Melatonina Para Que Serve, Quem Pode Tomar?

A melatonina consiste em um hormônio natural, ou seja, que é produzido pelo nosso próprio cérebro com o intuito de ajudar a pessoa, principalmente durante a noite, a dormir.

Então, a melatonina é produzida em meio à glândula pineal do nosso cérebro, e com o passar do tempo, é comum que a essa produção comece a ser desacelerada, o que faz então com que muitos indivíduos comecem a perder a vontade de dormir.

Associando com a idade, fica fácil perceber o motivo pelos quais grande parte dos distúrbios do sono estão atrelados aos indivíduos mais velhos, na terceira idade, e adultos de uma forma geral.

E foi exatamente considerando esse fator que, de uns tempos para cá, começou a ser possível ingerir a melatonina por meio de suplemento ou, então, de remédios, tanto para a facilitação do sono, como para o próprio uso maior da energia do corpo do indivíduo.

melatonina para que serve

melatonina para que serve

PROPAGANDA

Quantidade Recomendada de Melatonina

Por se tratar de uma substância que trata também de problemas e distúrbios do sono, principalmente a insônia, a melatonina deve ser sempre receitada por um profissional da área, ou melhor, um especialista no tratamento de tais distúrbios ou um médico neurologista.

Geralmente, a quantidade recomendada, diariamente, é de no máximo 3 mg, que devem ser tomadas cerca de uma hora antes do horário em que o indivíduo quer dormir. Porém, cada caso é um caso, e 3 mg, às vezes, já podem ser o suficiente para que o indivíduo mal consiga levantar no ouro dia. Por outro lado, casos mais extremos de insônia e demais problemáticas do sono podem aumentar essas taxas em cinco, 10 ou até mesmo 20mg.

Quem Pode Tomar? E Quem Não Pode  Melatonina?

De uma forma geral, como já destacado, a melatonina se trata de um hormônio de caráter natural, que é produzido pelo nosso organismo com frequência. Nesse caso, ele não faz mal a ninguém, já que todos já estamos acostumados com ele. Porém, o que pode fazer mal é a ingestão em doses exageradas da substância, o que torna necessária uma visita ao médico antes de começar a tomar.

Porém, alguns indivíduos realmente não podem tomar a melatonina. Entre eles, devemos em primeiro plano dar destaque às mulheres que estão grávidas ou, então, amamentando. Além disso, indivíduos que sofrem de linfoma, leucemia, alergias em estado grave ou demais doenças autoimunes também não devem tomar melatonina, já que o hormônio nesse caso pode até mesmo piorar tais indivíduos por conta do contato com o sistema imunológico.

Quando Tomar  Melatonina?

O melhor horário para tomar o remédio ou suplemento é antes de dormir, porém, não em cima da hora, mas entre 30 minutos e uma hora antes do horário desejado para o soninho.

Além de ajudar a pessoa em questão a dormir e acabar com os distúrbios de sono, a melatonina também auxilia no controle na própria produção de hormônios femininos, fortalece o sistema imunológico e tem um efeito de caráter antioxidante, ideal para as células.

PROPAGANDA