Noni Benefícios, Para Que Serve e Como Preparar

Os super alimentos são cada vez mais comuns nas mesas, mercados e feiras dos brasileiros. Eles nada mais são do que sementes, frutas ou grãos poderosos que prometem verdadeiros milagres para seus consumidores. O mais novo desses alimentos é a Noni, uma fruta tropical proveniente da planta Morinda Citrifolia que originariamente era cultivada nas ilhas do sul dos países orientais, principalmente em Fuji.

Hoje, a fruta já é cultivada e colhida em várias partes do Brasil, como Amazônia, Pernambuco e Ceará, além de estados no Centro Oeste e Sudeste.

Ela está no centro da polêmica que envolve a Anvisa e alguns estudiosos que garantem que a Noni pode combater a diabetes, o colesterol e, ainda, ajudar a emagrecer. Por outro lado, a Anivsa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, afirma que o consumo excessivo do vegetal causa sérios danos a dois importantes órgãos do corpo humano: o fígado e os rins.

Benefícios da Noni

noni beneficios

noni beneficios

De acordo com alguns estudiosos, a Noni possui nada menos que 53 nutrientes, ou seja, é mesmo uma super fruta. Ela é capaz de combater o colesterol no sangue, ajudar na melhora da circulação e, também, controlar os níveis de insulina.

A fruta também ajuda no sistema imunológico e é apontada como a principal responsável pela absorção mais rápida dos nutrientes por nossas células. Para quem quer emagrecer, a frutinha milagrosa funciona como uma secadora de gordura e, por isso, vem ganhando cada vez mais consumidores no País.

Como Consumir a Noni

Hoje, os produtos industrializados à base da fruta não são permitidos no Brasil pela Anvisa. Por esse motivo, eles normalmente são encontrados misturados a outros agentes ou em forma de chá.

A Noni é encontrada em sucos, principalmente com sua junção em sucos de uva e maracujá, e pode ser consumida em até 200 ml diários.

noni emagrece

noni emagrece

Nas feiras e mercados já é possível encontrar a fruta para consumo. Ela se parece com uma fruta do conde quando ainda está verde, mas, depois de madura, ganha um aspecto mais leitoso e fica com uma coloração amarelada muito parecida com a do gengibre.

Assim como a fruta do conde, Ela possui polpa e caroço, ou seja, não tem fibra e, por isso, o consumo é mais fácil, e a polpa é mais concentrada.

Para quem não está acostumado, a fruta tem um cheiro e sabor muito fortes e pode algumas vezes causar estranheza ao paladar. Por esse motivo, é comum que, no princípio, se misture a fruta com um litro de suco de sua preferência, fazendo assim como que o paladar se acostume aos poucos com o gosto da exótica fruta asiática.

Por aqui, o quilo da fruta sai, em média, R$ 15, mas é possível encontrar quem venda o produto avulso por apenas R$ 2,00. Desse modo, é possível conhecer e experimentar.

Noni Pelo Mundo

Não é apenas no Brasil que a Noni vem fazendo um grande sucesso. Além de já ser consumida diariamente nos países asiáticos, a Noni ganhou consumidores assíduos nos Estados Unidos. Porém, diferentemente do Brasil, por lá a fruta só é encontrada em forma de cápsulas ou na forma de chás e folhas e, por isso, é vendida em lojas de produtos naturais.