Mirtilo Para Que Serve? Propriedades e Benefícios

Alguém aqui já ouviu falar de mirtilo? É uma fruta que ultimamente tem se feito bastante presente no cardápio de pessoas que optaram por uma alimentação mais saudável e casa perfeitamente com o café da manhã ou o lanche da tarde.

São largamente cultivadas na América do Norte e, aqui no Brasil não são tão fáceis de serem encontradas. Você pode achá-las em feiras livres de maior porte ou mesmo em mercados específicos de frutas. Os benefícios que essa fruta consegue oferecer são inúmeros graças a sua potente ação antioxidante. Veja abaixo um pouco mais sobre esse alimento.

Mirtilo Para Que Serve

O que é mirtilo

Você pode até conhecer essa fruta com outro nome: blueberry. Por ser uma fruta estrangeira, o nome dado a ela nos EUA se solidificou também por aqui. Ele começou a ser cultivado em solo brasileiro em 1980 e antes possuía um valor bem salgado. Como, atualmente, a demanda aumentou, ele está mais fácil de ser encontrado e também com um preço mais acessível.

Propriedades do mirtilo

Para quem deseja perder peso, o mirtilo deve fazer parte do cardápio já que é uma fruta que contém poucas calorias. São apenas 60 calorias para cada 100 gramas da fruta. Além de poucos carboidratos, ele também possui muita fibra, o que oferece maior saciedade e diminui a vontade de comer.

PROPAGANDA

A fruta também é fonte de diversas vitaminas como a A, B, C, E e K e também sais minerais tais como o cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Porém, o grande destaque desse alimento são os agentes antioxidantes: flavonoides, antocianina e outros compostos fenólicos. São essas substâncias que dão à fruta a coloração arroxeada ou avermelhada.

Os benefícios da fruta para a saúde

1. Melhora a memória

Para os estudantes de plantão, que precisam gravar diversas fórmulas e conceitos e para quem está entrando na senescência, o mirtilo ajuda e muito o funcionamento dessa parte do cérebro. Ele aumenta a quantidade de oxigênio no órgão e assim, melhoram a saúde dele.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Cincinnati foi realizada durante 12 semanas com um grupo de idosos. Eles conseguiram mostrar uma maior facilidade para recordar uma lista de palavras. O resultado melhorou em relação ao período anterior ao consumo da fruta.

2. Aumenta a mobilidade

Outro excelente benefício para quem está na 3ª idade. Uma outra pesquisa, também realizada nos Estados Unidos, incentivou pessoas que tinham mais de 60 anos a consumirem 2 copos de mirtilo ou então suco de cenoura todos os dias durante 6 semanas.

Após esse lapso de tempo, os cientistas notaram um melhor desempenho na movimentação dos membros inferiores e também na velocidade da caminhada em relação ao grupo que tomou apenas o suco de cenoura.

3. Ajuda os hipertensos

A hipertensão arterial se tornou um sério problema para o nosso sistema de saúde. Essa doença crônica consegue afetar 3 a cada 10 brasileiros.

O mirtilo é um poderoso aliado na redução da pressão arterial. As antocianinas presentes na fruta consegue reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) e também os de triglicerídeos. Também pode agir como agente preventivo, evitando a formação das placas de ateroma.

Como consumir mirtilo

O recomendado é consumir, ao menos, 25 gramas da fruta todos os dias e, se isso não for possível, que seja numa frequência de, pelo menos, 3 vezes por semana.

Há diversas formas de comer esse alimento que não só em sua forma natural ou em salada de frutas. Você pode encontrar a fruta desidratada em lojas de produtos naturais, pode fazer uma vitamina, misturando-o com leite e outras frutas ou também comendo com iogurte.

Há opção de fazer calda de mirtilo e também bolo com mirtilos, mas como são alimentos muito açucarados e calóricos, não é recomendado.

Vai começar a colocar mirtilo nas suas refeições e ter uma saúde melhor? E falando em fruta, veja também os inúmeros benefícios que a graviola pode fazer a você!

PROPAGANDA