O que é sarcopenia, suas consequências e tratamento.

Você já ouviu falar em sarcopenia? Essa palavra derivada do vocabulário grego dá o nome a uma condição natural do envelhecimento: perda de massa muscular. Esse é um dos grandes problemas da terceira idade, pois atinge a locomoção, prejudica a qualidade de vida e diminui a expectativa dela.

Vamos agora falar um pouco mais sobre essa condição, todas as consequências que ela pode trazer aos indivíduos e formas de prevenir e tratá-la!

O que é sarcopenia?

O processo de envelhecimento é inevitável, mas isso não significa que essa tenha que ser uma fase da vida na qual deixamos de ser independentes.

O que é sarcopenia

Com o avançar da idade, a locomoção tende a ficar mais difícil por conta da natural perda de massa muscular a qual damos o nome de sarcopenia. Após os 60 anos, isso é perfeitamente normal e há uma redução progressiva da força.

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De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria, a perda de massa muscular pode chegar a quase 50% após os 80 anos de idade. É um valor considerável e que tende a causar inúmeros prejuízos, não só para a saúde física, como também para a saúde mental.

Quem pode ter sarcopenia?

Apesar dos idosos serem o público-alvo, qualquer pessoa pode ter sarcopenia, independente da idade.

Por exemplo, um jovem que apresente deficiências nutricionais, que se alimente de forma adequada e seja sedentário, pode ter sarcopenia. Uma pessoa que se alimenta adequadamente, mas apresenta dificuldade na absorção de certos nutrientes como os aminoácidos, também pode apresentar a sarcopenia.

Portanto, devemos ficar sempre atentos a nossa alimentação, afinal de contas, “somos o que comemos”.

Quais as consequências da sarcopenia?

Os primeiros sinais de sarcopenia tendem a aparecer de forma de que o indivíduo comece a encontrar dificuldade em realizar coisas no seu dia que eram corriqueiras.

Por exemplo, quem costumava ir à padaria todos os dias, pode começar a sentir um certo mal estar com uma tarefa tão corriqueira. Se você tem escadas em casa, também pode começar a sentir cansaço ao subi-la.

Em um estado mais avançado, as quedas podem começar a ficar frequentes e um simples desequilíbrio pode causá-las. Andar nas ruas pode ser bastante complicado por conta dos desníveis e demais obstáculos.

Tudo isso pode levar a um aumento de fraturas, algo bem comum se pararmos para pensar, por exemplo, que mulheres em idade avançada são propensas a ter osteoporose. Depois da menopausa, elas perdem estrogênio, um hormônio que funcionava como um “protetor” dos ossos.

Assim, diversos fatores passam a contribuir para uma menor qualidade de vida e redução da expectativa.

Qual o tratamento nutricional para a sarcopenia?

A perda de massa muscular pode ser evitada ou mesmo desacelerada por meio de uma dieta mais saudável e nutritiva. Lembre-se que o corpo está precisando de mais nutrientes que anos antes, portanto, é preciso readequar a dieta.

O mais importante é consumir alimentos ricos em proteínas como as carnes. De acordo com as recomendações nutricionais, devemos ingerir de 1 a 1,2 gramas de proteína para cada quilo por dia. Por exemplo, uma pessoa que pesa 70 quilos precisa ingerir 56 gramas de proteínas todos os dias.

Assim, alimente-se com ricas fontes proteicas como o frango que, além de ter um valor mais acessível, é rico em proteína – 100 gramas tem 32,8 gramas de aminoácidos. Para isso, é importante também ter uma balança de comida em casa.

Caso você tenha alguma dificuldade em consumir carnes e outros alimentos como o tofu ou feijão, é possível também consumir os suplementos proteicos como o Whey Protein. Hoje existe uma grande variedade deles, inclusive para os veganos.

Vídeo Tutorial Completo Sobre Sarcopenia no Idoso.

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Além de consumir o Whey Protein, existem outros suplementos alimentares que podem ajudá-lo a ter uma dieta mais balanceada. Veja quais são eles e como consumi-los!

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