Alimentação

O que é escarola, como fazer, benefícios e muito mais!

Provavelmente você já deve ter ido à pizzaria e pedido uma pizza de escarola ou então se deparou com esse sabor enquanto olhava o cardápio. Mas você sabe, ao certo, o que é escarola? Nesta matéria, você vai descobrir e ficar por dentro dos principais benefícios, receita, como fazer escarola refogada e tudo mais que for relevante relacionado a esse assunto. Então continue lendo e confira a partir de agora!

Escarola é uma fruta?

Parece estranha a pergunta, mas muita gente não sabe se escarola é fruta ou verdura. Bom, quem conhece ou já viu esse alimento, sabe que é folhoso, de cor verde e, portanto, já tem a resposta. Acontece, entretanto, que há sim aqueles que nunca viram escarola e, por isso, acabam se questionando, mas aí está a resposta.

O que é escarola

escarola o que é

Escarolas são verduras esverdeadas com a folha uma pouco mais grossa e firme do que a alface, por exemplo, sendo, porém, bem parecidas com essa outra verdura tão consumida em nosso dia a dia. Costuma ser confundida com chicória devido ao amargor que possui, mas são plantas diferentes apesar da semelhança.

Mas afinal de contas, escarola é bom pra que além de fazer pizzas e esfihas? Dê só uma olhada nas vantagens que essa verdura tão apetitosa tem a lhe oferecer – basta apenas consumir algumas folhinhas ao dia!

Nutrientes e benefícios

Os benefícios da escarola são diversos, assim como os oferecidos pela maioria das verduras. O primeiro deles é seu potencial no auxílio aos que estão lutando contra a balança, ou seja, a quem deseja perder peso. A escarola conta com fibras em sua composição e, por isto, é uma excelente opção de alimento para inserir em sua dieta já que vai te deixar saciado(a) e contém pouca caloria. O resultado? Você mais magro(a) e de bem consigo mesmo(a)!

Mas o emagrecimento não é o único benefício da escarola. Saiba quais são os outros:

Vitamina A – ajuda o corpo a ficar mais forte contra infecções, estimula o apetite e é boa para manter a visão saudável.
Vitaminas B2 e B5 – deixam a pele saudável, mais bonita, ajudam-nos a crescer, tornam o aparelho digestório mais resistente bem como o sistema nervoso.
Cálcio – também presente na escarola, é essencial quando os ossos estão se formando e também a arcada dentária, dando auxílio no processo de coagular sangue e transmitir normalmente impulso nervoso.
Ferro – forma as hemoglobinas, tendo a ver com cada glóbulo vermelho e com a oxigenação em todo o corpo.

Além de saber o que é escarola, é importante entender que ela é capaz de neutralizar certos ácidos, além de ser um depurativo sanguíneo, laxativo e ser fonte de minerais.

Como fazer escarola

escarola como fazer
Por se tratar de uma verdura, o jeito mais fácil de consumi-la é “in natura”, isto é, ao natural, em forma de salada. A receita de escarola em questão envolve apenas lavar, picar algumas folhinhas, temperar ao seu gosto e servir.

É claro que você também tem como fazer escarola refogada, do mesmo jeito que você prepara uma couve, almeirão ou chicória. Pique algumas folhas, depois de lavar bem, coloque em uma panela e vá mexendo. Depois é só acrescentar um pouquinho de água. O tempero fica a seu critério. Esse é o modo mais simples e rápido de como refogar escarola sem nenhuma complicação.

Como tirar o amargo da escarola

O primeiro passo é lavar bem as folhas, picar bastante, e depois lavar. Deixe, então, a escarola picada por uns 40 minutinhos de molho na água e, após esse período, escorra – o amargor vai diminuir bastante, proporcionando uma salada deliciosa ou um prato refogado bem apetitoso.

No vídeo a seguir, você pode ver como tirar o amargor da escarola:

Agora você já está ciente de o que é escarola, receita, como fazer refogada, benefícios e outras informações, então já pode incluí-la em suas refeições e aproveitar de todas as vantagens. Lembre-se de usar sua criatividade e criar receitas incríveis com escarolas, às quais vão desde bolinhos, esfiha aberta, mini pizzas, e outros pratos!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.