Óleo de abacate para que serve e benefícios.

O Abacate é uma fruta muito conhecida, mas não é apenas ela que traz benefícios para o corpo. O óleo de abacate também é rico em propriedades que trazem mais saúde para o organismo, ajudando no emagrecimento, no fortalecimento dos cabelos, da pele e das unhas.

Se você quer saber tudo sobre esse óleo e todos os benefícios que ele pode trazer para você, continue lendo nosso artigo que vamos contar tudo.

Para que serve

O Óleo de abacate tem várias funcionalidades, ele pode ser utilizado por pessoas que estejam em busca de emagrecer de maneira saudável, prevenir doenças, e até mesmo para fins estéticos.

Óleo de abacate Para que serve

Ele é extremamente rico em gorduras do tipo monoinsaturadas e por isso o óleo pode ajudar a controlar o apetite e também a reduzir os níveis de cortisol. Além de aumentar a absorção do beta cartone, que é o pigmento que vem da vitamina A.

PROPAGANDA

Por isso o óleo de abacate pode ser utilizado para cozinhar, para cuidar dos cabelos e da pele e para controlar o apetite e ajudar no emagrecimento mais rápido.

Óleo de abacate para cozinhar

Esse óleo pode ser utilizado para diversos pratos, inclusive em substituição de alguns tipos de azeite e óleos que não são tão saudáveis. Ele pode ser levado a altas temperaturas o que o permite ser utilizado até mesmo em substituição de alguns tipos de óleos como o de soja, óleo de canola, de girassol e óleo de milho para fazer frituras e até na cocção do dia a dia.

Porém o seu consumo cru, em saladas e na finalização de alguns pratos, deve ser de maneira moderada, não ultrapassando três colheres por dia.

Óleo de abacate para os cabelos

Muitas pessoas utilizam o abacate para fazer hidratações nos cabelos, e o seu óleo também é muito benéfico, pois proporciona mais brilho, movimento e força aos fios, que não quebram tão facilmente e ainda crescem muito mais rápido.

Para utilizar o óleo de abacate nos cabelos, acrescente cinco gotas no seu creme de tratamento e passe nos fios, deixe agir por 20 minutos e enxague.

Para ajudar no crescimento do cabelo aplique o Óleo de Abacate diretamente no couro cabeludo, massageie e depois enxague.

Ajuda a melhorar a pele

Ele também melhora a aparência da pele, pois ele é rico em vitaminas e antioxidantes que são responsáveis por evitar rugas e envelhecimento precoce.

As vitaminas A, D e E são responsáveis pelo estímulo da produção de colágeno pelo corpo, o que ajuda a aumentar a elasticidade da pele e dá mais firmeza, evitando a flacidez. Elas também são responsáveis por deixar a pele mais hidratada e diminuir manchas.

O Óleo de Abacate também é eficaz para diminuir coceiras e acabar com doenças de pele, como a psoríase e o eczema. 

Benefícios do Óleo de Abacate

Se você acha que os benefícios desse óleo acabaram, ainda existem mais, pois ele ajuda também a evitar diversas doenças e outras funções do corpo. Alguns benefícios dele são:

  • Aumenta o colesterol bom e diminui o ruim devido a presença das gorduras monoinsaturadas.
  • É antioxidante natural, pois é rico em vitamina E
  • A Vitamina A presente no Óleo do Abacate ajuda a evitar problemas nos olhos como a catarata e a cegueira noturna. O que também colabora para o fortalecimento do sistema imunológico e assim evita o aparecimento de doenças.
  • Ajuda a diminuir inflamações no sangue
  • Potencializa a absorção de nutrientes e outras vitaminas pelo corpo.
  • Melhora a artrite, pois possui propriedades anti-inflamatórias e assim ajuda a diminuir inflamações e dores nas articulações.

Óleo de abacate ajuda a emagrecer?

O Óleo de Abacate pode ser ótimo para controlar o apetite e aumentar a saciedade, dessa maneira ele ajuda no emagrecimento. Ele também possui glutamina que é responsável por ajudar a ter um efeito detox no organismo e assim a limpar as toxinas que podem prejudicar o emagrecimento.

Esse óleo também é responsável pelo controle dos níveis de cortisol no corpo, esse é um hormônio no geral liberado em situações de estresse. E quando os níveis dele estão altos o cortisol dificulta o emagrecimento e ainda contribui para o acúmulo de gorduras, a retenção de líquidos e também aumenta o apetite.

Por isso, com o controle do cortisol é possível aumentar o metabolismo, controlar o apetite e assim conseguir emagrecer mais rapidamente.

Onde encontrar o óleo de abacate?

Esse é um óleo que pode ser encontrado já pronto para o consumo ou que você mesmo pode fazer em casa. Lembrando que é preciso seguir corretamente a receita para que não haja perda das propriedades da fruta.

Veja abaixo como é fácil fazer!

Ingredientes

  • 2 abacates

Como fazer

oleo de abacate como fazer

Corte os abacates ao meio e coloque a polpa da fruta em um prato e amasse com um garfo até que fique uma massa homogênea. Depois coloque a massa em formas de alumínio em finas camadas, quanto mais fino melhor, pois assim secará mais rápido.

Deixe a massa secando ao sol durante um dia todo e retire no fim da tarde. Retire a massa e coloque em um pano fino de algodão, torça o pano e recolha o óleo que irá sair embaixo.

Essa receita rende em média 25 ml de óleo de abacate e pode ser utilizado logo em seguida da sua extração.

Nutricionista Explica tudo sobre o óleo de abacate: Benefícios, Quantidade Recomendada Dicas e Orientações.

Ajuda no emagrecimento, no controle do colesterol, Veja Como Incluir na alimentação.

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse artigo, deixe-a nos comentários!

PROPAGANDA