em usar o óleo de coco sozinho como uma estratégia de perda de peso. Embora mais pesquisas possam revelar sobre o tema, seu padrão geral de alimentação desempenha um papel muito maior em perder peso do que qualquer outro alimento.

Não exagere no óleo de coco. Uma porção de colher de sopa, no máximo, é apropriada, ou menos, se você incluir outras gorduras na mesma refeição, como nozes ou sementes.

Use óleo de coco extra virgem com moderação, se você gostar. Algumas pesquisas estão investigando a possível conexão do óleo de coco com a prevenção da doença de Alzheimer, fornecendo antioxidantes fenólicos, que têm sido associados a benefícios para a saúde, incluindo o anti-envelhecimento.

Lembre-se de usar óleo de coco extra virgem em rotação com outras gorduras saudáveis, como azeite extra-virgem, abacate e nozes. Gorduras saudáveis ​​são a chave de uma dieta equilibrada, juntamente com abundância de vegetais; proteína magra, como salmão selvagem e ovos caipiras; e porções moderadas de amidos saudáveis, incluindo leguminosas (feijões, lentilhas, ervilhas, grão-de-bico), grãos integrais (pense em quinoa e arroz integral) e vegetais ricos em amido (como batata-doce, legumes-raiz e abóbora).

como usar óleo de coco extra virgem

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Bom, então é isso o que pesquisei e pude compartilhar com vocês sobre o óleo de coco extra virgem. Espero que tenham gostado e deixem um comentário. Até o próximo artigo!!