Benefícios da manga para a saúde e bem estar.

As frutas sempre trazem muitos benefícios à nossa saúde e por isso consumi-las é essencial, mas muitas pessoas ainda não sabem ao certo quais são os benefícios de cada fruta e por isso muitas vezes não as consomem por que não gostam do seu sabor, sem ter noção do quão bom para a saúde elas podem ser. E é por isso que hoje neste artigo eu irei falar um pouco sobre a manga, uma deliciosa fruta que poderá trazer vários benefícios à sua saúde.

Você já comeu a manga? Sabe quais são os benefícios que essa fruta pode trazer a você? Continue lendo e confira tudo sobre ela a seguir!

Manga: benefícios

A manga pode ser consumida em várias formas como em vitaminas, saladas, sucos, geleias, molhos ou junto com outros alimentos. Esta fruta é rica em vitamina A, enzimas, fibras e antioxidantes, além do mais a manga é uma fruta pouco calórica e muito deliciosa.

Manga benefícios

Os benefícios da manga são:

Ajuda a combater a prisão de ventre

Se você está com intestino preso comer manga pode te ajudar, pois esta fruta possui um excelente efeito laxante e ajuda a melhorar a digestão, assim combate à prisão de ventre de maneira muito eficaz.

PROPAGANDA

Controla a pressão

Mais um dos excelentes benefícios da manga é que esta fruta ajuda a controlar a pressão arterial, pois ela possui fibras solúveis e excelentes antioxidantes que atuam diretamente para melhorar o funcionamento das suas artérias.

Faz bem para a visão

Esta fruta é rica em vitamina A, por isso ao consumir apenas uma xícara de manga picada você já terá consumido cerca de 25% da quantidade de vitamina A diária que o seu corpo precisa e como esta vitamina é essencial para termos uma boa visão, ao consumir manga você irá melhorar a sua visão e combater a cegueira noturna.

Ajuda a controlar o colesterol

Por possuir altos níveis de vitamina C e fibras, o consumo desta fruta irá diminuir a absorção do colesterol que é consumido através dos alimentos, além do mais, também irá auxiliar para baixar os níveis do colesterol no sangue.

benefícios da manga

Melhora o sistema imunológico

A vitamina A e a vitamina C que são encontradas na manga pode ajudar para melhorar o funcionamento do sistema imunológico, pois irão atuar diretamente na área de defesa contra a gripe, resfriados e infecções.

Melhora a saúde da pele

Também podemos destacar a excelente ação da manga para melhorar a saúde da pele, pois ela irá proteger nossa pele do sol por ter excelente ação fotoprotetora.

Previne o câncer

Outro benefício da manga que não podemos deixar de destacar é a sua função de proteger contra o câncer, pois esta fruta contém polifenóis que são capazes de inibir o crescimento de células cancerígenas que causam o câncer de mama e o câncer de cólon, contudo ainda precisa ser realizados mais estudos para comprovar estes resultados.

Tipos de manga

Tipos de manga

Embora a manga possa parecer uma fruta única, existem vários tipos de manga e cada uma delas é mais típica em uma região. Veja abaixo quais são os principais tipos de manga:

Manga rosa

Esta manga é popular principalmente no centro-oeste e no nordeste. Ela possui uma cor um pouco rosada e avermelhada em sua casca e seu fruto é grande e redondo. É deliciosa e pode ser usada para o preparo de sucos ou in natura.

Manga Ourinho

A manga ourinho possui um fruto bem pequeno. A cor da sua casca é muito amarelada e o fruto é redondo e pequeno podendo ser consumido até mesmo após cair da árvore, pois o seu fruto é muito resistente.

Manga espada

Outro tipo de manga que é muito consumida no Brasil é a manga espada que possui a casca esverdeada e é comprida. Esta é uma das mangas que possui o preço mais baixo por isso é tão consumida.

Mangá tommy atkins

Esta manga é muito cultivada no Brasil. Possui a casca com tons rosa, vermelho e amarelo e é deliciosa. É muito consumida no país, além de ser exportada para o resto do mundo.

Pode comer na gravidez?

A manga é uma fruta muito nutritiva, rica em vitaminas e minerais que podem até mesmo ajudar positivamente no desenvolvimento do feto por isso a mulher que está grávida pode sim comer manga, porém é importante ressaltar que este consumo não deve ser exagerado.

A mulher que não possui alergia a manga poderá consumi-la durante a gravidez, contudo é recomendável consumir principalmente como fruta biológica, assim não terá recursos químicos que podem ser prejudiciais à gravidez.

Leia Também:

 Folha de Manga: Benefícios e Como Fazer o Chá.

 Sapoti: Benefícios, Receitas e Como Comer.

 Fruta Atemoia: Para Que Serve, Origem e Como Comer.

 Receitas

Com as mangas você poderá preparar deliciosas receitas que vão desde saladas e sucos até mesmo a deliciosas sobremesas. A seguir eu separei uma deliciosa receita de mousse de manga. Confira!

Você vai precisar de

  • Uma lata de leite condensado
  • Uma lata de leite
  • Uma lata de creme de leite
  • Duas mangas maduras

Modo de fazer

Descasque e pique as mangas em pequenos pedaços. Em seguida você deverá bater tudo no liquidificador até obter uma mistura homogênea de consistência firme. Leve à geladeira por cerca de duas horas e o seu mousse estará pronto para ser consumido.

PROPAGANDA