Nutrição Esportiva | Importância dos Grupos de Alimentos

Nutrição Esportiva é uma área da nutrição que estuda as melhores práticas alimentares para quem pretende praticar exercícios físicos. Todos os atletas profissionais, no mundo todo, contam com nutricionistas especializados, que são responsáveis por programar suas dietas de acordo com os objetivos que desejam alcançar no esporte que praticam. Cada alimento que ingerimos causa uma reação química diferente em nosso organismo. Uns geram mais energia, enquanto outros dão mais força aos músculos.

Nessa alimentação é formada por diferentes grupos de alimentos: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais. Todos os grupos são importantes para uma nutrição esportiva efetiva, mas o que difere conforme o tipo de esporte a ser praticado e qual o objetivo que o atleta deseja alcançar com o corpo está nas diferentes porções de cada um destes grupos de alimentos.

Entenda Como os Grupos de Alimentos São Importantes na Nutrição Esportiva:

Carboidratos

Os carboidratos são alimentos que devem estar sempre presentes no cardápio da nutrição esportiva, pois eles são os responsáveis por fornecer energia e disposição. Além disso, também dão volume aos músculos e são muito importantes na recuperação do corpo após a realização dos exercícios.
Algumas fontes de carboidratos: pães, massas, mandioca, frutas, cereais e etc.

Proteínas

Extremamente importantes na reparação e também na construção dos músculos. Mas não é preciso exagerar no consumo de proteínas, pois nosso corpo consegue alcançar a necessidade ideal muito facilmente. É muito comum que alguns atletas amadores façam uma dieta de nutrição esportiva somente baseada em proteínas o que é um erro muito grave.

Algumas fontes de proteínas: ovos, leite, queijos e derivados, carnes vermelhas, aves, peixes, feijão e soja.

Lipídios

Outro erro está no grupo dos lipídios. Quando não se conhece bem a área da nutrição esportiva, há pessoas que cortam os lipídios da dieta. Eles devem ser consumidos em menor quantidade do que os outros grupos, mas somente uma alimentação balanceada é saudável.

Os lipídios são as gorduras e têm funções muito importantes no organismo e no metabolismo, e ainda fornecem energia para a realização dos exercícios. O ideal é sempre optar por formas naturais de lipídios e não saturados.

Algumas fontes de lipídios: azeites, peixes, sementes, queijos amarelos, manteiga, frituras, doces, abacate, etc.

Vitaminas e Minerais

É muito comum a quem pratica exercícios acabar se esquecendo das vitaminas e minerais na hora de programar sua nutrição esportiva. E são muito importantes, pois são os responsáveis pela organização do corpo. Também ajudam à queima de gordura, na síntese das proteínas, formação de energia e mantêm nossos ossos e pele saudáveis. Além disso, muitas vitaminas são antioxidantes e evitam o envelhecimento precoce.

Algumas fontes de vitaminas e minerais: frutas, verduras, legumes, cereais, sementes, carnes, aves, leite e seus derivados e ovos.

Além disso tudo, para uma nutrição esportiva completa, não se pode esquecer da ingestão de líquidos! Durante os momentos de repouso, durante os exercícios físicos e após as atividades. Quanto mais líquidos o atleta ingerir, melhor será seu metabolismo e funcionamento dos órgãos como rins e músculos. A questão é cuidar para ingerir somente líquidos sem adição de açúcar.

Leia Também ↓

Nutricionista BH Conheça as Melhores Clinicas

Nutricionista, Saiba Tudo Sobre essa Profissão

Algumas fontes de líquidos sem adição de açúcar: água, água de coco, iogurtes naturais, sucos naturais de frutas e até gelatina.