Alimentação Bem Estar

O que é ácido fólico e para que serve?

O que é ácido fólico e para que serve?
5 (100%) 2 votes

Se você já engravidou ou se tem algum parente ou amiga próxima que já teve filho, deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico. Essa substância é essencial para o funcionamento do nosso organismo, especialmente para as gestantes.

Essa substância exerce diversas funções importantes e é exatamente sobre isso que vamos falar agora!

ácido folico beneficios

O que é ácido fólico e para que serve

O que é?

Essa substância é também conhecida pelo nome folato, vitamina B9 ou metilfolato. Assim, o ácido fólico é uma das vitaminas presentes no complexo B e pode ser encontrado facilmente em diversos alimentos. Você deve comê-los todos os dias e ainda nem se deu conta.

O que encontramos na comida, na verdade, é o folato. O ácido fólico é a substância na sua forma sintética, manipulada em laboratório e pronta para ser absorvida pelo nosso corpo.

Para que serve?

O ácido fólico possui diversas funções sendo que, a mais conhecida de todas, é a de ajudar no fechamento do tubo neural do bebê que ainda está em formação. É por isso que, durante o pré-natal, todos os profissionais de saúde prescrevem essa substância para as mães.

A formação perfeita do tubo neural é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto e, consequentemente, para todas as outras partes do corpo, especialmente para o cérebro. O tubo se fecha entre 21 e 28 dias depois da concepção e assim os feixes neuronais ficam protegidos, seguindo com a gestação normal.

Quando o tubo não se fecha, esses feixes ficam expostos, causando uma série de problemas para o desenvolvimento do bebê. Ocorre um Defeito no Fechamento do Tubo Neural (DTN), mais popularmente conhecido como Espinha Bífida.

Além dessa, há diversas outras funções e Benefícios que o ácido exerce no nosso organismo e vamos conhecer cada uma delas agora.

Melhora o funcionamento do cérebro

O folato não é importante apenas enquanto estamos nos formando, mas também durante o nosso crescimento e ainda na idade adulta. Ele melhora o funcionamento do sistema nervoso como um todo, melhorando a capacidade cognitiva e a nossa saúde emocional.

Uma forma bem clara de mostrar isso é a partir de um estudo realizado na Flórida. Ele constatou que 40% dos quadros depressivos eram causados pela deficiência de folato na dieta.

Aumenta a imunidade

O nosso sistema imune é o responsável pelas defesas do corpo, ou seja, quando algum micro-organismo como, por exemplo, as bactérias invadem, as células de defesa estão prontas para atacar e destruí-las.

Unhas, cabelo e pele mais fortes

Qualquer substância do complexo B é indicada para melhorar unhas, cabelos e pele. O folato, por exemplo, ajuda a combater a dermatite e a acne, deixa a pele mais saudável e acelera o crescimento das unhas e também dos cabelos deixando-os mais fortes.

Ácido fólico, faz bem ao coração

Existe um aminoácido chamado de homocisteína que afeta negativamente o nosso sistema cardíaco e impede a reparação celular. Além disso, essa substância deixa os vasos mais rígidos e, por causa disso, a pressão arterial aumenta.

O ácido fólico, ao se unir com as vitaminas B6 e B12 consegue formar um complexo que ajuda na redução das taxas desse aminoácido.

Onde encontrar o ácido fólico?

Diversos são os alimentos nos quais encontramos o folato, hortaliças escuras como couve, espinafre e salsa são bons exemplos. Alimentos integrais como grãos, aveia, cereais e algumas leguminosas como o feijão também devem fazer parte do seu cardápio.

Certamente, alguns dos citados acima, você já consome na sua refeição naturalmente. Mas, se você se encontra no período gestacional, será necessária uma suplementação de ácido fólico para assegurar a saúde do bebê.

Ácido Fólico: Como Tomar, Alimentos Recomendados, Dicas e Orientações Importantes:

Leia Também:

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o ácido fólico? Conheça também sobre outra substância importante do complexo b: a vitamina B12!

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.