Os Benefícios do Óleo de Camélia

O óleo de camélia é bastante utilizado em países de cultura oriental como China e Japão na culinária e também na área de cosméticos. Quer saber mais sobre o óleo e os seus benefícios? Então continue a leitura do post!

O que é o óleo de camélia?

Esse óleo é extraído das sementes da planta Camélia como a Camellia sinensis ou a Camellia japonica. As sementes são prensadas para que conseguir a liberação do óleo de cor amarela com um tom esverdeado. Uma das características que chama a atenção é o seu aroma de ervas bastante agradável.

Inicialmente, esse óleo era utilizado apenas para fins culinários. Porém, em poucos anos, os óleos em geral começaram a fazer parte dos cuidados com os cabelos das mulheres. A umectação capilar é um tratamento no qual usa-se apenas óleo para nutrir os fios, deixando-os mais bonitos e saudáveis.

Quais os benefícios do óleo de camélia?

oleo de camelia puro

1. Protege o coração

O nosso sistema cardiovascular é muito sensível às alterações e para evitá-las, comer ômega 3 (comer peixe 2 vezes por semana, pelo menos) pode ajudar. Existem substâncias no ômega 3 que, além de melhorar a passagem do sangue pelos vasos, também reduz a formação das placas de ateroma nas artérias.

2. Funciona como um agente antioxidante

Uma das substâncias presente, em grande quantidade, no óleo de camélia é a vitamina E. Ela é um poderoso agente antioxidante, ou seja, ajuda a combater os radicais livres. Esses radicais livres são os principais causadores de doenças, especialmente o câncer. Eles consegue modificar a estrutura do DNA da célula e assim, no momento da replicação celular, nascem células com defeito.

Outro benefício da vitamina E como agente antioxidante é que ela consegue retardar o envelhecimento celular. Assim, você fica mais jovem por mais tempo.

Outro responsável pela ação antioxidante no nosso corpo são os polifenóis presente no óleo. Consumir alimentos ricos nessa substância costuma evitar uma série de doenças crônicas como a hipertensão arterial, o diabetes e doenças neurodegenerativas.

3. Ajuda no tratamento da acne

Um dos grandes problemas de quem tem acne, especialmente nos graus mais avançados, são as cicatrizes que ficam. Porém, o uso do óleo de camélia pode ajudar a melhorar o aspecto da pele.

A ação antioxidante é a grande responsável por esse efeito. Além de rejuvenescer a pele, as propriedades da vitamina E são utilizadas em diversos produtos cosméticos por conta de seus benefícios como, por exemplo, manter a hidratação natural do tecido.

4. O óleo de camélia faz bem para os cabelos

Aplicar óleo de camélia diretamente nos fios consegue trazer diversos benefícios. As propriedades que esse óleo apresenta deixa os cabelos mais fortes e com um aspecto mais saudável.

Veja quais são as vantagens do uso dessa substância nas madeixas:

  • Menos pontas duplas: as pontas duplas são um verdadeiro tormento na vida das mulheres e, quando elas aparecem, uma das soluções é cortar. Para evitar que isso aconteça, vale a pena fazer umectação com esse óleo;
  • Reaviva a cor: pinta o cabelo sempre ou fez mechas? Uma boa forma de manter a cor viva é aplicando o óleo nos fios. Além disso, ele também evita que o cabelo fique ressecado, muito comum quando aplicados tinturas e outros produtos químicos;
  • Hidratação: sem dúvida alguma, os cabelos ficam muito mais hidratados e macios com o uso do óleo de canela de forma frequente;
  • Proteção: antes de realizar qualquer procedimento químico no cabelo (escova progressiva, coloração e outros), aplique o óleo para que os fios fiquem mais protegidos e não sofram tantos danos.

Viu como o óleo de camélia pode ser muito útil para a nossa saúde de uma forma geral? Ele é muito fácil de achar em lojas de produtos para cabelos (um óleo específico) ou então, em lojas de produtos naturais.

Leia Também:

Agora que você já sabe que deve usar o óleo de camélia para cuidar dos cabelos, veja também o que o óleo de coco pode fazer por eles!