Nutrientes e Benefícios das Leguminosas.

Você sabe o que são leguminosas? Se ainda não ou tem dúvidas, com esta matéria você vai ficar sabendo de tudo a respeito desse importante alimento. Fique por dentro do que se trata e dos principais benefícios das leguminosas ao nosso organismo. Tenho certeza de que você vai gostar!

Leguminosas: saiba o que é

De modo resumido, uma leguminosa é qualquer grão que tenha sua produção dentro de uma vagem e, assim sendo, as principais leguminosas são: amendoins, fava, ervilhas, soja, grão de bico, lentilhas e o feijão.

tudo sobre leguminosas

Todos esses grãos são recomendados em qualquer cardápio independente da idade já que possuem muitas propriedades benéficas ao corpo humano. Se você der uma olhada nas pirâmides alimentares utilizadas por nutricionistas, verá que as leguminosas estão entre os grupos que devem ser consumidos diariamente.

Nutrientes das Leguminosas

Estes são alimentos que possuem em sua estrutura uma boa quantidade de cálcio, ferro, zinco, magnésio, fósforo, potássio, além de vitamina B, fibra e proteína. Isso quer dizer que, através da ingestão de leguminosa, seu corpo conseguirá realizar todas as funções que precisa com mais facilidade, se desenvolver bem, e prevenir diversas doenças.

Importante: alguns nutrientes dependem de outros para serem melhor aproveitados em nosso organismo. É o caso do ferro encontrado nas leguminosas, por exemplo. Por isso, é importante comer algum fruto cítrico após a ingestão de grãos, pois a vitamina C vai ajudar o corpo a absorver o ferro.

Leguminosas: Benefícios

Cada um dos grãos pertencentes à classe das leguminosas conta com diversos nutrientes e benefícios. Todos possuem:

Fibras – são encontradas em abundância levando em consideração o tamanho de cada grãozinho e vão ajudar o corpo a realizar melhor as atividades intestinais, a digestão e ainda ajudam a emagrecer, pois saciam o apetite. Conheça → 10 alimentos ricos em fibras.

E agora vou separar por cada leguminosa:

Feijão – conta com proteína, vitamina B, fibra, magnésio, cálcio e ferro. É uma das leguminosas mais indicadas para evitar anemia e dar força física.

Soja – algumas pessoas preferem não consumir essa leguminosa, pois dizem que o fígado tem dificuldade de processar o alimento. Aos que consomem, a informação é a de que oferece zinco, magnésio, fósforo, cálcio, vitamina K, fibra e proteína ao corpo.

Grão de bico – possui vitamina B, potássio, minerais, fibras e proteína. Entre os benefícios estão o auxílio na construção muscular e alívio de tensões.

As demais leguminosas (lentilha, amendoim, ervilha) também têm os mesmos nutrientes encontrados nas já citadas.

Fique por dentro!

Como você deve ter concluído, seu corpo só agradece quando você consome leguminosas. Entretanto, é preciso se atentar não só ao fato do consumo, mas no que você está comendo junto com a leguminosa.

Lentilhas, por exemplo, são saborosas, mas muita gente gosta de adicionar alimentos hiper calóricos (bacon, linguiça, paio) e isso torna o que seria um prato leve em uma refeição pesada.

A fava é outra maravilha culinária apreciada por muitos e tida com uma das leguminosas mais saborosas. Todavia, há quem prefira refogá-la com gordura de porco, o que aumenta significativamente a quantidade de calorias. O ideal é não exagerar no tempero ou utilizar o sal marinho quando for temperar, além de dar preferência ao azeite extra virgem – que deve ser utilizado depois de cozinhar a fava.

Amendoins também são pertencentes à família de leguminosas, mas é bastante gorduroso considerando-se o tamanho. Por isso, você deve ingerir com moderação, não passando de 10 unidades ao dia.

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E aí, gostou de saber tudo sobre as leguminosas? Então se você ainda não comia, comece hoje mesmo a ingerir esses grãos que só vão te ajudar. Além de matar a fome, sua saúde ficará mais forte e sua qualidade de vida melhorará, com toda certeza!