Mostarda → Benefícios das Semente e das Folhas.

A mostarda é uma semente minúscula e as folhas da planta são grandes como as de uma alface. As sementes são muito utilizadas para preparar molhos e demais temperos, já as folhas, que muitas vezes são descartadas, possuem um elevado valor nutritivo pois são ricas em vitaminas, em proteínas e em sais minerais.

O molho feito com a mostarda, segundo relatos, apareceu pela primeira vez no continente indiano 3 mil anos a.C. É um alimento bastante antigo, tanto que é constantemente citado na bíblia. Hoje encontramos mostarda nos mais diversos formatos, sendo o molho o mais comum.

Mostarda faz mal?

Esse é um questionamento que muitos ainda se fazem. Pelo sabor forte e marcante, algumas pessoas acreditam que a mostarda faz mal à saúde, mas isso não chega nem perto da verdade.

Os romanos, por exemplo, usavam as sementes de mostarda para fins medicinais. Elas são ricas em nutrientes importantes como o selênio, que é bastante conhecido por conta das suas propriedades benéficas contra o câncer. Além disso, ele também se comporta como um agente antioxidante e também ajuda a glândula tireoide a funcionar melhor.

Vamos agora ver quais os benefícios que a mostarda (folhas e sementes) podem nos oferecer!

PROPAGANDA

Benefícios: folha de mostarda

folha de mostarda

Reduz o colesterol

A produção da bile pelo fígado precisa utilizar o colesterol circulante no organismo. A folha de mostarda aumenta a produção da bile e assim, mais colesterol passa a ser utilizado. Isso evita que essa gordura se acumule nas paredes dos vasos e assim desenvolva problemas como a hipertensão arterial ou situações mais graves como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Ajuda a desintoxicar o organismo

A folha de mostarda é rica em uma substância chamada glucosinolato. Ela, por sua vez, melhora o desempenho do fígado que consegue ativar as enzimas responsáveis pelo metabolismo das substâncias tóxicas.

Outra forma que a folha tem para desintoxicar o corpo é o fato de ter muita clorofila, substância que neutraliza metais pesados e demais produtos químicos dispersos na corrente sanguínea que adquirimos de produtos industrializados.

Auxilia no tratamento da osteoporose

A folha de mostarda não é rica em cálcio, mas, em compensação, possui uma grande quantidade de vitamina K. Esse nutriente está diretamente envolvido na mineralização óssea e ainda ajuda na remoção do mineral de algumas partes do corpo que não deveriam estar, por exemplo, nas articulações, formando cálculos nos rins e vesículas ou mesmo nos vasos sanguíneos, causando o enrijecimento de veias e artérias.

Benefícios: semente de mostarda

semente de mostarda

É rico em selênio

Pouco se fala nesse mineral, mas ele é fundamental para a nossa saúde. A semente de mostarda é riquíssima em selênio e, por isso, é capaz de oferecer os seguintes benefícios:

  • atua na prevenção do câncer;
  • combate os radicais livres;
  • fortalece o sistema imune;
  • regula o sistema endócrino;
  • auxilia na perda de peso;
  • atua na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • ajuda no ganho de massa muscular.

A deficiência de selênio pode causar inúmeros problemas como o desenvolvimento do hipotireoidismo, fadiga e fraqueza muscular. O ideal é que, a partir dos 14 anos, o consumo desse nutriente deve ser de 55 microgramas por dia.

Melhora a visão

Existem 2 substâncias na semente que ajudam na nossa visão: a luteína e a zeaxantina. Esses dois carotenoides podem melhorar e muito esse valioso sentido.

A luteína reduz as chances de desenvolver catarata, previne a degeneração da mácula, fortalece os tecidos oculares e aumenta a qualidade da nossa visão. A zeaxantina também consegue promover esses benefícios.

Melhora o trânsito intestinal

As sementes de mostarda são ricas em fibras e em uma substância chamada mucilagem. Quando estão no intestino, esses nutrientes conseguem acelerar a passagem do bolo fecal, reduzindo assim problemas como a prisão de ventre.

Como preparar molho de mostarda em casa

Quanto mais natural for a forma de preparo dos nossos alimentos, melhor para o corpo. Se você gosta muito do molho de mostarda, uma boa opção é começar a prepará-lo em casa. Veja abaixo como fazer:

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de sal;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de mel (se quiser);
  • 100 ml de água filtrada;
  • 50 ml de vinagre;
  • 100 gramas de mostarda em pó.

Modo de fazer

O preparo é bem rápido e simples, bastando misturar todos os ingredientes no processador ou liquidificador. Só pare de bater quando obtiver uma pasta visualmente homogênea e quando obter a consistência desejada. Depois, despeje a mistura em uma vasilha, tampe-a e leve à geladeira por 2 dias. Durante esse período a tampa não deve ser retirada em nenhum momento. Após esse tempo, o molho está pronto para o consumo!

Também possível plantar a sua própria mostarda em casa, tendo assim um molho praticamente orgânico, com poucos aditivos químicos. Basta um vaso pequeno ou mesmo a base de uma garrafa pet.

Você sabe outra receita de molho de mostarda? Comente aqui e compartilhe-a com outros leitores!

PROPAGANDA