L Carnitina | Para Que Serve e Benefícios

Você sabia que a L Carnitina é um nutriente que ajuda a melhorar o condicionamento físico, queimar calorias e dar mais energia para os treinos? Segundo nutricionista, o consumo de suplementos de L-Carnitina também diminui os níveis de triglicérides e baixa as taxas do colesterol ruim. Saiba mais sobre este nutriente e descubra como consumi-lo na dose certa.

L Carnitina: O Que é e Quais os Seus Benefícios

A L Carnitina é uma substancia natural, produzida pelo nosso organismo, mas em níveis menores do que o necessário para quem pratica exercícios físicos com frequência e precisa ter mais energia e um condicionamento melhor.

O nutriente provém do consumo de proteínas, em maior parte de origem animal (carnes vermelha, branca e leite), por isso está presente em menor quantidade no organismo de vegetarianos, que precisam complementar a L-Carnitina através do consumo de capsulas ou suplementos alimentares.

O organismo produz a L Carnitina através de um processo metabólico que envolve substâncias como a Lisina, Vitaminas C, B3 e B6, além da Metionina. Certas doenças e problemas de saúde diminuem os níveis de L-Cainitina no organismo, tais como: cirrose, hipotireoidismo, problemas cardiovasculares e obesidade.

Outros Benefícios da L Carnitina Para o Nosso Organismo, são:

  • Aumento da fertilidade;
  • Ganho de massa muscular;
  • Combate a fadiga e dá mais energia para o dia a dia;
  • Ação antioxidante;
  • Previne a exaustão e a sensação de fraqueza;
  • Ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue;
  • Aumenta os níveis de osteocalcina, produzindo ossos mais fortes

Funções da L-Carnitina no Organismo

A L Carnitina age como um veículo que leva a gordura até a mitocôndria, no interior das células, onde se produz a beta-oxidação, impedindo o surgimento de gordura muscular, problemas neurológicos e hepatite.

A queima de gorduras que a L Carnitina ajuda a produzir, gera a energia necessária para o bom funcionamento do coração e dos músculos. Além disso, o processo de queima impede que as moléculas de gordura retornem para o sangue causando aumento das taxas de triglicérides e outros danos ao organismo.

Ainda sobre os efeitos da L Carnitina,  pode-se destacar que o seu consumo eleva os níveis do HDL (o bom colesterol), livra as artérias da formação de placas e diminui os riscos de desenvolver hipertensão. 

Indicações da L Carnitina

Dentre as indicações para o consumo da L Carnitina, estão:

  • Emagrecimento e queima de gorduras;
  • Facilitar a recuperação do organismo após a pratica de exercícios;
  • Melhorar a performance nos treinos;
  • Aumentar a endurance;
  • Eliminar radicais livres;
  • Melhorar o sistema imunológico;
  • Diminuir o gasto de glicogênio muscular

Leia também → Antes de tomar L-Carnitina, Saiba tudo Sobre Suplementos Alimentares

L Carnitina ajuda a Queimar Gorduras e Emagrecer

l carnitina efeitos colaterais

l carnitina efeitos colaterais

Por ajudar na queima de moléculas de gordura dentro das células, a L-Carnitina é eficaz em gerar energia para o organismo manter o ritmo durante os treinos. Além disso, é capaz de promover a perda de peso rápida, saudável e duradoura.

A L Carnitina também melhora a função do fígado e faz com que a queima de gordura seja mais eficaz quando aliada a uma dieta programada para emagrecer e com a prática de exercícios físicos regulares. Além de toda essa energia, seu consumo também garante melhora do sistema imunológico, segundo testes de medicina esportiva realizados em atletas de alto desempenho.

Qual a Dose Recomendada de L Carnitina

Pra manter o peso e aumentar a queima de calorias diárias, é recomendado o consumo de 500 mg de L Carnitina pela manhã, em jejum, diariamente. O uso do suplemento não deve ultrapassar 3 gramas por dia.

Não há contraindicações para o uso da L-Carnitina, porém seu consumo deve ser feito com cautela por pessoas com baixo IMC, ou seja, com pouca gordura corporal.

Leia também  Melhores Suplementos Para Ganhar Massa Muscular

Outra dica importante é não tomar L-Carnitina durante a noite, pois como a substancia produz mais energia para o corpo através da queima de gorduras, seu efeito natural poderá prejudicar o sono.