Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1500556100
Vida do cache: 1500599300
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Alimentação Bem Estar

Aprenda o Que São Ácidos Graxos, as Formas que eles se Apresentam, as Melhores Fontes e sua Importância Para o Nosso Organismo.

Aprenda o Que São Ácidos Graxos, as Formas que eles se Apresentam, as Melhores Fontes e sua Importância Para o Nosso Organismo.
Gostou! Classifique

O Que São os Ácidos graxos?

Os ácidos graxos nada mais são do que moléculas formadas por cadeias de carbono! Elas se ligam aos átomos de hidrogênio contando também com pelo menos um radical ácido em suas extremidades!

Como os Ácidos Graxos se Apresentam?

Os ácidos graxos podem se apresentar de várias formas, sendo as principais a forma saturada, na qual os carbonos apresentam ligações simples ou não-saturada, na qual os carbonos se apresentam com uma ou mais ligações duplas.

Quando acontece apenas uma única ligação dupla na cadeia chamamos o ácido graxo de monoinsaturado. Quando acontecem duas ou mais ligações ele é chamado de poli-insaturado!

O normal é que as gorduras apresentem na sua composição uma série de ácidos graxos saturados. Os óleos por sua vez já apresentam ácidos graxos não-saturados! Essas distinções são facilmente notadas nos diferentes estados físicos apresentados por esses compostos, especialmente quando a temperatura do ambiente é modificada.

É importante ressaltar que quanto mais elevada a concentração de ácidos graxos saturados por lipídios for ainda mais sólidos eles vão se apresentar!

Quais são as Melhores Fontes de Ácidos Graxos?

alimentos fonte de acidos graxos

A resposta aqui é “depende”! Como se tratam de muitos ácidos graxos diferentes cada um tem a sua melhor fonte. Veja a seguir a listagem:

  • No caso dos saturados as melhores fontes para consumi-los são a carne vermelha (tanto bovina quanto suína), os chocolates, os ovos, leite integral e seus derivados variados e também gordura animal;
  • No caso dos monoinsaturados podemos consumi-los com maior qualidade quando apostamos em óleos como o óleo de amendoim, o azeite de oliva e o óleo de canola ou as nozes e o abacate;
  • No caso dos poli-insaturados podemos consumi-los a partir da aposta em óleos extraídos unicamente de vegetais, como os óleos de milho, girassol e soja. Também podemos encontra-los nas castanhas, nas amêndoas e nos peixes;

Quão Importantes são os Ácidos Graxos Para o Nosso Organismo?

Não é por acaso que eles são considerados por muitos como essenciais. Eles não são produzidos pelo nosso organismo, mas ainda assim são fundamentais para a manutenção da nossa vida e também do nosso bem estar.

Quando você for consumir alimentos ricos em variados ácidos graxos saiba que estará oferecendo essas maravilhas para o seu organismo:

  • Estará mantendo os níveis dos lipídios em uma quantidade tolerável para o sangue, que não irá prejudicar a sua saúde, pelo contrário;
  • Estará ajudando o seu organismo a controlar com mais facilidade inflamações, infecções e lesões variadas que possam surgir;
  • Estará auxiliando na regulação da sua própria pressão arterial;
  • Estará ajudando o seu sangue a se coagular melhor, mais rápida e adequadamente;
  • Estará favorecendo e muito a sua produção de hormônios, o que é importantíssimo para todos nós, mas principalmente para as mulheres;
  • Estará ajudando o seu corpo a produzir ainda mais anticorpos;

Você sabia?

Algumas espécies de animais, como aqueles que hibernam ou alguns pássaros que migram acabam tendo nos ácidos graxos a sua única fonte real de energia!

Loading...

Gostou Comente no Facebook