Óleo de Cânfora: Para Que Serve e Seus Benefícios

A cânfora é bem conhecida aqui no Brasil e pertence a mesma família de outro tempero igualmente famoso, a canela. O óleo de cânfora consegue surpreender pelas inúmeras propriedades benéficas para a nossa saúde como ajudar no controle da gripe e até mesmo como coadjuvante no tratamento na epilepsia.

Vejamos agora um pouco mais sobre o óleo essencial dessa planta, para que ela serve, seus benefícios e outras formas de apresentação como o formato em tablete.

óleo de cânfora

Para que serve o óleo de cânfora?

Estamos falando de uma substância de cor clara, quase cristalina e que pode ser usada como aromatizante, inseticida e antialérgico. A cânfora também apresenta propriedades analgésicas e isso pode ser facilmente percebido quando colocamos o óleo na pele e sentimos um leve “adormecimento” da região.

Óleo de canfora benefícios

Uma das características desse óleo que faz com que ele seja tão utilizado é fato dele sofrer uma rápida absorção pela pele fazendo com que os seus efeitos sejam mais rápidos. Isso também merece um alerta já que pessoas que possuem alergia ao produto podem apresentar uma reação no mesmo instante. Vejamos abaixo quais são os benefícios desse óleo e como ele pode nos ajudar.

PROPAGANDA

1. Descongestionante nasal

Durante o inverno, os resfriados começam a aparecer e as mudanças climáticas afetam seriamente quem tem rinite. A cânfora é um excelente descongestionante nasal tanto que é vista nas mais diversas composições de xaropes e outros medicamentos do tipo. Ele consegue aliviar, quase que de forma instantânea, alguns problemas causados pela faringite, laringite e congestão pulmonar.

2. Anestésico

Você pode usar o óleo essencial de cânfora na pele para aliviar dores. Por exemplo, vamos supor que você esteja com um terrível torcicolo e já tomou a medicação prescrita pelo médico. Até que ela faça o efeito desejado, você pode aplicar o óleo para conseguir fazer as suas atividades do dia a dia. Usá-lo antes de dormir em alguma parte do corpo que esteja dolorida também é uma opção.

3. Óleo de cânfora Estimula a circulação

Esse talvez seja um dos melhores benefícios que o óleo de cânfora pode nos oferecer. Com uma melhor circulação sanguínea, mais nutrientes e oxigênio são distribuídos para diversas partes do corpo. O cérebro, especialmente, é um órgão que funciona muito bem quando é mais irrigado pelos vasos sanguíneos e consegue realizar as suas funções melhor do que nunca.

Por conta disso, várias outras vantagens são oferecidas. Por exemplo, as cólicas menstruais melhoram, problemas articulares como a artrite também são amenizados. Caso haja algum processo inflamatório em curso, como a celulite por exemplo, isso também tende a ser controlado.

4. Afrodisíaco

O óleo de cânfora também pode ajudar a melhorar a sua relação amorosa já que ele consegue aumentar a libido. Misturar 3 gotas em 200 ml de água e bebê-la oferece efeitos estimulantes para o sistema nervoso do nosso corpo. De acordo com a crença popular, esse óleo também auxilia na disfunção erétil já que melhora a circulação.

5. Antisséptica e desinfetante

O óleo essencial de cânfora também pode ser utilizado para tratar a água, especialmente durante as estações mais quentes do ano. Basta misturar a proporção de 1 gota para 2 litros de água. Esse efeito também pode ser utilizado sobre a pele, especialmente em cortes. Basta fazer uma espécie de pasta com cânfora e água e aplicar em cima.

Para que serve a cânfora em tablete?

Você já deve ter visto nas farmácias essa forma de cânfora e pode ter se perguntado para que serve. Ela é ótima para livrar qualquer ambiente de traças e outros insetos como gavetas, armários e outros. Também pode ser dissolvida no álcool e ser utilizada como um repelente ou mesmo para controlar a coceira causada por fungos ou picada de mosquitos.

Veja Mais:

Além do óleo de cânfora, existem vários outros que conseguem oferecer muitos benefícios para a saúde. Veja quais as vantagens que o óleo de alecrim pode oferecer para a sua!

PROPAGANDA