O que é kefir, para que serve, como fazer e benefícios

Nutrir o organismo com uma boa alimentação é essencial, mas você sabia que podemos melhorar a saúde consumindo bactérias vivas e até mortas? Neste artigo, vou explicar a você o que é kefir, para que serve, quais os benefícios e como fazer em casa o kefir de leite usando Yakult, danone, iogurte, dentre outras formas de adquirir o probiótico!

Kefir o que é e para que serve

Quando ouvi falar desse assunto, logo me veio à cabeça: kefir o que é isso? Pesquisando, então, descobrir que se trata de um preparado bacteriano, isto é, um alimento caseiro a base da fermentação de bactérias gram positivas, ou seja, benéficas ao nosso organismo. Citando o que é o kefir de leite, por exemplo, fermentado depois de alguns dias, com ou sem lactose, transforma-se em uma colônia viva de milhões desses agentes microscópicos, os quais são super saudáveis ao trato gastro intestinal.

o que e kefir

Por ser parecido com a coalhada, algumas pessoas costumam perguntar o que é kefir e para que serve essa mistura bacteriana e há quem ainda sinta um pouco de aversão quando olham o kefir fermentado dentro da garrafa pet ou tapeware. Assemelhando-se ao leite que azedou, o gosto e cheiro podem não ser agradáveis, mas ao descobrir para que serve o kefir, a maioria das pessoas vai querer consumi-lo.

kefir-para-que-serve

De modo resumido, o kefir serve para que o organismo reaja às possíveis infecções e contaminação pelo excesso de bactérias gram negativas. Com isso, o sistema imunológico libera mais glóbulos brancos, se fortalecendo e começa a se curar.

Kefir e seus benefícios

O principal benefício do kefir ao ser humano está relacionado ao combate e controle de doenças causadas por bactérias ruins. Quando ingerido, as bactérias gram positivas como, por exemplo, os lactobacilos do kefir, mesmo estando mortos, em contato com o muco protetor da parede estomacal e intestinal, fazem o organismo aumentar o sistema imune inato. A partir daí, as bactérias gram negativas começam a diminuir, e a saúde vai melhorando.

kefir-beneficios-comprovados

Portanto, os benefícios do kefir para a saúde são:

  • aumentar a imunidade inata
  • tratar problemas como a disbiose
  • atuam prevenindo diabetes
  • agem na prevenção da esteatose hepática
  • tratam e previnem infecção urinária

Quanto aos benefícios do kefir para a pele, pode ser citada a redução de alergias uma vez que as bactérias do kefir liberam bacteriocinas, proteínas que destroem bactérias ruins na parede celular do intestino e isso ajuda em doenças autoimune como, por exemplo, casos alérgicos cutâneos.

Kefir emagrece ou engorda?

Qualquer alimento consumido pode engordar ou emagrecer, pois depende da pessoa praticar atividade física a fim de queimar calorias ou levar uma vida sedentária e ir acumulando gordura. Por isso, posso dizer a você que está perguntando se kefir engorda ou emagrece: vai depender de você.

Levando em consideração apenas o alimento em si, não é tão calórico caso você use leite desnatado ou água, mais usando em relação a como fazer kefir para emagrecer. Nesse caso, é importante conseguir com alguém que já tenha a cultura de bactérias kefir, pegar uma muda, ir alimentando certinho e ele vai crescer rápido.

Como fazer kefir em casa

Existe mais de um tipos de kefir caseiro, então eu vou deixar a receita dos mais conhecidos, aliás, os únicos existentes. Confesso que achei trabalhoso, mas no vídeo abaixo, aprenda como fazer o kefir de leite:

Você pode usar o produto laticínio de saquinho porque o de caixinha contém muito conservante, aí fica mais saudável como fazer kefir com leite pasteurizado. Achei bacana alguns comentários, onde a pessoa diz que só consegue evacuar devido a esse alimento, para que serve o kefir de leite eis aí um benefício: melhoria do trânsito e funcionamento intestinal.

Prosseguindo, assista agora o passo a passo de como fazer kefir de água:

Quando for cultivar, para uma proliferação mais rápida das bactérias gram positivas, use sempre água sem cloro, preferencialmente mineral, em uma jarra de vidro com tampa. Você aprendendo isso sobre o kefir de água como fazer, depois basta ir cultivando e usufruindo dos benefícios à saúde.

Como fazer iogurte com lactobacilos kefir

A receita de como fazer yakult com kefir, usando iogurte de morango, danone grego ou outro ingrediente natural vai depender de sua criatividade. Confira no vídeo a seguir:

Só lembrando no que diz respeito aos lactobacilos vivos kefir para que serve: fortalecer a saúde e ajudar o organismo a combater problemas causados pela disbiose (aumento de bactérias ruins).

Como fazer queijo fresco com kefir

E finalizando este artigo, vou deixar um vídeo ensinando a como fazer queijo de kefir do tipo minas e usando também iogurte natural. Veja só:

Agora, tendo explicado o que é kefir e seus benefícios para a saúde, despeço-me com um grande abraço e convido você a deixar seu comentário. Fique à vontade!!