Metronidazol Para Que Serve: Candidíase, Giardíase, Amebíase e Mais.

O uso de antibióticos é muito comum para quem tem infecções causadas por vírus e parasitas. E um desses medicamentos muito conhecido é o metronidazol, utilizado principalmente para combater vírus que infeccionam o intestino e infecções vaginais. Se você ainda não conhece esse produto, como deve ser utilizado e as opções oferecidas.

Então continue lendo, pois vamos tirar todas as dúvidas sobre ele. Confira tudo!

O que é?

O medicamento Metronidazol é um antibiótico recomendado por médicos para tratar infecções vaginais e no estômago, no geral essas infecções são causadas por vírus e parasitas.

Ele é um dos mais utilizados, pois sua ação é rápida e ele também é um poderoso anti-infeccioso, ou seja, evita que exista uma proliferação dos vírus e que a infecção se espalhe.

O tratamento com esse medicamento pode durar em torno de 7 a 10 dias, apesar de ser encontrado em versões de comprimido, gel e pomada, seu uso por período prolongado não é recomendado. Por isso respeite o período indicado e se a infecção não for curada, procure o médico novamente.

PROPAGANDA

Para que serve o Metronidazol?

Esse é um dos principais medicamentos utilizados para as infecções no intestino, pênis e vagina. Essas infecções são causadas por vírus e bactérias e tem uma cura de nível médio a fácil, por isso, apenas o uso do Metronidazol, ou outros medicamentos que tenham ele em sua fórmula, já é capaz de acabar com as infecções.

Porém, por ser um antibiótico, ele somente deve ser utilizado com a recomendação médica, e com o acompanhamento, por o uso indiscriminado pode trazer prejuízos para a saúde.

Quando o Metronidazol é indicado?

As principais infecções que podem ser curadas e controladas com o uso do Metronidazol são:

  • Candidíase Vaginal:

É uma doença causada pela proliferação de cândida na parede da vagina e na vulva. Causa irritação, coceira, ardência, inchaço, corrimento branco, dor ao urinar e durante as relações sexuais.

Caso você tenha um desses sintomas, procure um médico para que ele possa dar o diagnóstico preciso e assim recomendar o tratamento. Na maioria dos casos a pomada de Metronidazol é a primeira recomendação.

  • Giardíase:

É uma infecção que acontece no intestino delgado causada por protozoários. Seus principais sintomas são diarreia e cólica intensa, além de dores pelo corpo e náuseas. Os parasitas que causam a infecção são encontrados em água contaminada. Por isso, é preciso evitar tomar água que não seja tratada.

  • Amebíase intestinal

Infecção no intestino causada por amebas que se proliferam no organismo por causa da ingestão de alimentos e frutas crus, que não foram lavados corretamente ou que foram lavados com água contaminada. É muito comum aparecer em regiões tropicais e onde não se tem um bom saneamento básico.

Os sintomas incluem vômito, cólicas e diarreia. O tratamento com o Metronidazol em comprimidos é o mais comum nesses casos.

  • Tricomoníase

É uma doença sexualmente transmissível e que pode afetar homens e mulheres. A transmissão ocorre principalmente por não utilizar preservativos e por se ter vários parceiros sexuais. Os sintomas são odor desagradável na região genital, corrimento, dor durante as relações íntimas e também ao urinar.

  • Vaginite

Essa infecção é causada quando existe um desequilíbrio das bactérias que já existem na vagina. Pode ser muito comum em mulheres depois da menopausa, quando o nível de estrogênio diminui. Os sintomas incluem coceira, corrimento, dor ao urinar e durante o sexo.

  • Outros tipos de infecções bacterianas e fúngicas

Outras infecções causadas por bactérias como eubacterium, cocos anaeróbios, fragillis e fusobacterium sp.

Como usar o Metronidazol

O Metronidazol pode ser comprado em comprimidos, pomada ou gel. E para cada tipo existe uma maneira de usar recomendada. Mas é importante lembrar que o uso não deve se estender por mais de duas semanas, pois pode causar um desequilíbrio das bactérias boas no organismo.

  • Pomada ou gel:

Cada frasco de Metronidazol em pomada ou gel vem com a quantidade exata para 10 dias de tratamento. Além de aplicadores que orientam na medida correta para cada aplicação. Utilize uma medida por dia, no período da noite, mesmo que esteja no período menstrual. Utilize apenas durante a quantidade de dias de tratamento recomendado pelo seu médico.

  • Comprimidos:

Os comprimidos devem ser tomados logo após as refeições, pois, podem causar náuseas e vômito caso sejam consumidos de estômago vazio. Existem três opções de uso:

Dose única de um comprimido de 2 gramas de metronidazol.

Tratamento de 10 dias com dois comprimidos por dia de 250 mg.

Tratamento de 7 dias com 1 comprimido por dia de 400 mg

O tipo de comprimido e a quantidade de dias é recomendado pelo seu médico.

Onde comprar?

O Metronidazol é vendido em farmácias e drogarias, porém, somente pode ser vendido com receita médica. Os preços variam de acordo com o tipo de medicamento, comprimido ou pomada.

Além disso, ele pode ser encontrado com outros nomes comerciais, mas com a mesma fórmula.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns para o uso desse medicamento são vômitos, náuseas, dor de cabeça, tontura, vermelhidão na pele, sonolência, confusão motora, alucinações, alteração do paladar e diarreia.

PROPAGANDA