O Que São os Radicais Livres e Como Agem no Nosso Organismo?

O Que São os Radicais Livres?

É provável que esse termo não te seja estranho, mas você efetivamente sabe o que são radicais livres? Não? Então tá na hora de descobrir, porque eles fazem diferença na sua vida!

Tratam-se basicamente de moléculas com um número ímpar de elétrons, o que as torna instáveis e reativas, buscando sempre ceder elétrons ou capturar elétrons de outras células para manter o próprio equilíbrio.

Normalmente eles não trazem nenhum prejuízo ao organismo, mas quando ocupam mais espaço do que deveriam podem prejudicar nossas proteínas, lipídios e até o nosso DNA!

Como os Radicais Livres Agem no Nosso Organismo?

No organismo podemos encontrar vários tipos de radicais livres, que tem funções e origens distintas. Por exemplo, os endógenos são produzidos pelo próprio corpo afim de proporcionar variações bioquímicas que ajudam na geração de energia, nos mecanismos de defesa e na ativação dos ossos genes.

Já os exógenos são produto de ação externa ao corpo, sendo produzidos na atmosfera e incorporados ao nosso organismo por fatores variados, que vale a pena a gente conhecer para evitar que se tornem uma constante e acabem nos fazendo mal. Vamos lá?

  • Poluição – Encontramos nos poluentes do meio ambiente materiais cheios de antioxidantes, que quando entram no epitélio respiratório formam radicais livres nocivos a nossa saúde;
  • Radiação – Quando continuamente nos expomos à radiação ultravioleta podemos causar mutação no nosso DNA, que é capaz de nos causar câncer de pele;
  • Alimentação Cheia de Gordura – Muita gordura na dieta causa gordura demais no fígado, que permite que se produzam mais radicais, capazes de prejudicar as proteínas, lipídios e até o DNA das nossas células;
  • Fumar – Existem radicais livres na fumaça do cigarro, que agem juntamente a nicotina, prejudicando as células de lipídios presentes no nosso corpo;
  • Beber álcool – Beber demais diminui os níveis de antioxidante no nosso organismo, o que acaba prejudicando as suas defesas;
  • Atividade Física em Excesso – Quanto mais oxigênio no corpo mais radicais livres teremos no organismo, por isso devemos sim nos exercitar, mas com moderação;

É Possível Combater os Radicais Livres? Se sim, Como?

Naturalmente é essa a dúvida que acaba prevalecendo depois de mostrarmos os males que o excesso de radicais livres pode trazer ao organismo. Afinal, não queremos fazer mais mal para o nosso corpo, certo?

A boa notícia é que felizmente existem sim maneiras de combater os radicais livres presentes no organismo. Quer saber como? Veja as dicas a seguir:

Faça Atividades Físicas Moderadamente e Regularmente

Como dissemos anteriormente exercício físico demais nos leva à exaustão e enche nosso organismo de oxigênio, lotando o corpo de radicais livres, mas se praticamos atividades físicas regulares e moderadas fazemos justamente o contrário! Isso porque um melhor condicionamento físico faz com que nosso corpo produza mais enzimas antioxidantes, que combatem essas terríveis moléculas!

Consuma Alimentos Que Sejam Ricos em Antioxidantes

Uma dieta com muito antioxidante vai ajudar você a fortalecer o seu sistema de defesa, sendo assim uma ótima ferramenta contra a proliferação de radicais livres no seu organismo!