Menstruação Atrasada | 6 Causas Mais Comuns

Se tem uma coisa que toda mulher presta tanta atenção quanto liquidação em loja de roupas é na regularidade da sua regra, conhecida também como ciclo menstrual. Sempre estamos muito ligadas nas alterações que acontecem nesses períodos e não é raro rolar um desespero e tanto quanto a menstruação atrasada!

Não se desespere com o atraso menstrual

A razão para a preocupação é óbvia: se a mulher não está tentando ficar grávida então tem que lidar agora com um dos principais sintomas de gravidez, que é justamente a menstruação atrasada. Mas calma: não é porque você não menstruou ainda nesse mês que isso significa que tenha um bebê a bordo!

São várias as razões pelas quais a regra pode falhar, sabia? Se não, aqui vamos listar as 7 mais comuns, para você não ficar tão louca quando a sua menstruação atrasar alguns dias! Vem conferir!

Atraso na menstruação conheça as causas mais comuns

menstruação atrasada tomando anticoncepcional

menstruação atrasada tomando anticoncepcional

1 –  Uma das causas mais comuns da menstruação atrasada é estar muito acima ou muito abaixo do seu peso normal

A desnutrição e a obesidade não raramente explicam a menstruação atrasada, fique sabendo! Se você está muito acima do seu peso ou muito abaixo talvez seja por isso que a sua menstruação não está vindo. O que ocorre é que as nossas células de gordura funcionam como verdadeiros depósitos de estrogênio, hormônio que colabora na produção de progesterona, primordial para que haja ovulação e, consequentemente, para que você menstrue. Se essas células estão em um número abaixo ou em um número muito acima do padrão é compreensível que isso não esteja ocorrendo, viu?

2 – Outa causa da menstruação atrasada é estar muito estressada

Já é sabido que o estresse é responsável por diversas reações psicossomáticas do nosso corpo. Às vezes adoecemos por causa de tanto estresse e ele também é uma justificativa bem recorrente para a menstruação atrasada. Por que? Porque o núcleo arqueado, que é a área do cérebro responsável pela produção de hormônios sexuais está muito próxima ao sistema límbico, responsável pelas nossas emoções. Sendo assim, é comum que elas usem os mesmos circuitos para funcionarem. Nesses casos apoio psicológico e uma rotina mais organizada podem ajudar a melhorar o quadro!

3 – Ter problemas na tireoide e suprarrenais pode ocorrer atraso de menstruação

Problemas na tireoide e suprarrenais não raramente significam atraso na menstruação, já que quem sofre com essas condições tem uma desregulação constante nos índices de hormônio que agem nos ovários e na quantidade de hormônios masculinos no corpo! Nesses casos é fundamental fazer exames específicos para diagnóstico e caso confirmado o problema trata-lo num endocrinologista!

4- Fazer uso de anticoncepcional

Anticoncepcionais têm uma grande quantidade de hormônios, que muitas vezes faz com que os ovários em determinado momento entrem em um período de repouso. Isso pode determinar uma pausa no seu ciclo menstrual, que normalmente se regulariza depois de algum tempo!

5 – Ter síndrome do ovário policístico

Mulheres que sofrem com a síndrome do ovário policístico (SOP) costumam conviver com a desregulação dos ciclos menstruais, assim como o ganho de gordura corporal, a acne e a queda de cabelo, que também são sintomas comuns nessa doença. A boa notícia é que essa condição tão incômoda é plenamente tratável!

6 – Ter problemas uterinos

Se a mulher sofre de endometriose, se precisou fazer um processo de curetagem mais intenso, se precisou fazer a retirada do endométrio ou se preciso fazer a retirada do útero é natural que não ela lide com a menstruação atrasada, e na verdade em alguns desses casos é óbvio que não haja menstruação!