Os Benefícios do Mastruz Para a Nossa Saúde

Bastante conhecida aqui no nosso país, o mastruz, também conhecido como erva de Santa Maria, é uma planta medicinal cujas folhas possuem um tom de verde bem escuro com flores claras. Ele costuma ser o inimigo de alguns por possuir um cheiro e um sabor muito forte, sendo até mesmo desagradável.

Mas apesar disso, os benefícios do mastruz são inúmeros para a sua saúde e ajuda na prevenção e tratamento de uma série de doenças. Vejamos mais sobre o assunto!

mastruz serve para inflamação no utero

Propriedades do mastruz

Não é por acaso que essa erva é tão utilizada pelas pessoas. O mastruz é rico nos mais diversos nutrientes como vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B. Também possui vários sais minerais imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo como o ferro, potássio, fósforo, zinco e cálcio.

Por causa dessas substâncias, o consumo do mastruz oferece uma série de vantagens para o nosso bem-estar.

Os benefícios do mastruz

1. Melhora doenças respiratórias

Doenças como asma, bronquite, congestão nasal e outras do tipo conseguem ser combatidas ou, ao menos, amenizadas, com uso do mastruz. Até mesmo quem tem problemas respiratórios por conta do uso do cigarro pode ser beneficiado por essa planta.

Isso acontece porque o mastruz consegue reduzir o acúmulo de muco dentro dos pulmões. Dessa forma, as trocas gasosas acontecem de forma mais eficazes e o indivíduo passa a respirar melhor.

2. Aumenta as defesas do organismo

Por ser uma excelente fonte de vitamina C, a planta consegue melhorar as nossas defesas contra os ataques de organismos invasores.

Essa vitamina, também conhecida como ácido ascórbico consegue aumentar a produção de glóbulos brancos – os nossos soldados – e assim, o nosso corpo fica mais resistente aos micro-organismos que provocam doenças dos mais variados tipos.

3. Melhora o aspecto da pele

O responsável por essa característica da planta também é a vitamina C. Muitos conhecem uma proteína chamada de colágeno não é mesmo? Ela é quem dá a firmeza para a nossa pele que, com o passar do tempo, vamos perdendo. Para fazer com que o nosso corpo produza mais, é interessante ingerir substâncias que contenham esse nutriente.

4. A planta mastruz protege o intestino

Essa planta é bastante indicado para combater parasitas que podem viver no intestino humano como a ascaridíase e a ancilostomose. Essa ação antiparasitária foi descoberta em meados de 1920 a 1930. O uso de 1,5 ml do óleo extraído da planta, está sendo visto com algo eficiente para combater os parasitas.

Porém, como encontra-se uma certa dificuldade para extrair do óleo do mastruz, a OMS (Organização Mundial de Saúde) já definiu uma porção de 20 gramas já é o suficiente para expulsar os agentes invasores sem desenvolver efeitos adversos.

5. Cicatriza feridas

Como foi dito acima, as folhas do mastruz contém óleos essenciais e estes são grandes ajudantes do corpo. Os óleos normalmente têm esse efeito já que todas as nossas células possuem uma camada bilipídica, ou seja, quanto mais gordura estiver disponível, mais células se formarão e mais rápida será a cicatrização.

Como utilizar o mastruz

É possível utilizar, basicamente, de 2 formas: no chá ou no leite. Não há nenhum mistério para preparar o chá de mastruz bastando realizar a infusão com ½ litro de água quente e uma xícara com as folhas.

Já o mastruz com leite, também bastante conhecido, o ideal é bater um liquidificador 2 copos de folhas picadas com 2 litros de leite (pode fazer uma quantidade menor, bastando seguir a proporção). Beba entre 2 ou 3 copos por 3 dias para conseguir os benefícios dessa planta.

Os benefícios do mastruz são vários, mas há também outras plantas que oferecem benefícios parecidos como, por exemplo, o chá de alho que é excelente para resolver problemas como gripes e demais infecções!