Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1508525215
Vida do cache: 1508568415
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Bem Estar

Meditação: Benefícios, Dicas e Vídeo Como Fazer.

Meditação: Benefícios, Dicas e Vídeo Como Fazer.
5 (100%) 4 votes

Acalmar a mente e desacelerar são coisas que precisamos fazer. Tudo acontece muito rápido, são milhares de informações por dia que temos que processar: nos manter atualizados o tempo todo, um novo filme que chegou aos cinemas, problemas com a política e a economia do país, entre outros temas. Para dar conta de tudo isso, a meditação tem sido a escolhida de muitos.

O que é meditação?

A palavra vem do idioma latino e tem como significado, voltar-se para dentro. É um hábito que já dura gerações, vem da cultura oriental e nasceu da fusão de diversas religiões antigas. É uma prática na qual as ondas cerebrais ficam mais lentas e a atividade desse órgão diminui.

meditação wikipedia

A respiração e os batimentos cardíamos também desaceleram e passam a entrar em sintonia com o nosso corpo. Desta forma, a meditação é algo que acalma os nossos pensamentos, mas que também reflete na parte física, deixando o corpo mais relaxado.

Meditação: Benefícios

1. Melhora a memória

Alguns estudos já confirmaram que os praticantes de meditação conseguem guardar uma informação por mais tempo. Isso deve ao fato desse hábito atuar como um organizador silencioso: ele joga fora o que não precisamos mais e deixa espaço livre para guardarmos outras informações importantes.

Isso é perfeito para os estudantes, por exemplo, se precisam ter muitas informações em mente para fazer uma prova. Para quem trabalha também é interessante já que assim consegue absorver mais informações e aumentar a produtividade no dia a dia do trabalho.

2. Potencializa o cérebro

Sabia que a meditação pode modificar o formato do seu cérebro? Ela consegue aumentar o tamanho de uma determinada região da massa cefálica e assim, mais informações são transmitidas e processadas. Quanto mais você medida, mais circuitos neurais são criados e a sua mente passa a interpretar tudo de forma mais eficiente.

3. Diminui os riscos de doenças cardíacas

A hipertensão arterial é um dos maiores problemas enfrentados pela saúde pública. Estima-se que existam mais de 30 milhões de brasileiros com essa doença crônica causada por diversos fatores, entre eles o estresse, má alimentação e falta de atividade física.

Uma pesquisa realizada em 2012 acompanhou por 5 anos um determinado grupo que praticava meditação. Ao final da pesquisa, ficou constatado que as chances de desenvolver a hipertensão arterial caiu em 48%.

4. A meditação reduz o estresse

Por conseguir acalmar a mente, a meditação acaba mexendo com outras partes do nosso cérebro como, por exemplo, a responsável por liberar certas substâncias quando estamos estressados.

Uma dessas substâncias é o cortisol, que consegue fazer um estrago enorme no nosso organismo quando é estimulado pelo estresse. Esse hormônio, em taxas elevadas frequentemente, reduz o diâmetro dos vasos e aumenta as chances de um ataque cardíaco.

5. Aumenta a concentração

A mediação é excelente para pessoas que possuem uma doença chamada TDA (Transtorno de Deficit de Atenção) que podem ser com ou sem a hiperatividade.

Essa prática consegue aquietar a mente e liberar espaço para que você possa se concentrar em outras coisas. Perder o foco é algo cada vez mais comum nas nossas vidas com a chegada dos smartphones. Ficamos 24 horas conectados e a distração prejudica a nossa mente, que demora para retornar ao trabalho que estávamos fazendo antes.

A meditação é, sem dúvidas, uma prática que consegue trazer muitos benefícios e alguns ainda estão sendo descobertos. Não é algo que é fácil de ser feito, afinal de contas, não basta sentar num lugar silencioso e fechar os olhos.

Não estamos acostumados a nos concentrar, mas meditar é algo que exige disciplina e esforço. Pense nela como uma maratona, ninguém começa a correr por quilômetros sem parar e sim aos poucos, com poucos minutos por dia, até alcançar o ponto máximo. Com a meditação, você deve fazer o mesmo, vá aos poucos e não tenha pressa.

Meditação Para Iniciantes: Dicas Como Fazer Passo a Passo.

Música Para Meditar,Relaxar e Acalmar a Mente.

Leia Também:

Você já praticou meditação? Conte pra gente como foi a sua experiência e dê dicas para que outras pessoas também possam praticar!

Gostou Comente no Facebook