Dicas de Beleza Wilder Patric

Máscara de argila: para que serve, benefícios, como usar.

Quais são as pessoas que não querem ter uma pele mais bonita e resolverem problemas como suavizar as rugas e manchas, não é mesmo?! Não são poucas, afinal de contas em se tratando de cuidados estéticos, é da autoestima que estamos falando. Assim sendo, no artigo de hoje vou falar acerca de um “cosmético natural”: a máscara de argila: para que serve, benefícios, como usar e outros dados relacionados. Atente-se à leitura e descubra agora como você pode se beneficiar com esse elemento da natureza!

Máscara de argila para que serve

Talvez você esteja se perguntando: qual o benefício da argila para a pele? Pois muitos se questionam no que diz respeito a passar barro no rosto, se realmente funciona e traz os resultados esperados.

mascara de argila para que serve

As pesquisas que fiz usando a internet procurando saber para que serve máscara de argila trazem esse produto como fonte de diversos minerais e outros elementos naturais, os quais, em contato com a derme facial, fazem bem à pele.

Importante: na minha opinião, porém, eu gosto de conscientizar as pessoas quando escrevo sobre dicas de saúde relacionadas a tratamentos sejam estes quais forem. No caso, por exemplo, de máscaras de argila, benefício parece ter de sobra, mas outros fatores estão relacionados a uma pele saudável: alimentação, uso de filtro solar, genética, etc. Sempre tem aquela pessoa que usa um produto e não vê muita diferença, aí vai dizer que não funciona, sendo que não tomou nenhum dos outros cuidados necessários para ter os benefícios que deseja ter.

Benefícios da máscara de argila

Esse tipo de barro, que é extraído de lagos e rios, conta com uma série de nutrientes cutâneos, assim digamos. Por essa razão, quanto à máscara de argila, propriedades medicinais são diversas e dependendo da cor da argila, existem princípios ativos diferentes.

Importante: não sou dermatologista nem formado na área da saúde, apenas escrevo com base nas informações que encontro na web. Trabalho há anos no ambiente virtual e o que mais vemos são informações dadas com o objetivo de vender seja a ideia ou o produto, muitas vezes desprovidas de veracidade. De fato, a máscara de argila é boa para pele, do contrário, não seria tão comentada, agora se tem todos os efeitos que citarei abaixo, isso só um especialista mesmo após analisar a composição e benefícios de cada elemento da argila poderia informar.

Máscara de argila amarela

Este tipo de barro amarelo argiloso, ao ser aplicado diretamente no rosto, vai ter as ações que listarei abaixo:

  • desintoxicar
  • adstringir
  • desinfiltrar
  • fazer o sangue circular melhor

A pergunta é: desintoxicar do que? Provavelmente deve ser do uso de produtos que fazem mal, talvez óleo e outras impurezas tanto interna quanto externas que intoxicam a pele (fumaça, poeira, etc). Já em relação a desinfiltrar, não faço a mínima ideia do que seja. O que você encontra na máscara de argila amarela: alumínio, elementos oleaginosos, silício.

Máscara de argila branca, cinza e verde

Eu sempre achei que a cor da argila só varia devido a algum pigmento, mas parece que é por causa da composição e, portanto, os benefícios da argila também variam conforme a coloração. PORÉM (isso mesmo, em letra capitalizada), tanto a amarela, branca, cinza e verde são iguais em no que se refere aos benefícios da máscara de argila.

Máscara de argila marrom e vermelha

Mesma coisa, mesmíssima coisa, aliás. Conforme o que pesquisei, a única diferença está em um elemento chamado titânio na marrom, enquanto você encontra ferro na avermelhada, mas será mesmo que é verdade? Como saber, não é. Só perguntando a um especialista porque no que depender de internet, você vai achar de tudo e muita contradição.

Máscara de argila: qual a melhor?

Eu desconfio de que todas sejam iguais, afinal tudo é barro. Se vai mudar alguma coisa, não vai ser a eficácia, mas sim a cor devido a um pigmento diferente. Provavelmente você deve encontrar diversas ofertas de argila à venda no Mercado Livre e outras lojas de produtos naturais fazendo aquela propaganda, mas se pararmos pra pensar, quem garante que a cor é natural? O revendedor pode muito bem colorir artificialmente uma argila mais clara ou escura e você não vai ficar nem sabendo.

Máscara de argila: como aplicar

Bom, você pode adquirir a argila e fazer a aplicação em sua casa mesmo a não ser que você tenha uma grana extra para ir a um spa, onde será realizada a aplicação por um valor que você nem precisava gastar sendo que poderia você mesmo(a) passar a argila no rosto. Mas nesse caso fica a critério de cada um.

mascara de argila como aplicar

Leia Também:

 Argila branca: um grande aliado na beleza da mulher

 Benefícios da argila preta, Onde comprar, Como usar e Contraindicações.

 Argila Branca[acne, cicatrização, diminuir rugas e oleosidade do rosto]

Depois de lavar bem o rosto, basta você pegar um pouco da argila com as mãos mesmo e vai passando no rosto como você faz quando passa protetor solar, sabe? Provavelmente você não vai a um massagista ou uma clínica todos os dias para que alguém lá passe filtro solar em você, certo?! Então, é assim que se realiza a aplicação da máscara de argila.

| Website

Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.