Macadâmia Benefícios, Origem e Como Consumir.

Existem alguns alimentos que são ricos em benefícios para a nossa saúde, mas que muitas vezes não inserimos no nosso dia a dia apenas por não conhecer melhor. E um exemplo é a Macadâmia, uma oleaginosa, da mesma família das castanhas, e que é rica em nutrientes, como vitaminas e proteínas e ainda por cima é muito saborosa. Mas como ainda não é muito comum esse alimento na nossa dieta diária, muitas pessoas nem sequer conhecem esse alimento.

Para conhecer a origem, propriedades benéficas e tudo o mais sobre essa noz, continue lendo esse artigo.

Macadâmia: Origem

Esse alimento tem origem nas florestas da Austrália, mas atualmente já pode ser encontradas em várias regiões do mundo. Ela é um fruto que possui uma casca exterior de cor verde, mas que por dentro apresenta uma noz de cor marrom claro.

Macadamia Origem

Existem apenas dois tipos de Macadâmia que podem ser consumidos, a que produz um fruto de com casca lisa e suave e a de casca áspera, os demais não são propícios para o consumo, pois poder ser venenosos, uma vez que podem ter alta concentração de cianogênicos.

PROPAGANDA

Até pouco tempo atrás o Havaí era o maior produtor e exportador desse alimento para o mundo, mas foi ultrapassado pela Austrália, que hoje tem a maior concentração. Porém, outros países como o próprio Brasil, já conseguem cultivar em seu solo essa noz.

Propriedades nutricionais

A Macadâmia é rica em vitaminas do complexo B, e em apenas 100 gramas é possível consumir todo o valor diário recomendado para uma pessoa adulta. Ela também possui outras vitaminas, em menor quantidade, como as vitaminas C e E.

Ela também possui alto índice de sais minerais, como o magnésio, cálcio, zinco, manganês, cobre, ferro, fósforo, potássio e selênio. Sendo que em alguns ela possui quantidade maior do que o que precisamos consumir diariamente.

Além das vitaminas e minerais, a Macadâmia também possui antioxidantes como as flavonas, aminoácidos e polifenóis. O que faz dela um excelente alimento para a pele e combater os radicais livres.

Benefícios da Macadâmia

macadamia beneficios

Rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, já era de se esperar que a Macadâmia fosse repleta de benefícios para a saúde e bom funcionamento do nosso corpo. Ela pode fornecer as doses diárias necessárias de vários nutrientes, além de ter baixo ser fonte de bons carboidratos, podendo ser útil até mesmo para as pessoas que estão em busca de perder peso, já que ela também possui fibras que ajudam na saciedade.

Boa para os músculos

Por ter boas quantidades de proteínas, que são necessárias para o desenvolvimento e manutenção dos músculos. Ela possui tiamina, uma das vitaminas essenciais para a recuperação muscular, além disso, ela pode fornecer altos índices de energia, que são necessárias para atividades físicas e do dia a dia.

Pode prevenir doenças inflamatórias

A aterosclerose é uma doenças causada pelo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos que promovem essa inflamação. Devido os ácidos graxos presentes na Macadâmia ela pode ajudar a evitar que esses processos inflamatórios aconteçam, melhorando a circulação sanguínea e também contribuindo para diminuir os níveis do mau colesterol.

Assim é possível prevenir doenças do coração e o aumento da pressão sanguínea, que são doenças perigosas e que se não forem controladas podem ser fatal.

Previne a Anemia

O Ferro está presente em alta quantidade na Macadâmia e por isso, ela pode ajudar a prevenir a anemia. Uma vez que esse mineral é responsável por ajudar na distribuição da hemoglobina por todo o corpo.

Ajuda no sistema nervoso

Por ser rica em vitaminas do complexo B, esse fruto ajuda também a melhorar as funções do sistema nervoso. Ela contribui para a síntese dos neurotransmissores e assim melhora a sinalização celular.

Macadâmia é boa para o sistema digestivo

Com alto concentração de fibras, a macadâmia ajuda a melhorar o sistema digestivo, principalmente o intestino, que vai funcionar melhor e será capaz de eliminar as toxinas que ficam no organismo e o impedem de funcionar como deveria.

Para se ter os melhores resultados, sempre tome muita água quando estiver consumindo esse alimento, pois as fibras se dissolvem na água.

Ótima para os cabelos

O óleo de Macadâmia é ótimo para deixar a pele e os cabelos mais bonitos, pois possui diversas proteínas, em destaque para vitamina C.

Como consumir a Macadâmia?

macadamia como consumir

O consumo desse fruto pode ser natural, ou você pode torrar elas e salgar para servir como aperitivos. Além disso, pode ser utilizada em diversas receitas, incluindo bolos, sorvetes, chocolate, tortas, pão integral e muitos outros.

Além do consumo na alimentação, a Macadâmia também pode ser utilizada para fazer óleos, que podem ser utilizados na cozinha como uma alternativa mais saudável. Ou ainda podem ser feitos óleos cosméticos que são ótimos para a pele, cabelos, unhas, etc.

Ficou com alguma dúvida sobre os benefícios desse tipo de noz? Nos deixe um comentário com a sua questão!

PROPAGANDA