Descubra todos os benefícios da moringa e como preparar o chá.

A moringa é uma planta bastante conhecida dos brasileiros e também utilizada na alimentação em algumas regiões do país. Diversos estudos científicos e também a sabedoria popular começam a descobrir os inúmeros benefícios que essa planta é capaz de oferecer. Ela consegue ajudar no crescimento dos cabelos, melhora a noite de sono, deixa a pele mais bonita, entre outros.

A moringa apresenta diversos outros benefícios que você conhecerá agora!

Moringa planta medicinal, Benefícios e Por que consumir.

Moringa planta medicinal

Moringa planta medicinal

1. Melhora o sistema imune

Uma das vantagens de consumir o chá de moringa é o fato dela conter vitamina C. Esse nutriente ajuda o nosso corpo a produzir mais células de defesa que fazem parte do sistema imune e nos defendem de agentes invasores como vírus, bactérias e outros.

Outro benefício que a vitamina C também apresenta é o fato dela aumentar a produção de colágeno, uma proteína que deixa a pele mais jovem e firme. Assim, você também a passa a combater as indesejáveis linhas de expressão.

2. Previne a anemia ferropriva

A anemia ferropriva é uma condição causada pela deficiência de ferro, um mineral essencial para a nossa saúde. A partir disso, muitos problemas podem acontecer, afinal de contas, essa substância precisa estar presente nas células do sangue para que a hemoglobina se ligue ao oxigênio que chega dos pulmões. Se o ferro não estiver presente, isso não acontece.

O ferro pode ser encontrado na moringa e oferece outros benefícios para saúde. Por exemplo, ele ajuda na síntese de DNA e também atua no metabolismo, ajudando no fornecimento de energia para todas as nossas necessidades.

3. Oferece ação antioxidante

A moringa é cheia de substâncias antioxidantes como os compostos fenólicos e flavonoides. Essas substâncias apresentam inúmeros benefícios já que podem nos ajudar a evitar uma série de doenças como a hipertensão arterial, o diabetes e, até mesmo, o câncer.

Quando o metabolismo acontece, ou seja, a utilização dos nutrientes que ingerimos na alimentação para manter o nosso corpo, diversas substâncias são produzidas. Elas, são chamadas de radicais livres e, em grande quantidade, trazem malefícios como a modificação da cadeia de DNA e aumento da probabilidade para a formação de um tumor.

4. Moringa é rica em ômega 9

Aqui estamos falando, na verdade, da semente de moringa. É ela a responsável por nos oferecer esse ácido graxo que faz tão bem para a nossa saúde.

O ômega 9, ao contrário das gorduras que fazem mal para o nosso organismo, possui apenas 1 dupla ligação entre carbonos. Isso faz com que ela seja facilmente metabolizada e utilizada pelo corpo. Assim, não se acumula ou forma placas de gordura como o colesterol LDL, por exemplo.

5. Ajuda na hipertrofia muscular

Sabia que as flores da moringa possuem 9 tipos diferentes de aminoácidos? Essas substâncias se unem e formam as cadeias proteicas, sendo responsável pela reparação e construção do tecido muscular.

Quando estamos nos exercitando e sentimos a musculatura doer no dia seguinte, significa que fibras musculares foram lesionadas e, para repará-las, é necessária a presença de aminoácidos. Assim, forma-se a hipertrofia muscular.

Como consumir a moringa

Toda a planta pode ser consumida, pois, como acabamos de ver, folhas, flores e sementes possuem propriedades benéficas para a nossa saúde. Além disso, até mesmo no caule foram identificadas substâncias que ajudam na prevenção da hipertensão arterial, mas elas ainda estão em estudo.

moringa cha

As sementes parecem como ervilhas e podem ser consumidas puras ou misturadas a saladas e pratos diversos. Também podem ser trituradas e consumidas na forma de farinha ou você também pode encontrar o óleo prensado da semente de moringa, também conhecido como Óleo Ben.

Para fazer o chá de moringa basta usar ½ litro de água fervente e 1 colher e meia de chá de folha de moringa. Despeje-as na água e abafe por cerca de 10 minutos. Depois basta coar e o chá estará pronto para beber. Você pode adicionar outros ingredientes como gengibre, suco de laranja e usar mel para adoçá-lo.

A semente da moringa está sendo usada até na produção de Biodiesel, Veja que interessante!

Você já bebeu chá de moringa ou tem o hábito de consumir as folhas em pratos quentes? Conte pra gente um pouco mais sobre essa planta!