Jerimum: benefícios, como cozinhar, receitas e muito mais!

Todos os alimentos naturais que estão à nossa disposição oferecem uma série de vantagens ao nosso organismo. O Jerimum é um vegetal rico em nutrientes que só beneficiam à saúde e, por isso, nesta matéria você ficará por dentro de tudo relacionado ao jerimum: benefícios, como fazer purê, farofa e outras receitas. Você vai adorar!

O que é jerimum

Se você não sabe o significado de jerimum, talvez você deva conhecê-lo por outro nome já que em todas as feiras e supermercados ele é encontrado como “abóbora”. Essa variação ocorre de acordo com a região, similar ao caso de “mandioca”, por exemplo, no sudeste, que é chamada de “aipim” em algumas localidades brasileiras.

o que é jerimum

Bom, agora que já está claro a definição de Jerimum, vamos dar uma olhada nas propriedades e benefícios que a fruta contém. Isso mesmo, lembre-se de que tudo o que tem semente é considerado um fruto.

Propriedades do jerimum, benefícios e mais

A abóbora, além de ser saborosa, é uma excelente fonte de nutrição e, portanto, só tem vantagens a oferecer aos que a consomem.

No Jerimum você encontra:

Lembrando também que, em cada semente e, inclusive no óleo de Jerimum, há gorduras boas e zinco. Vejamos então os benefícios do jerimum:

jerimum benefícios

  • ajuda na prevenção do câncer, pois conta com propriedades antioxidantes
  • diminui as chances da pessoa envelhecer antes do tempo (reduz o envelhecimento precoce)
  • auxilia contra doenças do coração e acidentes vasculares
  • é amigo da visão, mantendo os olhos saudáveis
  • previne contra a anemia e outros problemas relacionados quando há carência de ferro

Mas tem um benefício do Jerimum que muita gente vai gostar de saber. Vou falar especificamente sobre isso no tópico a seguir.

Jerimum emagrece?

Sim, a abóbora ajuda a emagrecer. E isso se deve ao fato do vegetal ter em sua composição muitas fibras. Toda vez que ingerimos alimentos fibrosos, ainda que em pequena quantidade, a impressão é a de que já ficamos satisfeitos. Isso ocorre porque as fibras incham quando chegam no estômago. Então, se você almeja ao emagrecimento, coma Jerimum para emagrecer que vai dar certo já que você ficará saciado(a) e, por ter menos fome, diminuirá, naturalmente, o consumo de alimentos e, consequentemente, de calorias.

Outro fator relacionado às fibras e à perda de peso é que elas ajudam a regular as atividades intestinais. Você só vai precisar beber bastante água e pronto, seu intestino vai ficar em dia e, caso haja inchaço, vai diminuir. Viu só, a abóbora serve para perder barriga também!

Como cozinhar jerimum

Antes de mais nada, lave bem, parta-o no meio e retire as sementes (mas não jogue elas fora). Logo após, corte a abóbora em pedaços 4 a 8 pedaços (dependendo do tamanho da fruta). Agora você tem que tirar a casca com cuidado e usando uma boa faca já que a casca é dura. Feito isso, corte em pedaços menores e reserve.

como cozinhar jerimum

Cozinhando a abóbora: coloque os pedaços em uma panela com água e deixe no fogo alto até que ferva. Espere meia hora e verifique se já está cozido, espetando um garfo. Se sim, basta apagar o fogo, retire da água e está pronto. Na panela de pressão costuma ser mais rápido, cerca de 10 minutos depois que tiver pego pressão.

Receitas com jerimum

É claro que eu não poderia finalizar esse artigo sem deixar algumas receitas com abóbora. Então aqui vai a primeira:

Purê de jerimum com leite

Você vai precisar de:

  • abóbora – 500g
  • azeite – 1 colher
  • cebola – 1 unidade picadinha
  • margarina – 1 colherinha
  • cheiro verde – à vontade
  • leite – 1 xíc.
  • caldo de carne – 2 tabletinhos
  • Pimenta – a seu gosto

O purê de abóbora será feito assim: depois de cozinhar apenas em água e sal, você vai amassar bem e misturar com azeite. Agora pegue a cebola picada, doure-a em uma panela e junte a cebolinha, o caldo de carne e o leite. Acrescente o jerimum. Misture bastante e pronto, só colocar a pimentinha.

Confira outras receitas:

Como fazer farofa de jerimum

Bolo de jerimum