Maxixe: Benefícios → Diabetes, Osteoporose, Anemia, Pele e os Cabelos.

Bons motivos para incluir o maxixe na dieta

O maxixe é um fruto bastante comum no prato dos brasileiros, tão comum que ninguém imagina a infinidade de benefícios que ele pode oferecer para a sua saúde. Ele tem origem africana e é mais consumido nas regiões Norte e Nordeste do país.

Diversas são as propriedades benéficas do maxixe e a sua composição explica todas as suas vantagens. Ele é rico em diversos sais minerais, vitaminas do complexo B e também betacaroteno.

Vejamos agora bons motivos para comer maxixe com mais frequência e incorporá-lo ao seu dia a dia!

maxixe e diabetes

Melhora o sistema imune

O zinco é um mineral essencial para aqueles que desejam fortalecer o sistema imunológico e reduzir o desenvolvimento de doenças. Esse mineral é encontrado em abundância no maxixe e ajuda no funcionamento das células de defesa do corpo. Essas células, também chamadas de série branca, combatem os agentes invasores como verdadeiros soldados.

PROPAGANDA

Além disso, o zinco também pode ser classificado como um agente antioxidante, ou seja, ele ajuda a eliminar os radicais livres presentes no organismo. Esses radicais são famosos por desencadearem diversas doenças graves como o câncer.

Previne a osteoporose

A osteoporose é classificada como uma doença metabólica que acomete todos os ossos do corpo provocando fraquezas, dificuldade de locomoção e fraturas. Mulheres, após a menopausa, apresentam maiores chances de desenvolver a doença.

Uma das formas de evitar a osteoporose é ingerindo a quantidade de cálcio adequada de acordo com as suas necessidades. Quanto mais cálcio presente no organismo, maior é a densidade óssea e mais forte o nosso esqueleto fica. O maxixe possui uma quantidade significativa de cálcio, fazendo dele um excelente alimento para a nossa saúde.

O maxixe ajuda no tratamento da anemia

Sinais e sintomas de fraqueza, cansaço, mal-estar, palidez, pressão baixa ou tontura podem significar que você está com anemia. Essa doença é caracterizada por uma quantidade reduzida de hemácias ou de hemoglobina na corrente sanguínea. Sem isso, o transporte de oxigênio para os tecidos fica prejudicado.

Muitas pessoas conhecem os benefícios do maxixe tanto na prevenção quanto no auxílio do tratamento para o problema. O fruto possui uma boa taxa de ferro, mineral aumenta a produção de hemoglobina.

Evita a hipofosfatemia

O nome pode ser complicado, mas a hipofosfatemia nada mais é do que uma deficiência de fosfato no organismo. Segundo a OMS, um adulto deve ingerir uma média de 700 mg por dia de fosfato, mineral encontrado no maxixe.

A deficiência desse mineral pode causar taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), resistência à insulina (aumentando as chances do indivíduo desenvolver diabetes), perda de memória, dor nos ossos e também diversos problemas no metabolismo.

Faz bem para a pele e os cabelos

O maxixe é também fonte de vitamina C, uma poderosa substância antioxidante que, além de evitar doenças, também retarda o envelhecimento celular deixando a pele mais jovem.

Outro motivo pelo qual o maxixe pode deixar a pele mais bonita é que a vitamina C é fundamental para a síntese de colágeno. Essa proteína é essencial para deixar a pele mais firme e reduzir as linhas de expressão que se forma com o passar do tempo.

Auxilia a controlar o diabetes

Muitas pessoas já conhecem esse benefício do maxixe e tomam o seu suco todos os dias pela manhã. Basta bater o vegetal com água e guardar na geladeira. Estudos comprovam que tomar a bebida todos os dias evita altas taxas glicêmicas na corrente sanguínea.

Além disso, ele também oferece maior saciedade e assim, você come menos e ainda perde uns quilos extras.

Leia Também:

BENEFÍCIOS DO ESPINAFRE: é bom pra que?

Para que Serve Alho Poró, benefícios, como fazer e muito mais!

Chá de Orégano Para Tosse, Refluxo e Mais Benefícios.

Além do maxixe, outros frutos como o abricó, oferece diversos benefícios a nossa saúde. Saiba mais sobre esse alimentos!

PROPAGANDA