Nutricionista | Saiba tudo Sobre Essa Profissão

Cada vez mais presente nos dias de hoje, o nutricionista vem se destacando no mercado de trabalho como um dos profissionais mais requisitados e procurados, principalmente devido à busca pelo corpo perfeito. Mas você sabe o que é preciso para fazer parte desse time ou apenas se interessa pelo assunto de um modo geral? De toda e qualquer forma, continue lendo esse texto e descubra aqui muitas curiosidades sobre essa profissão.

O Que é Um Nutricionista?

O nutricionista é um profissional voltado para a alimentação humana e seus efeitos. São necessários de 4 a 6 anos de estudo para se formar, sendo que o formando sai da faculdade com um olhar diferente, muito mais crítico e humano sobre a alimentação em geral.

Desde meados de 1991 existe uma regulamentação que possibilita ao profissional formado em nutrição prescrever dietas à pessoas doentes e sadias, avaliando as necessidades de nutrientes do organismo e possibilitando uma série de tratamentos no combate a diversos males como a diabetes, problemas no sistema gastro-intestinal, dislipidemia e, uma das campeãs atuais, a obesidade.

Dica: não confunda nutricionistas com nutrólogos. O nutrólogo se forma em medicina com graduação em nutrologia, que visa sanar as doenças provocadas por uma alimentação inadequada através de suplementos, medicamentos ou até mesmo intervenção médica.

Quando Surgiu a Função de Nutricionista?

Durante um dos períodos sombrios da humanidade, a primeira guerra mundial, surgiu a necessidade de especialização de profissionais voltados à área dietética e nutricional. Foi criada então a associação americana de dietética em Cleveland, Ohio, por volta de 1917, onde os profissionais formados recebiam a denominação de dietistas.

No Brasil, apenas por volta de 1939, foi criado o primeiro curso, já conhecido como nutrição, o qual foi ministrado pela Universidade de São Paulo; mas a regulamentação só surgiu em 1991.

Saiba Quais as Funções de Um Nutricionista

Cabe ao profissional nutricionista estudar e avaliar os hábitos alimentares do paciente, elaborando um diagnóstico nutricional baseado em dados clínicos, antropométricos, bioquímicos e alimentares, possibilitando a supervisão, análise, avaliação e planejamento de toda e qualquer dieta e seus efeitos para o organismo do indivíduo.

O exercício de suas funções nutricionais pode ser exercitados em ambientes escolares, hospitalares, academias e empresas em geral, visando uma alimentação rica e balanceada, que proporcione o perfeito exercício de todas as atividades que venham a ser exigidas.

O Que Faz um Nutricionista Funcional?

A nutrição funcional visa prevenir doenças causadas pelo desequilíbrio do organismo decorrente da má alimentação, água imprópria e até mesmo o ar que respiramos. Também pode levar em consideração as alterações emocionais e a quantidade de atividade física necessária, seja para mais ou para menos.

Cada organismo funciona de uma maneira e possui necessidades diferentes de vitaminas, minerais e demais nutrientes, por isso é tão importante uma avaliação de cada pessoa antes de elaborar uma dieta específica, e essa é uma das funções principais do nutricionista.

Saiba Mais Sobre o Nutricionista Esportivo

É muito importante para qualquer atleta uma alimentação rica e balanceada com todos os micro e macronutrientes necessários para proporcionar mais energia e recuperação, prevenir lesões e, é claro, gerar massa magra e não gordura corporal.

Aliada à prática de atividades físicas regulares e acompanhamento médico adequado, a dieta elaborada pelo nutricionista proporciona ganho de músculos, gerando maior resistência e disposição na hora de executar múltiplas tarefas, principalmente na área esportiva, onde os resultados são primordiais.

Concluindo, seja qual for a área ou necessidade, agora ficou ainda mais evidente que não se deve começar uma dieta nem um treinamento sem antes realizar uma avaliação nutricional, agindo corretamente você só tem a ganhar.

            Nutricionista BH, Conheça as Melhores Clinicas

ATENÇÃO: O site dietaeboasaude.com.br tem como função apenas ser um espaço informativo, um espaço de divulgação e educação sobre assuntos de bem-estar, nutrição, entre outros relacionados à saúde. Contudo, é preciso antes de iniciar ou tomar qualquer atitude consulte sempre um médico.

 Nutricionista BH, Conheça as Melhores Clinicas