Você tem alergia? Saiba o que a histamina tem a ver com isso!

Você deve conhecer alguém que tem algum tipo de alergia ou você mesmo pode ter. As pessoas podem ser alérgicas à comida, a medicamentos, à poeira (nesse caso temos a famosa rinite alérgica que afeta cerca de 30% dos adultos no Brasil), entre outras possibilidades. Tudo isso tem a ver com uma substância: a histamina.

O que é histamina?

Quimicamente falando, a histamina é um composto nitrogenado orgânico. A histamina é formada a partir do aminoácido histidina num processo conhecido como descarboxilação. A primeira vez na história em que essa substância apareceu foi em 1910 e pode ser classificada como um mensageiro químico ou como um mediador do sistema imune.

O que é histamina

A histamina está envolvida em várias situações dentro do nosso corpo. Ela realiza a contração da musculatura lisa (especialmente a do intestino e dos brônquios), aumento da secreção das mucosas, vasodilatação e maior permeabilidade dos vasos. Também pode estar envolvida em outros quadros como taquicardia, variação na pressão arterial, arritmias e outros.

Porém, de todas as funções biológicas das quais a histamina participa, a reação alérgica provocada pelo sistema imune é a mais importante.

Como funciona o mecanismo da reação alérgica?

Tudo começa quando o nosso corpo entra em contato com o que considera um agente invasor, também chamado de antígeno. A partir disso, o corpo desencadeia uma sequência de reações sendo que a primeira a ativação do anticorpo do tipo igE ou imunoglobulina E, encontrada em quantidade moderada na superfície de uma das nossas células de defesa, os mastócitos.

Ao acontecer essa ativação, o mastócito, uma célula que contém em seu interior uma quantidade significante de histamina, é destruída, liberando o assim o conteúdo presente em seu interior. Porém, um caso isolado não caracteriza a alergia. É preciso que o agente causador, ou seja, o alérgeno esteja presente ativando constantemente a imunoglobulina E.

O que a histamina tem a ver com a resposta anafilática?

Primeiro, vamos saber o que é resposta anafilática. Também chamada de anafilaxia, é uma resposta grave do organismo a um antígeno e que acontece em apenas 1 ou 2 minutos. Diversos sinais e sintomas podem acontecer:

  • incontinência urinária;
  • convulsões;
  • perda de consciência;
  • erupção cutânea;
  • coceira;
  • bradicardia ou qualquer tipo de desconforto na região do peito;
  • dificuldade para engolir;
  • diarreia;
  • náuseas e vômitos;
  • dificuldade para respirar;
  • vertigem e tontura.

Nessas pessoas, há uma reação exagerada da reação alérgica e uma grande quantidade de histamina começa a atacar o corpo tentando remover o agente invasor. A pessoa deve ser levada imediatamente para o hospital, pois a anafilaxia pode ser fatal se não for tratada rapidamente.

Quais são as principais causas da alergia?

Há diferentes tipos de alergias e as principais podem ser respiratórias, dermatológicas e alimentares.  Vejamos agora um pouco sobre cada uma delas:

1. Respiratória

Nesse grupo temos duas situações bem comuns: a rinite alérgica e a asma.

A asma é caracterizada, principalmente, pela sensação de cansaço causada pela falta de ar e vem acompanhada de chiado no peito, tosse e sensação de aperto no peito. A exposição a certos alérgenos como poeira, pelo de animais e outros do tipo pode desencadear a crise.

Já a rinite alérgica tem como principais sinais e sintomas espirros repetidos, nariz congestionado, coceira na garganta, nariz e olhos e a tosse seca noturna também pode aparecer.

2. Dermatológica

Aqui encontramos várias formas de alergia como a urticária que pode ser causada por picadas de insetos, doenças autoimunes e outros, a dermatite atópica na qual há uma predisposição genética por conta de uma maior produção do igE e a dermatite de contato quando a pessoa tem alergia a produtos químicos como detergentes, esmaltes, bijuterias e outros.

3. Alimentar

É bastante comum encontrar pessoas que têm alergia a frutos do mar como o camarão ou a oleaginosas como o amendoim. Mas há também outros problemas alérgicos alimentares menos comuns como ovo, soja, leite e demais.

Fique bem atento a alguns desses sinais e sintomas citados nesse post. A qualquer suspeita, vá ao hospital no mesmo instante!

Leia Também:

Nariz Entupido: Dicas de Tratamentos Naturais.

Repelente Caseiro Fácil: Receitas Infalíveis!

Rosácea | O que é, Quais as Causas e Tratamento Caseiro?

Dermatite O Que é? Quais os Tipos e Tratamentos?

Que tal compartilhar esse post nas redes sociais e ajudar outras pessoas? Mostre a elas como a histamina consegue interferir na nossa saúde!