Mandioca: Benefícios, Nutrientes, Origem e Mais.

A mandioca é um alimento muito conhecido na nossa culinária, pois é ingrediente de muitas receitas e também muito saborosa para ser consumida até mesmo sozinha. Mas além dessas vantagens para a alimentação, ela também possui benefícios específicos que ajudam a melhorar a saúde. Uma vez que ela é rica em proteínas, vitaminas e outros nutrientes.

Se você quer saber mais sobre a mandioca e as vantagens de deixar ela mais presente na sua alimentação, continue lendo esse artigo que vamos contar tudo isso, e ainda ensinar algumas receitas para você fazer na sua casa. Confira tudo!

Origem

A Mandioca é uma raiz que possui muitos nutrientes e por causa disso desde os tempos mais antigos é utilizada por muitos povos como alimento. Uma vez que ela possui uma boa fonte de carboidratos, que fornecem a energia que precisamos no dia a dia, e ainda possui proteínas e vitaminas. Também conhecida como Macaxeira ou Aipim, dependendo da região onde ela se encontra, essa raiz é extremamente versátil, podendo ser utilizada nas mais diferentes receitas.

mandioca origem

Desde o continente Africano ao Americano ela é cultivada e muito utilizada para alimentar os povos, da mesma forma que batata, inhame e cará ajudam a nutrir muitas pessoas no mundo todo, ela consegue fornecer nutrientes importantes e também saciar a fome, além é claro de ser muito saborosa e agradar a maioria das pessoas.

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Para que serve

Os principais nutrientes da mandioca estão exatamente em sua raiz, que é onde tem maior contato com a terra e por isso consegue absorver mais as propriedades. Mas a mandioca como um todo é muito nutritiva, além de versátil, pois pode ser utilizada para fazer sopas, cozida, frita, como acompanhamento, para a fabricação de farinhas, e em alguns locais suas folhas são utilizadas na fabricação de shampoos e outros produtos de higiene pessoal.

Ela é rica em potássio, fibras, vitamina C, Folato e outros nutrientes que tem como função melhorar a nossa saúde, pele, e cabelos e outros funções do do corpo. Por isso, o consumo desse alimento é muito benéfico. Desde que com moderação, uma vez que ela também é rica em carboidratos.

Benefícios da Mandioca

Benefícios da Mandioca

Por causa de todos as vitaminas, proteínas e nutrientes presentes nesse alimento ele tem muitos benefícios para o organismo, desde ajudar a melhorar funções, fornecer energia até a melhorar a pele, uma vez que ela também possui antioxidantes poderosos.

Veja abaixo uma lista com alguns dos benefícios que a mandioca traz e porque você deve adotar ela na sua alimentação.

  • Mais vitalidade

Por ser rica em ferro, magnésio e de vitamina C, ela é capaz de ajudar a fortalecer os ossos, artérias e melhora a saúde do coração, além de ajudar a controlar a pressão sanguínea.

Em apenas uma porção de mandioca é possível adquirir cerca de 2 mg de Ferro, assim, ela se torna uma das principais fontes desse nutriente que é extremamente importante para a nossa saúde.

  • Antioxidante

A mandioca tem forte ação antioxidante, por causa dos polifenóis, que são responsáveis por evitar e acabar com os radicais livres, que podem causar doenças sérias como câncer e diabetes.

A presença da vitamina C em grande quantidade também ajuda a melhorar a imunidade do corpo, sendo capaz de evitar doenças causadas por vírus ou bactérias. Assim ficamos mais fortes e saudáveis. Sem contar que a vitamina C tem ação antioxidante que ajuda a renovar as células e também melhora a nossa pele, evitando inclusive o envelhecimento precoce.

  • Boa para diabéticos

Esse alimento possui uma fonte de bons carboidratos principalmente para quem tem diabetes, pois ela ajuda a controlar a presença de açúcar no sangue e a pressão.

Outros benefícios

Além dos citados acima, a mandioca possui outros benefícios para a saúde, como evitar problemas de coração, proteger a pele contra a ação dos raios UV e por ser uma fonte de muita energia.

Como usar a Mandioca

Como usar a Mandioca

A Mandioca possui várias formas de uso, você pode cozinhar, fazer sopas e caldos, consumir ela frita, fazer farinha de mandioca e até mesmo fazer um nutritivo suco de mandioca, que possui todos os nutrientes importantes. Ela ainda é muito utilizada em dietas sem glúten.

Veja a receita do suco de mandioca que você pode obter muita energia ao consumi-lo.

Ingredientes

Como fazer

Depois de cozinhar a mandioca, coloque ela já fria no liquidificador e acrescente a água de coco, a água e o açúcar mascavo. Bata tudo até ter um líquido homogêneo, leve para a geladeira e depois sirva.

Contraindicação da mandioca

Mesmo com todos os benefícios que ela possui é precisa ficar atento na hora de consumir a mandioca, pois ela não deve ser consumida cru em hipótese nenhuma, uma vez que in natura ela possui cianeto, que uma substância venenosa.

Então procure sempre consumir ela em uma das outras maneiras para se ter os melhores resultados com ela.

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